imperio bizantino

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: folbert (120 month(s) ago)

ótimooo

By: Deidao (124 month(s) ago)

muito bom

Presentation Transcript

Slide 1: 

Império Bizantino: Império romano do oriente Capital Constantinopla (395-1453) Profº. Waldenilson

Fatores da Civilização Bizantina: : 

Fatores da Civilização Bizantina: Constantinopla - Localizada entre o mar Negro e o Mediterrâneo(Estreito de Bósforo) Ponto de passagens entre os continentes(oriente e ocidente)-correntes de comércio. Durante a queda de Roma estava em franco desenvolvimento(Entreposto comercial) A estrutura trabalhista se baseia no colonato

Expansão bizantina: : 

Expansão bizantina: Governo de Justiniano(527-565) Apogeu econômico, político e cultural Conquistas territoriais(Itália, Mediterrâneo, Norte da África, península Ibérica) O código de Justiniano(Baseado no Direito Romano) Enfrenta revoltas sociais(A revolta de Nika) Construção de obras públicas(Igreja de Santa Sofia)

Slide 6: 

SOCIEDADE E ECONOMIA   O comércio era fonte de renda do império. Sua posição estratégica entre Ásia e Europa serviu de impulso para esse desenvolvimento comercial.   O estado fiscalizava as atividades econômicas por supervisionar a qualidade e a quantidade das mercadorias. Entre estes estavam: perfumes, seda, porcelana e peças de vidro. Além das empresas dos setores de pesca, metalurgia, armamento e tecelagem.

A questão religiosa: : 

A questão religiosa: O concílio de Nicéia(325)-nascimento da ICAR.A questão das heresias.(Arianismo e iconoclastia) As capitais da ICAR(Roma, Constantinopla, Jerusalém, Alexandria)-Leão I se coloca como o PAPA(455), recebendo a oposição do império Bizantino. O Cisma do Oriente(1054)Igreja ortodoxa. Essa supremacia sobre o imperador sobre a igreja causou conflitos entre o imperador e o Papa. Em 1054, ocorreu o cisma do oriente, dividindo a igreja Católica em duas partes:   Igreja Ortodoxa- com sede em Bizâncio, e com o comando do imperador bizantino. Igreja Católica Apostólica Romana- com sede em Roma e sob a autoridade do Papa

Slide 9: 

RELIGIÃO   A religião bizantina foi uma mistura de diversas culturas, como gregos, romanos e povos do oriente.  Mas as questões mais debatidas eram:   Monofisismo: estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano.   Iconoclastia: para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador  Leão II, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular.

Slide 10: 

DECADÊNCIA DO IMPÉRIO   Depois da morte de Justiniano(565), houve muito ataques que enfraqueceram a administração do Império. Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas. Sendo que Veneza a subjugou e fez dela um ponto comercial sob exploração italiana.   Essa queda não foi imediato,levou algum tempo, o império perdurou até o séc. XV, quando a cidade caiu diante dos  turcos- otomanos, em 1453.  data que é usada para marcar o fim da idade média e o início da idade moderna.   As conseqüências da tomada de Constantinopla foram:   >o surgimento do grande império Turco-Otomano, que também foi uma ameaça para o Ocidente. >a influência da cultura clássica antiga, preservada em Constantinopla, e levada para a Itália pela migração dos sábios Bizantinos. >com a interrupção do comércio entre Europa e Ásia , ocorre a aceleração da busca de um novo caminho para o Oriente.

Islamismo:Arábia Pré-Islâmica. : 

Islamismo:Arábia Pré-Islâmica. Religião surgida na região da península Arábica. A Arábia foi povoada por povos Semitas(XX)a.c.- organizados em tribos beduínos e urbanas. A região permaneceu independente e as cidades eram controladas pelos Sheiks- Meca era a maior cidade e um centro religioso e comercial – templo da Caaba.

Islamismo: Maomé(Mohamed) : 

Islamismo: Maomé(Mohamed) Nascido em Meca - Tribo dos Corixitas(570) Trabalhava como comerciante. Recebeu a profecia em 610 e passou a combater a peregrinarão à Caaba.Foi muito perseguido. A Hégira(622)- calendário muçulmano. Conquista Meca(630), e se transforma em um estadista.Morre em 632 deixando o poder para os Califas.Estes iniciam a expansão.

Os princípios do Islã: : 

Os princípios do Islã: ALÁ é o único deus e Maomé o seu único profeta. Praticar a caridade (Dar esmolas). Respeitar o Ramadã. Rezar cinco vezes ao dia em direção à Meca. Ir à Meca pelo menos uma vez na vida (se a saúde e as condições financeiras permitirem).

A Expansão Islâmica: : 

A Expansão Islâmica: Expansão religiosa, política, territorial, econômica e cultural. “Aquele que levantar uma espada em nome de Alá terá um lugar garantido no paraíso”(Maomé)-Djihad. Expansão para o oriente – Antigo Império Persa, Síria, Palestina e Ásia menor.(séculos VII-VIII)

Expansão para o ocidente: : 

Expansão para o ocidente: Conquista o Egito, Norte da África até o Marrocos.(VII) Gibral tarik – Invasão à península Ibérica.(711) A batalha de Poitieres (732) – Os mulçumanos são derrotados pelos Francos.

A divisão do Mundo Islâmico: : 

A divisão do Mundo Islâmico: As dinastias medievais:Omíada(VII);Abássida(VIII) – Divisão política em califados(córdoba, Bagdá e Cairo) A divisão religiosa ocorreu logo após a morte de Maomé e favoreceu o aparecimento de Seitas.

Xiitas X Sunitas : 

Xiitas X Sunitas Xiitas – Acreditam apenas no alcorão e defendem que uma liderança política deve ser um descendente direto da linhagem de Alí (irmão adotivo do profeta - Aiatola) Sunitas – Acreditam alem do Alcorão na Suna(livro escrito pelos seguidores de Maomé)defendem que o governante pode ser um califa aceito pelos islâmicos locais.

As “facetas” do poder: : 

As “facetas” do poder:

authorStream Live Help