4. Teoria_Tectónica Placas

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: aguedaurtado (65 month(s) ago)

gostei

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Teoria da Tectónica de Placas

Teoria da tectónica de placas:

Teoria da tectónica de placas Os novos conhecimentos sobre o fundo dos oceanos abriram caminho para a formulação de uma nova teoria, a Teoria da Tectónica de Placas, baseada na Teoria de Wegener.

Teoria da Tectónica de Placas:

Teoria da Tectónica de Placas Segundo a Teoria da Tectónica de Placas, a litosfera encontra-se dividida em placas tectónicas (ou placas litosféricas) que se movem umas em relação às outras.

PowerPoint Presentation:

Placa do Pacífico Placa Africana Placa Sul-americana Placa de Nazca Placa de Cocos

Visão geral das placas tectónicas distribuídas pelo globo:

Visão geral das placas tectónicas distribuídas pelo globo

DADOS QUE CONFIRMAM A MOBILIDADE DA LITOSFERA:

DADOS QUE CONFIRMAM A MOBILIDADE DA LITOSFERA Datação das rochas do fundo dos oceanos; Estudos de magnetismo das rochas do fundo dos oceanos.

A idade das rochas da crosta oceânica:

Estudos revelaram ainda que as rochas que constituem a crusta oceânica são tanto mais jovens quanto mais próximas se encontram do rifte. A idade das rochas da crosta oceânica

A idade das rochas da crosta oceânica:

Rochas mais recentes e mais finas Rochas mais antigas e mais espessas Rochas mais antigas e mais espessas A idade das rochas da crosta oceânica

Estudos de magnetismo das rochas do fundo dos oceanos:

Estudos de magnetismo das rochas do fundo dos oceanos Algumas rochas contêm minerais de ferro que, ao arrefecerem, ficam orientados de acordo com o campo magnético da Terra. Estes minerais têm um comportamento idêntico ao das agulhas magnéticas de uma bússola.

Estudos de magnetismo das rochas do fundo dos oceanos:

Estudos de magnetismo das rochas do fundo dos oceanos O estudo do magnetismo das rochas mostrou que a direção do campo magnético terrestre se alterou ao longo da história da Terra (anomalias magnéticas) e que a direção de polaridade era simétrica em ambos os lados do rifte.

PowerPoint Presentation:

A astenosfera está parcialmente fundida (plástica), a parte inferior está mais quente que a parte superior, assim geram-se correntes de convecção como as que se formam quando uma panela ferve ao lume. São as forças geradas pelas correntes de convecção do Manto que fazem mover as placas litosféricas. O motor que origina as correntes de convecção é o calor produzido no interior da Terra. O que faz mover as Placas tectónicas?

PowerPoint Presentation:

O fundo dos oceanos parece funcionar como um "tapete rolante" que "arrasta" as rochas acabadas de formar para cada lado do rifte . Ilhas Fossa oceânica Dorsal Fossa oceânica Montanhas Rifte Montanhas

PowerPoint Presentation:

Placa Placa Correntes de convecção A litosfera “flutua” sobre a astenosfera e é arrastada pelas correntes de convecção. Este é o “segredo”…

PowerPoint Presentation:

1 - O magma do manto, situado sob a litosfera, ascende à superfície através do rifte das dorsais. 2 - Ao atingir a superfície, esse magma arrefece e empurra as placas de cada lado da dorsal, em sentidos opostos, em direcção às margens dos continentes. 3 - À medida que o novo fundo do oceano se produz, o mais antigo (mais próximo das margens continentais) mergulha e funde-se no manto . 4 - O material fundido sobe formando vulcões na superfície da Terra.

Tipos de limites de placas:

Tipos de limites de placas Limites de placas Limites divergentes Limites convergentes Limites conservativos

PowerPoint Presentation:

Ao nível do rifte das dorsais, as duas placas tectónicas, que se estão constantemente a formar, afastam-se em sentidos opostos. Nas dorsais gera-se, continuamente, nova litosfera. Nesta zona ocorrem muitos sismos e vulcões. Limites divergentes Rifte

PowerPoint Presentation:

Limites convergentes As placas tectónicas convergem e colidem. Nestas zonas, destrói-se, continuamente, a litosfera. Ocorrem sismos e vulcões. 1. Placa oceânica – Placa continental 2. Placa oceânica – Placa oceânica 3. Placa continental – Placa continental

PowerPoint Presentation:

1. Placa oceânica – Placa continental Placa de Nazca Placa Sul-americana Montanhas - Andes Fossa Montanhas dos Andes

PowerPoint Presentation:

2. Placa oceânica – Placa oceânica Fossa abissal Zona de subducção Placa Euroasiática Placa do Pacífico Ilhas Fossa das Marianas – o lugar mais profundo dos oceanos.

PowerPoint Presentation:

3. Placa continental – Placa continental Placa Indo-autraliana Placa Euroasiática Montanhas - Himalaias Quando duas placas continentais colidem formam-se cadeias de montanhas.

PowerPoint Presentation:

Limites conservativos ou transformantes Nas zonas onde duas placas tectónicas deslizam, horizontalmente, uma em relação à outra. A litosfera não se destrói nem se constrói. Aqui não há vulcões, mas ocorrem muitos sismos. Falha de Stº. André - Califórnia Falhas transformantes – zona das dorsais Falha transformante

PowerPoint Presentation:

Tipo de limite Placas litosféricas Ocorrências geológicas Ex. de Zonas do globo Divergente Oceânica - oceânica Construção de nova crosta; Há sismos e vulcões. Riftes (a meio do Atlântico) Convergente Continental - Oceânica Destruição da crosta; Há sismos e vulcões; Formam-se montanhas no lado do continente e uma fossa no lado do oceano. Andes Oceânica - oceânica Destruição da crosta; Há sismos e vulcões. Formam-se fossas muito profundas. Fossa das Marianas Continental - continental Destruição da crosta; Há sismos e vulcões. Formam-se montanhas. Himaláias Conservativo -------- Não há destruição nem construção de crosta; Só há sismos. Flha de Stª André - Califórnia Síntese

Diferenças entre as duas teorias estudadas:

Diferenças entre as duas teorias estudadas Teoria da Deriva dos Continentes Teoria da Tectónica de Placas Era apoiada pelos argumentos de Alfred Wegener; Admitia que as massas continentais flutuavam sobre as massas oceânicas; As forças que faziam mover os continentes não eram bem explicadas; Não foi aceite pela maioria dos cientistas. É apoiada pela exploração do fundo dos oceanos; Admite que a litosfera flutua sobre a astenosfera; As forças responsáveis pelo movimento das placas tectónicas são as correntes de convecção; É aceite pela comunidade científica.

PowerPoint Presentation:

A Teoria da Tectónica de Placas dá uma explicação científica da mobilidade da litosfera. Permite, ainda, compreender muitos fenómenos geológicos, tais como: - a formação de cadeias montanhosas, - os sismos, - o vulcanismo - e até a evolução e distribuição da Vida na Terra. Resumindo…

PowerPoint Presentation:

Fim! Bom estudo!

authorStream Live Help