RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

PowerPoint Presentation:

Relações Harmônicas Intra-específicas (dentro da mesma espécie) Sociedade doS TRICOLORES

INTRA-ESPECÍFICA HARMÔNICAS (mesma espécie):

INTRA-ESPECÍFICA HARMÔNICAS (mesma espécie) SOCIEDADE São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Insetos sociais: Abelhas, cupins e formigas.

COLÔNIA :

COLÔNIA Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.

PowerPoint Presentation:

Colônia

PowerPoint Presentation:

Relações Harmônicas Interespecíficas (entre espécies diferentes) Mutualismo Protocooperação Inquilinismo Comensalismo

PowerPoint Presentation:

MUTUALISMO associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes. Ex: Líquens, micorrizas, tubo digestivo de ruminantes, bactérias e raízes de leguminosas, protozoários e Cupins.

PROTOCOOPERAÇÃO:

PROTOCOOPERAÇÃO Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. Ex: Caranguejo-eremita, pássaro-palito e crocodilo, anu e gado, insetos polinizadores.

INQUILINISMO:

INQUILINISMO Associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Ex: Pepino-do-mar As epífitas são plantas que crescem sobre outras plantas sem parasitá-las, usando-as apenas como suporte. Ex.: as orquídeas e as bromélias.

INQUILINISMO:

INQUILINISMO

COMENSALISMO:

COMENSALISMO Associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal). Ex:Tubarão e rêmora

PowerPoint Presentation:

RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS - Parasitismo Predatismo Amensalismo Competição Canibalismo

PowerPoint Presentation:

PARASITISMO espécie que se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em conseqüência, danos. Relação Hospedeiro/Parasita.

PREDATISMO:

PREDATISMO é o ato de um animal capturar outro para alimentar-se. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificados pelos animais carnívoros.

PowerPoint Presentation:

INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS AMENSALISMO (antibiose) Relação na qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, através da liberação de substâncias tóxicas. É a relação em que um dos seres é prejudicado sem que disso resulte benefícios para o outro. Ex: maré vermelha, antibióticos, etc.

PowerPoint Presentation:

Prejuízo para ambas as espécies. COMPETIÇÃO

PowerPoint Presentation:

RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRA-ESPECÍFICAS DESARMÔNICAS CANIBALISMO Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie. Ex.: ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores, etc.

Exercícios – Relações Ecológicas:

Exercícios – Relações Ecológicas A competição interespecífica é maior quando as espécies: Tem o mesmo nicho ecológico Fazem parte da mesma comunidade Vivem num mesmo hábitat Ocupam o mesmo ecossistema

PowerPoint Presentation:

Os pulgões alimentam-se da seiva elaborada das plantas, introduzindo um tromba sugadora nos vasos liberianos. As formigas por sua vez, aproveitam-se dos excrementos dos pulgões no interior dos formigueiros. As relações ecológicas, observadas entre planta-pulgão e pulgão-formiga são respectivamente: Desarmônica interespecífica e harmônica interespecífica Harmônica intra-especifica e desarmônica interespecífica Harmônica intra-especifica e desarmônica intra-especifica Harmônica interespecífica e harmônica intra-especifica Desarmônica intra-especifica e harmônica intra-especifica

PowerPoint Presentation:

A rêmora ou peixe-piloto fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de: Predatismo Parasitismo Comensalismo Mutualismo

PowerPoint Presentation:

O cupim vive associado a protozoários capazes de digerir a celulose, tornando o alimento acessível a ambos indivíduos. Esse tipo de associação é conhecido como: Parasitismo Predatismo Mutualismo Canibalismo

PowerPoint Presentation:

Em lagos públicos ou simples espelhos d´água é conveniente manter uma população de peixes larvófagos para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Esse procedimento não poluente é um exemplo de: Simbiose Comensalismo Predatismo Parasitismo Amensalismo

PowerPoint Presentation:

Um tipo de relação ecológica, em que apenas um dos participantes se beneficia sem causar prejuízo ao outro, é a que ocorre entre: Ectoparasitas e seus hospedeiros Predadores e suas presas Os tubarões e os peixes-piloto que se alimentam dos restos alimentares deles As bactérias e os fungos que impedem a multiplicação delas produzindo antibióticos Os ruminantes e as bactérias que vivem em seu tubo digestivo digerindo a celulose.

authorStream Live Help