floresta autóctone

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

23 de Novembro O dia da floresta autóctone Lódão-Bastardo

Que importância tem a floresta autóctone? : 

Que importância tem a floresta autóctone? As florestas autóctones portuguesas são áreas de árvores de origem portuguesa. As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições de solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, em comparação com as espécies introduzidas, enquanto estas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às mesmas condições. Sabias que o eucalipto é uma espécie introduzida? É verdade, o eucalipto é originário da Austrália.

Slide 3: 

3 As florestas autóctones ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos. As florestas autóctones são componentes importantes no pastoreio de ovinos, na actividade apícola e no suporte aos cogumelos silvestres. As florestas autóctones são importantes locais de refúgio e reprodução para grande número de espécies animais autóctones (algumas delas em vias de extinção, como a Águia-Real, Águia de Bonelli, a Cegonha-negra,o Lobo Ibérico, o Lince ou ainda o esquilo e o coelho).

Slide 4: 

4 O dia da floresta autóctone foi estabelecido para divulgar a importância da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Porquê o Dia da Floresta Autóctone?

Algumas espécies de animais que vivem na floresta autóctone portuguesa... : 

Algumas espécies de animais que vivem na floresta autóctone portuguesa... Águia-Real Grifo Águia de bonelli Cegonha-Negra

6 Lobo Ibérico Javali Corço Lince Ibérico

Algumas árvores autóctones portuguesas... : 

Algumas árvores autóctones portuguesas... Azevinho Castanheiro

8 Carvalho-negral Pinheiro-manso Azinheira Sobreiro

Aveleira 9 Pinheiro-manso Amieiro

O que se passa com a Floresta Autóctone Portuguesa? : 

10 O que se passa com a Floresta Autóctone Portuguesa? A floresta portuguesa é característica de um clima mediterrânico e, em tempos idos, era constituída em larga escala por espécies como o carvalho-alvarinho, o castanheiro, a azinheira, o sobreiro, o medronheiro, e a oliveira. Da zona vegetal primitiva portuguesa resta apenas a mata do Solitário, na Arrábida.

Slide 11: 

11 · Incêndios; · Pragas;· Doenças;· Invasão põe espécies não autóctones;· Cortes prematuros e desordenados; As principais ameaças às florestas autóctones são:

Slide 12: 

Podes pesquisar mais sobre as árvores autóctones portuguesas em: http://arvoresdeportugal.free.fr/index.htm 12 Devemos plantar estas espécies nos jardins e espaços verdes e para reflorestar as zonas queimadas pelos fogos para ficarem verdes e bonitas. Pesquisa efectuada por Sandra Alves no âmbito no Plano de Actividades do CNAPA

authorStream Live Help