1º Workshop de Requisitos - 11/11/11

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Plataforma Mauá

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 2 PROPÓSITO DO WORKSHOP Contextualizar as partes envolvidas; Apresentar as principais atividades a serem desenvolvidas no projeto; Levantar os primeiros requisitos para definição dos elementos estruturantes à arquitetura da Plataforma Mauá; Definir próximas atividades e cronograma de encontros.

Plataforma Mauá:

Plataforma Mauá Gênese e Motivação Problemas Objetivos Visão Geral Resultados Esperados Cronograma

Gênese:

Gênese Portal Inovação - Foi concebido em 2004 como um ambiente de cooperação tecnológica para apoiar a instrumentalização da Lei de Inovação no País. A Plaforma Lattes do CNPq foi a base referência para mapear competências e torná-las disponíveis ao setor empresarial brasileiro. A inclusão dos Agentes de Inovação permitiu maior capilaridade ao Portal junto às organizações públicas de promoção da inovação.

Problema 1:

Problema 1 Há um desequilíbrio entre as fontes nacionais de competências em CT&I (1,5 milhão de currículos, ICTIs e GPs ) e a ausência de uma plataforma equivalente para o setor empresarial. Como criar uma “Plataforma Lattes empresarial” para o Brasil?

Problema 2:

Problema 2 As organizações públicas ligadas ao sistema nacional de inovação devem conhecer e adotar o Portal Inovação como instrumento de gestão . Como tornar o Portal Inovação um instrumento de gestão para as organizações públicas do sistema nacional de CT&I (CNPq, FINEP, APEX, BNDES, CAPES, etc.)?

Problema 3:

Problema 3 Para que possa ser estratégico ao sistema nacional de inovação, o Portal Inovação deve ter possibilidade de inserção internacional . Como ampliar o Portal Inovação para permitir participação de atores internacionais?

Objetivos:

Objetivos Desenvolver projeto da uma Arquitetura de Governo Eletrônico ( Plataforma Mauá – GaaP – Government as a Platform on Open Government ) que ofereça ao sistema nacional de CT&I um espaço dinâmico, contínuo e sistêmico de informações estratégicas sobre o seu universo empresarial. Conectar esta arquitetura ao Portal Inovação, nos âmbitos de sua instrumentalização e inserção internacional.

Visão Geral do Projeto Piloto Mauá:

Portal Inovação Visão Geral do Projeto Piloto Mauá Cooperação tecnológica Plataforma Lattes PRIME I PRIME II Base de competências Apoio à operação de Agentes de Inovação Internacionalização Capilarização Plataforma Mauá Especificação Educa PI: projeto que visa capacitar organizações públicas ligadas ao SNI (CNPq, FINEP, BNDES, APEX, CAPES, etc ) Especificação Mauá: projeto de definição da arquitetura conceitual e tecnológica da plataforma Mauá. CoP Empreendedorismo BR-USA. Espaço de cooperação internacional coordenador pela ABDI Sistemas PRIME: projeto que conclui o desenvolvimento dos sistemas PRIME, com os sistemas de indicadores e buscas. Extensão para apoiar Programa FINEP Experiência com PI Internacional Capacitação para adoção institucional do PI Base nacional de portfólio empresarial

Subprojeto PRIME:

Subprojeto PRIME

Histórico:

Histórico

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Plataforma Mauá” foi o nome sugerido pelo Grupo Stela para o Programa Brasil Empreendedor em janeiro de 2001. Objetivo original: apoiar os fundos setoriais com sistema avançados, para coleta, análise e disponibilizações online de informações. Problemas: havia um desequilíbrio entre o mapeamento de informações de competências e de demandas nos setores estratégicos ao sistema nacional de inovação

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Plataforma Mauá” foi o nome sugerido pelo Grupo Stela para o Programa Brasil Empreendedor em janeiro de 2001. Proposta: Sistematizar as informações sobre documentos, sobre empresas (Mauá), demandas, recursos e projetos em andamento, de forma online aos atores do sistema de inovação Objetivos: Criar uma plataforma de informações de suporte à decisão.

