WebQuest sobre os Pré-Socráticos

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Atividade desenvolvida no componente curricular a Internet como ferramenta didática da Especialização em Novas Tecnologias na Educação - UEPB

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

O PENSAMENTO VIVO DOS PRÉ-SOCRÁTICOS: Uma abordagem Ética necessária em nossos dias. Profº Martinho Correia

Slide 2:

INÍCIO REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO Neste nosso encontro veremos que a origem do pensamento filosófico se deu na passagem do mito para a razão, ou seja, os deuses têm sua importância relativizada pela razão a partir dos elementos existentes na Natureza que agora são investigados pelos Pré-socráticos. Assim, o início da filosofia deu-se no momento em que o homem passou a buscar explicações de forma racional para os fenômenos da natureza, e não mais na mitologia e os primeiros gregos que passaram a buscar respostas através da racionalidade foram os Pré-socráticos. Postos estes elementos, objetiva-se com o presente estudo conhecer e analisar a importância destes pensadores para a construção do pensamento humano. Vamos embarcar nesta aventura???? BEM VINDOS!!!

Slide 3:

INÍCIO REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO Estamos vivendo a era da técnica, da informação e do conhecimento, que tem alcançado com as décadas que se passaram, um enorme poder de transformação sobre a natureza. No entanto, percebemos e recebemos confirmações a todo o momento de que o Planeta Terra está prestes a atingir o seu limite. Ao analisarmos os temas, problemas e as questões levantadas pelos Pré-socráticos, investigaremos a presença de suas ideias no nosso cotidiano. O resultado será socializado com toda turma através da confecção de um painel. Você topa este desafio??? QUAL O NOSSO DESAFIO?

Slide 4:

INÍCIO REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO Antes de construirmos nosso painel atualizando as ideias dos Pré-socráticos, vamos conhecer a essência do pensamento de cada um destes Filósofos. Para isto, sigamos as etapas abaixo: I – ETAPA: No Laboratório de Informática (previsto para 1h/a) a. Formem grupos de 04 (quatro) integrantes e definam, com o auxílio professor, 03 (três) filósofos a serem estudados; b. Acessem o conteúdo disponível no blog do Profº Martinho; c. Respondam o questionário sobre os filósofos estudados. II – ETAPA: No Laboratório de Informática (previsto para 1h/a) a. Definam, com o professor, qual o tema filosófico abordado pelos Pré-socráticos que será pesquisado pelo grupo para expor no painel; b. Pesquisem na internet como tal tema é abordado atualmente; c. Busquem imagens (pode ser em revistas e jornais) para ilustrar o painel; d. Usem o editor de textos para organizar todo material a ser impresso e enviem para o email do Profº Martinho. III – ETAPA: Na sala de aula (previsto para 1h/a) Confeccionem o painel com o tema pesquisado e estudado nas aulas; IV – ETAPA: Na sala de aula (previsto para 1h/a) Socializem o painel produzido pelo grupo. QUAIS OS CAMINHOS?

Slide 5:

INÍCIO REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO Durante nossa atividade usaremos o Blog do Professor Martinho . Abaixo encontram-se os links que dão acesso direto ao conteúdo “Os Pré-socráticos” TEXTO: Os filósofos pré-socráticos << Clique aqui QUESTIONÁRIO: Quem são os pré-socráticos << Clique aqui VÍDEOS: Samba da origem da filosofia << Clique aqui Samba do Parmênides << Clique aqui Samba do Heráclito << Clique aqui O QUÊ E ONDE PESQUISAR?

Slide 6:

INÍCIO REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO A avaliação desta atividade será baseada na interação entre as equipes e na apresentação dos painéis, bem como nas respostas digitadas no formulário do questionário. Assim, as respostas do questionário (At1) terão peso 03 (três) e a interação em equipe (At2) terá peso 02 (dois). O painel (At3) que é a atividade final proposta para este webquest terá peso 05 (cinco). A nota 01 do bimestre dos alunos que participarem das 03 (três) etapas será a soma (At1, At2 e At3). E A AVALIAÇÃO?

Slide 7:

REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO INÍCIO ONDE CHEGAMOS? Vivemos em uma época em que tudo acontece de modo acelerado. A deterioração causada ao meio ambiente é decorrente de inúmeras intervenções causadas pelos seres humanos no processo associado ao capitalismo e ao consumo desenfreado, gerando automaticamente poluição e degradação sem precedentes. O que é possível fazer na esfera racional para mudar a realidade da crise ambiental que vivemos? É possível mudar através da educação? Da ética? Quais seriam os princípios de uma ética ambiental? Diante dessa crise ambiental, o que é possível fazer para reduzir ou minimizar seus efeitos? Repensar a relação homem-natureza, em profunda integração com o processo histórico, é necessário para não se perder o sentido da existência, o sentido de ser humano. Aprendamos com os gregos a viver em harmonia com o cosmos, trabalhando e pensando em conformidade com ele. Não sejamos senhores irresponsáveis do mundo, mas sim coautores desta grande obra do Logos que é o universo Physis. Eis o pensamento vivo e atuante dos Pré-socráticos.

Slide 8:

REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO INÍCIO Professor Martinho possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) e Especialização em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Leciona Filosofia na Educação Básica 3 pela Secretária Estadual de Educação da Paraíba e na Educação Básica 2 pela Secretária Municipal de Educação de São Sebastião de Lagoa de Roça. Atua principalmente nos temas Educação, Filosofia e Mídias Educacionais, considerando a relevante importância das TICs no atual contexto escolar e buscando aprimorar o uso de softwares no aprendizado da Filosofia. QUEM SOU EU?

Slide 9:

REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITO INÍCIO ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. 6. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999. MAÇAL, Jairo (Org.). Filosofia Ensino Médio. 2. ed. Curitiba: SEED-PR, 2006. MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. História da Filosofia. Disponível em < http://www.filosofia.com.br/ > Acessado em 15 de Novembro de 2001. OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus , 2000. REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1993. 1v. O que é webquest? Disponível em < http://webquest.sp.senac.br/ > Acessado em 15 de Novembro de 2001. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS