japão

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

historia do japão

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI 3º ANO D

Slide 2: 

JAPÃO: ECONOMIA

Slide 3: 

JAPÃO: ASPECTOS ECONÔMICOS MOEDA: IENE PIB: MAIS DE U$$ 3,8 TRILHÕES CRESCIMENTO DO PIB: 1,5% AO ANO RENDA PER CAPITA: U$$ 32.350 FORÇA DE TRABALHO: CERCA DE 70 MILHÕES EXPORTAÇÕES: U$$ 387,9 BILHÕES EM 1998 IMPORTAÇÃO: U$$ 280,5 BILHÕES EM 1998 PRINCIPAIS PARCEIROS COMERCIAIS: EUA, CHINA, CORÉIA DO SUL, AUSTRÁLIA, TAIWAN.

Slide 4: 

A CRISE DA POTÊNCIA NOS ANOS 90 MOTIVOS PARA A CRISE: DESEQUILÍBRIO DO SETOR PÚBLICO: CONTRAIU MUITAS DÍVIDAS DEVIDO A CADA VEZ MAIS CONCORRÊNCIA NO MERCADO INTERNACIONAL E PELA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA; CRESCIMENTO ECONÔMICO: A RECESSÃO DA DÉCADA DE 90 NÃO TEM PARALERO NA HISTÓRIA MODERNA DO JAPÃO, NOS ÚLTIMOS 5 ANOS DA DÉCADA DE 90, O JAPÃO PERDEU 6% DE SEU PIB, O QUE REPRESENTA O PIB INTEIRO DO MÉXICO; ÍNDECE DE DESEMPREGO: DEVIDO A PARADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO O DESEMPREGO ATINGIU 3,5% DA FORÇA DE TRABALHO JAPONÊS;

Slide 5: 

TENTATIVAS DE SUPERAÇÃO DA CRISE O GOVERNO PASSOU A IMPLEMENTAR UM SÉRIE DE MEDIDAS A PARTIR DE 1997 PARA REESTRUTURAR O SISTEMA FINANCEIRO COMO POR EXEMPLO: O GOVERNO PRETENDE FAZER UNIÕES ECONÔMICAS INTERNAS COM ASSOCIAÇÕES E BANCOS ESTRANGEIROS, O QUE REALMENTE IMPORTA PARA O GOVERNO É QUE O JAPÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX REAFIRME MAIS UMAVEZ SUA POSIÇÃO DE LÍDER ECONÔMICO MUNDIAL.

Slide 6: 

JAPÃO: AGRICULTURA

Slide 7: 

POLÍTICA AGRÍCOLA A REFORMA AGRÁRIA FEITA APÓS A SEGUNDA GUERRA, FORMOU UM MERCADO CONSUMIDOR INTERNO, POSSIBILITANDO O AVANÇO AGRÍCOLA; NO JAPÃO TODAS AS TERRAS APROVEITÁVEIS SÃO CULTIVADAS, SE NÃO FOR PLANTADO COM ARROZ OU TRIGO, COM CERTEZA SERÁ DE FRUTAS E HORTALIÇAS APESAR DISSO APENAS 7% DOS TRABALHADORES TÊM SUAS ATIVIDADES NO CAMPO. A MAIORIA É PROPRIETÁRIA DE TERRAS; MESMO TENTANDO DESENVOLVER O MÁXIMO SEU SETOR AGRÍCOLA, DEVIDO AO SEU REDUZIDO TERRITÓRIO, O JAPÃO CONTINUA SENDO GRANDE IMPORTADOR DE ALIMENTOS;

Slide 8: 

PARA MANTER O ESTÍMULO A PRODUTIVIDADE, O GOVERNO JAPONÊS COMPRA TODA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, REVENDENDO-A DEPOIS A POPULAÇÃO. ESTÍMULO A PRODUZIR EM MUITOS OS CASOS O GOVERNO VENDE A PREÇOS MENORES DO QUE O COMPRADO, ESSA DIFERENÇA OCORRE PARA QUE TANTO O PRUDUTOR COMO O CONSUMIDOR POSSAM ADQUIRIR OS PRODUTOS A PREÇOS BONS E ASSIM INCENTIVAR A PRODUÇÃO. CERCA DE 80% DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA É ASSIM SUBSIDIADA PELO GOVERNO, APENAS UMA PARCELA MÍNIMA DA PRODUÇÃO É COMERCIALIZADA SEM A INTERVERÊNCIA DO GOVERNO.