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Plataforma Mauá” foi o nome sugerido pelo Grupo Stela para o Programa Brasil Empreendedor em janeiro de 2001.

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Plataforma Mauá” previa uma arquitetura de informações.

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Portal Mauá” era previsto como a interface para o Programa Brasil Empreendedor

Histórico - 2001 :

Histórico - 2001 “Portal Mauá” era previsto como a interface para o Programa Brasil Empreendedor

Histórico - 2004:

Histórico - 2004 Em 2004 ANPROTEC e FINEP solicitaram ao Instituto Stela o desenho de uma plataforma de informações para as empresas, de forma a atender as demandas de ambas em avaliação de empresas e bases tecnológicas. Previa-se, à época sua ligação com a “Plataforma Dumont” (primeiro nome do Portal Inovação)

Workshop de requisitos para a Arquitetura maúa:

Workshop de requisitos para a Arquitetura maúa 19

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 20 PARTICIPANTES E STAKEHOLDERS Participante Organização Objetivo Márcio Miranda CGEE (...) CGEE (...) ABDI (...) FINEP (...) Guilherme O. Schmidt Instituto Stela (...) Heron J. Trierveiler Instituto Stela (...) José Francisco Salm Jr. Instituto Stela (...) Rudger Nowasky Instituto Stela (...)

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 21 OBJETIVO DO PROJETO Definição de elementos estruturantes à arquitetura tecnológica de referência para a futura Plataforma Mauá. Aderência à base nacional de informações e apoio aos processos de financiamento empresarial por meio da criação e oferta de informações de maior qualidade e confiabilidade; Desenvolvimento e disponibilização de serviços de informação e de conhecimento para gestão estratégica de informações empresariais; Redução do hiato entre a base de competências empresariais e o currículo Lattes (no âmbito do PI) e, em consequência , melhoria no grau de cooperação tecnológica efetivada no Portal. Portanto, deverão ser evidenciados elementos que permitam futuramente à Plataforma Mauá:

PowerPoint Presentation:

z PLATAFORMA MAUÁ 22 ETAPAS E PRODUTOS OBJETO DESTE CONTRATO Definir escopo inicial e contexto Envolver as partes interessadas Definir os requisitos Definir a arquitetura Criar a estrutura do sistema 10/11 11/11 - 01/12 02/12 - 04/12 05/12 - 09/12

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 23 ETAPAS E PRODUTOS OBJETO DESTE CONTRATO Definir escopo inicial e contexto Envolver as partes interessadas Definir os requisitos Definir a arquitetura Criar a estrutura do sistema Envolver as partes interessadas Desenvolvimento dos Ambientes da Plat . Mauá Contrato da Arquitetura 10 Meses Ambientes da Arquitetura + 10 Meses

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 24 ESTUDO PRELIMINAR INFORMAÇÕES SOLICITADAS PARA SUBVENÇÃO Exemplo: FINEP

Pensando no ciclo de vida de uma empresa proponente:

Pensando no ciclo de vida de uma empresa proponente 25

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 26 ESTUDO PRELIMINAR

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 27 ESTUDO PRELIMINAR INFORMAÇÕES SOLICITADAS PARA SUBVENÇÃO Exemplo: FINEP

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 28 ARQUITETURA MAUÁ

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 29 FINEP BNDES AGÊNCIA “n” “Loja de Aplicativos ” PORTFÓLIOS EMPRESARIAIS “ Ambiente de Aplicativos ” – CUSTOMIZAÇÃO DO USO DA INFORMAÇÃO PLATAFORMA MAUÁ 3. Geração do relatório customizado 1. Captura dos dados 2. Processamento pelo app

PowerPoint Presentation:

PLATAFORMA MAUÁ 30 “PRÓXIMOS PASSOS”