Slide 9: 

ATUALMENTE O JAPÃO É UM GRANDE PRODUTOR DE LEGUMES E FRUTAS QUE SÃO CULTIVADOS PRINCIPALMENTE NA ILHA HONSHU, SEU CULTIVO ACONTECE; PORÉM EM TODO O PAÍS . ENTRE OS CULTIVADOS DESTACAM-SE O PÊSSEGO, A UVA, O CHÁ E A PÊRA.

Slide 10: 

A PECUÁRIA TAMBÉM ENFRENTA PROBLEMAS DE ESPAÇO, TODAVIA SUA ÁREA DE PASTAGENS TEM AUMENTADO DEVIDO AO AUMENTO DO CONSUMO DE LEITE,CARNE E DERIVADOS.O REBANHO É MODESTO SE COMPARADO A POPULAÇÃO O GADO BOVINO DE CORTE E LEITEIRO NÃO PASSA DE 10 MILHÕES DE CABEÇAS. ASPECTO DE UM FIGORÍFICO JAPONÊS

Slide 11: 

JAPÃO: EDUCAÇÃO

Slide 12: 

A QUALIDADE DO ENSINO JAPONÊS, QUE É EXEMPLO A MUITOS PAÍSES DO MUNDO TEM INÍCIO NO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA. O JAPÃO FOI OCUPADO PELOS NORTE-AMERICANOS QUE INICIARAM UMA SÉRIE DE REFORMAS NO ÂMBITO SOCIAL E ECONÔMICO. NAS ESCOLAS AS CARTILAS DOS ALUNOS ENSINAVAM OS BENEFÍCIOS DE UM PAÍS PACÍFICO, SOB INFLUÊNCIA DOS EUA, PARA QUE A FUTURA GERAÇÃO DE JOVENS JAPONESES, ESQUECESSEM O PASSADO MILITARISTA DO JAPÃO. HOJE HÁ GRANDES PRESSÕES FAMILIARES SOBRE OS JOVENS ESTUDANTES, EXIGINDO QUE SE DESTAQUEM NA ESCOLA OU NO TRABALHO, QUE SEJAM OS MELHORES. AS PRESSÕES SÃO TANTAS QUE SÃO COMUNS OS CASOS DE JOVENS COM DISTÚRBIOS MENTAIS. AS VEZES AS COBRANÇAS POR PARTEM DOS PAIS SÃO TÃO INCISIVAS, QUE É COMUM NO JAPÃO O JOVEM PREVERIR O SUÍCIDIO DO QUE TER QUE ENFRENTAR OS PAIS DIANTE DE SEU FRACASSO ESCOLAR

Slide 13: 

AS COBRANÇAS ESCOLARES E NO TRABALHO FAZ CRESCER NO JAPÃO O NÚMERO DE PESSOAS QUE NECESSITAM DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO. AS ASPIRAÇÕES DAS FAMILIAS POR UM BOM DESEMPENHO ESCOLAR CRESCEU À MEDIDA QUE O GOVERNO VALORIZOU E INVESTIOU NA EDUCAÇÃO. ASPECTO DE UMA ESCOLA INFANTIL JAPONESA, REPARE NO UNIFORME ESCOLAR.

Slide 14: 

NAS ESCOLAS AS CRIANÇAS APRENDEM A UTILIZAR A TECNOLOGIA AINDA QUANDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES INICIAIS. O USO INTENSIVO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO É COMUM, TANTO COM O EDUCADOR COMO COM O EDUCADO.

Slide 15: 

ALUNA DE UMA ESCOLA DE TÓQUIO, USA O VIDEOGAME NINTENDO DS PARA FAZER CONTAS.

Slide 16: 

JAPÃO: POPULAÇÃO

Slide 17: 

O JAPÃO ENFRENTA ATUALMENTE O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO, O NÚMERO DE IDOSOS POR EXEMPLO, REPRESENTA O DOBRO DO NÚMERO DE CRIANÇAS. O GOVERNO ESTIMA QUE ATÉ 2025, O PAÍS TERÁ DE GASTAR 73% DE SUA RECEITA EM BENEFÍCIOS E CUIDADOS COM PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS. ASSIM, A ECONOMIA QUE JÁ FOI DE CRESCIMENTO ACERELADO DO GLOBO PODE TORNAR-SE UMA SOCIEDADE INDUSTRIAL DE ENVELHECIMENTO MAIS RÁPIDO DO MUNDO. COMO JÁ FOI DITO O NÚMERO CONSTANTES DE SUÍCIDIOS ENTRE JOVENS AJUDA A DIMINUIR CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO QUE NÃO ULTRAPASSA HOJE A MARCA DE 0,2% AO ANO. O NÚMERO DE FECUNDIDADE É DE 1,43 FILHO POR MULHER.

Slide 18: 

O GRANDE INVESTIMENTO DO GOVERNO NA SAÚDE, MOSTRA EFEITOS DURADOUROS ATUALMENTE, A EXPECTATIVA DE VIDA É DE 84 ANOS, A MORTALIDADE INFANTIL É SOMENTE DE 4 POR MIL NASCIDOS. AO LADO ENFERMEIRA ENSINA IDOSO A FAZER EXAME DE SANGUE POR UM RÔBO EM UM HOSPITAL PÚBLICO.

Slide 19: 

A TAXA DE NATALIDADE JAPONESA É BAIXA, POIS TAMBÉM NA MAIORIA DAS VEZES AS MULHERES SE DEDICAM MAIS A UMA CARREIRA PROFISSIONAL DO QUE AO CASAMENTO E CONSEQUENTEMENTE A UMA VIDA DE OBRIGAÇÕES MATERNAS. EM VIRTUDE DO ALTO PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO E AO EFEITO ALTAMENTE CONSUMISTA JAPONÊS MÉDICO ANALISA EXAME FEITO COM TECNOLOGIA DE PONTA

Slide 20: 

JAPÃO: POLÍTICA

Slide 21: 

JAPÃO de Tigre Asiático a potência mundial

Slide 23: 

O IMPÉRIO QUE DESAFIOU O OCIDENTE JAPÃO

Slide 25: 

CONTEXTO HISTÓRICO JAPONÊS AMBIÇÕES MILITARES: EM SETEMBRO DE 1931, O IMPÉRIO JAPONÊS INICIA A INVASÃO DO REINO DA MANCHÚRIA, TERRITÓRIO APOIADO POR CHINESES. EM 1935 VITORIOSO NESSA INVESTIDA MILITAR, OS JAPONESES LANÇAM-SE EM GUERRA CONTRA A PRÓPRIA CHINA. A LIGA DAS NAÇÕES CONDENOU FORMALMENTE O EXPANSIONISMO JAPONÊS. O JAPÃO TENDO PRETENÇÕES DE DOMINAR TODO O CONTINENTE ASIÁTICO, EMPREENDEU SEGUIDAS CONQUISTAS. EM 1933 O JAPÃO SE RETIDA DA LIGA DAS NAÇÕES.

Slide 26: 

EM 1936 O GENERAL TOJO GANHA CRESCENTES PODERES DENTRO DO IMPÉRIO DEVIDO AOS SEUS IDÉAIS MILITARES QUE AGRADAVAM O IMPERADOR, COM ELE NO PODER O EXPANSIONISMO SE CONCRETIZA. NO MESMO ANO ALTOS FÚCNIONÁRIOS DO GOVERNO SÃO ASSASSINADOS POR DISCORDAREM DA POLÍTICA DO GENERAL. O JAPÃO ACABA DE FATO EM SE CONVERTER EM UMA DITADURA MILITAR. APÓS A RETIRADA DA LIGA DAS NAÇÕES, SE APROXIMA DA ALEMANHA. A MONARQUIA JAPONESA PENSA QUE ESTA EM SUAS MÃOS MAIS ABSOLUTISMO, MAS NÃO VEÊM QUE O ÚNICO BENEFICIADO É O PRÓPRIO GENERAL.

Slide 27: 

EM 1936 O JAPÃO ASSINA COM A ALEMANHA O PACTO ANTI-KOMINTERN, CONTRA O COMUNISMO, NA CAPITAL ALEMÃ EM BERLIM. NA OCASIÃO ASSINA EM NOME DA ALEMANHA VON RIBBENTROP E EM NOME DO JAPÃO O VISCONDE MUSHAKOJI. ESTAVA DESTA FORMA FEITA A UNIÃO ENTRE O JAPÃO ABSOLUTISTA DE TOJO E A ALEMANHA HITLERISTA.

Slide 28: 

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 INICIA-SE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A ALEMANHA AO LADO DA ITÁLIA E DO JAPÃO FORMAM A ALIANÇA CONTRA AS POTÊNCIAS ALIADAS. DE AGORA EM DIANTE NÃO TERIA COMO VOLTAR ATRÁS. NA GUERRA O JAPÃO MOBILIZA UM GIGANTESCO CONTIGENTE DE SOLDADOS QUE COMEÇÃO OCUPANDO A PARTE OESTE DA ÁSIA. O IMPERADOR HIRÓITO, PREGA DURANTE TODOS OS INSTANTES DA GUERRA QUE O FUTURO DA NAÇÃO DEPENDE DA VITÓRIA JAPONESA, ENSINA AOS SÚDITOS QUE OS OCIDENTAIS, MAIS PRECISAMENTE OS NORTE-AMERICANOS SÃO VERDADEIROS DEMÔNIOS QUE DEVEM SER BANIDOS DO MUNDO. IMPERADOR HIRÓITO

Slide 29: 

1941: O JAPÃO ACORDA A ÁGUIA EM 7 DE DEZEMBRO DE 1941, O JAPÃO ÀS 7 H 50 MIN, EXECUTA UM PLANO MILABOLANTE, ARQUITETADO PELO ALMIRANTE YAMAMOTO, CONSISTIA EM EXPLODIR A BASE AMERICANA DE PEARL HARBOUR, SÍMBOLO DA PERMANÊNCIA DOS EUA NA ÁSIA. TRANSPORTANDO 423 AÉRONAVES EM 4 PORTAS AVIÕES, OS JAPONESES SAÍRAM DAS ILHAS KURILAS RUMO A PEARL HARBOUR. O ATAQUE FOI UM SUCESSO, PEGOS DE SURPRESAS OS NORTE-AMERICANOS NÃO TIVERAM QUALQUER CHANCE DE DEFESA. OS JAPONÊSES PERDERAM APENAS 30 AÉRONAVES ENQUANTO MILHARES DE AMERICANOS FICARAM FERIDOS E MORTOS. O ÊXITO JAPONÊS, FOI TOTAL.

Slide 30: 

A BASE AMERICANA APÓS O BOMBARDEIO JAPONÊS.

Slide 31: 

AVIÕES JAPONÊSES USADOS NO ATAQUE A BASE MILITAR E DURANTE TODA A GUERRA:

Slide 32: 

EM 8 DE DEZEMBRO OS EUA, ENTRAM NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E INICIARAM INTENSO COMBATE CONTRA OS JAPONÊSES NO CONTINENTE ASIÁTICO, SOB O COMANDO DO GENERAL NORTE-AMERICANO MAC ARTHUR. AO LONGO DOS COMBATES OS AMERICANOS LUTAM ARDUALMENTE TENTANDO RECUMPERAR AS ILHAS DOMINADAS PELOS JAPONÊSES, A FIM DE CHEGAR PRÓXIMO DO INIMIGO E DERROTAR. EM 1943 JÁ ERA VISÍVEL O RETROCESSO JAPONÊS DE SUAS POSIÇÕES DE GUERRA. EM 6 DE AGOSTO DE 1945, COM O DUPLO OBJETIVO DE FORÇAR A RENDIÇÃO JAPONÊSA, E MOSTRAR O PODERIO AMERICANO PARA OS SOVIÉTICOS, OS AMERICANOS JOGAM SOBRE HIROSHIMA A SUA ARMA SECRETA, A BOMBA ATÔMICA.

Slide 33: 

BOMBA ATÔMICA SOBRE HIROSHIMA

Slide 34: 

O EFEITO DEVASTADOR SOBRE HIROSHIMA, CASAS, HOSPITAIS, TUDO DESAPARECEU EM MENOS DE UM MINUTO:

Slide 35: 

EM 9 DE AGOSTO DE 1945 ERA VEZ DE NAGASAKI SE RENDER PERANTE O COCUMELO ATÔMICO, NAS DUAS CIDADES MORRERAM MAIS DE 160 MIL PESSOAS INSTANTANEAMENTE,O NÚMEROS DE OUTROS MILHARES QUE VIERAM A MORRER DE CÂNCER DEVIDO A RADIAÇÃO É INCONTÁVEL:

Slide 36: 

VISTA DE NAGASAKI APÓS A BOMBA, NESTES MONTES HAVIAM CASAS E PRÉDIOS:

Slide 37: 

ENFERMEIRA TENTA SOCORRER VÍTIMA DA BOMBA ATÔMICA, TOTALMENTE DESFIGURADO A VÍTIMA TENTA SOBREVIVER.

Slide 38: 

A DOMINAÇÃO NORTE-AMERICANA NO JAPÃO DEPOIS DA BOMBA ERA INCONTESTÁVEL.

Slide 39: 

NO DIA 2 DE SETEMBRO DE 1945, O IMPERADOR ANÚNCIA A RENDIÇÃO DO JAPÃO, SOLDADOS CURVAM A CABEÇA APÓS SABEREM QUE O IMPERADOR SE RENDEU:

Slide 40: 

AO TÉRMINO DA GUERRA O JAPÃO É OCUPADO POR TROPAS COMANDADAS PELO GENERAL MAC ARTHUR. O JAPÃO PASSA POR TRANSFORMAÇÕES POLITICAS E SOCIAIS COMO POR EXEMPLO: *EXTINGÜIU-SE A MONARQUIA ABSOLUTISTA: DANDO LUGAR A UMA CONSTITUCIONAL; *INTENSO INVESTIMENTO NORTE-AMERICANO NO JAPÃO: VISANDO AFASTAR ESTE DO COMUNISMO SOVIÉTICO; *MUDANÇA NO PADRÃO DE ENSINO: NAS ESCOLAS AS CARTILHAS POR INFLUÊNCIA AMERICANA ENSINAVAM OS BENEFICÍOS DE UM PAÍS PACÍFICO PARA OS ALUNOS; *PROIBIÇÃO DE DEFESA: AS FORÇAS ARMADAS DO JAPÃO ESTAVAM PROIBIDAS DE TEREM MAIS DE 100 MIL SOLDADOS, O SUFICIENTE PARA ACALMAR SOMENTE O PAÍS;

Slide 41: 

O JAPÃO HOJE: *É O SEGUNDO PAÍS MAIS RICO DO MUNDO; *ALTAMENTE DESENVOLVIDO; *DOMINA TECNOLOGIA DE PONTA; *A POPULAÇÃO APRESENTA ALTA QUALIDADE NO PADRÃO DE VIDA; *ELEVADA EXPECTATIVA DE VIDA DE SUAS POPULAÇÕES; *É A SEGUNDA POTÊNCIA ECONÔMICA DO MUNDO, CONCORRENTE DOS EUA, EM MERCADO E TECNOLOGIA; * APESAR DISTO, AINDA NÃO PODE CONSTITUIR-SE FORÇAS ARMADAS, O QUE O IMPOSSIBILITA DE SER TAMBÉM UMA POTÊNCIA MILITAR;

Slide 42: 

* HÁ 6 GRANDES PARTIDOS POLÍTICOS NO JAPÃO: O PARTIDO LIBERAL DEMOCRÁTICO(PLD), LIBERAL, DEMOCRÁTICO DO JAPÃO, NOVO KOMEITO, COMUNISTA JAPONÊS, SOCIAL-DEMOCRATA DO JAPÃO. ATUAL PRIMEIRO-MINISTRO JAPONÊS; JUNICHIRO KOIZUMI, VEM ASSUMINDO UMA POSIÇÃO DE POLÍTICO CONCILIADOR COM RELAÇÃO AS QUESTÕES INTERNAS DO PAÍS, E MODERADO COM O OCIDENTE.

Slide 43: 

O JAPÃO POSSUI HOJE BOAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM TODOS OS PAÍSES, INCLUSIVE COM A CHINA COMUNISTA, TRADICIONAL INIMIGO NO PASSADO, E COM O BRASIL, NO QUAL A UNIÃO OCORRE DEVIDO AO PASSADO DE IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX:

Slide 44: 

O ATUAL IMPERADOR AKIHITO E A IMPERATRIZ, MICHIKO, SÃO ATULMENTE A DINASTIA MAIS ANTIGA NO PODER. A MOANRQUIA SE ADAPTOU BEM AO PARLAMENT-ARISMO.

Slide 45: 

JAPÃO

authorStream Live Help