2. Morfologia_Fundo_Oceanos

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

MORFOLOGIA DO FUNDO DOS OCEANOS

O regresso à Deriva dos Continentes…:

O regresso à Deriva dos Continentes… O interesse pela Teoria da Deriva Continental reacendeu-se, por volta de 1950, quando se começou a analisar os resultados de estudos não considerados nas discussões anteriores: a exploração do fundo dos oceanos e o magnetismo das rochas.

Explorando o fundo dos oceanos…:

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a tecnologia para a deteção de submarinos permitiu recolher novos dados sobre o relevo dos oceanos. Explorando o fundo dos oceanos…

Explorando o fundo dos oceanos…:

Explorando o fundo dos oceanos… Actualmente com as novas tecnologias torna-se mais fácil o estudo do fundo dos oceanos…

Navios oceanográficos:

Navios oceanográficos Estes navios estão equipados com tecnologias que permitem fazer o levantamento do relevo submarino.

ROV (não tripulado):

ROV (não tripulado) ROV ou Remotely operated vehicle (veículo operado remotamente) é um equipamento muito utilizado, trata-se de um ROBÔ submersível operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcação. É utilizado na exploração profundidades.

ALVIN – SUBMERGIVEL (tripulado):

ALVIN – SUBMERGIVEL (tripulado) É um mini-subarino que leva cientistas até ao fundo dos oceanos.

JOIDES – Sondagens no fundo oceânico:

JOIDES – Sondagens no fundo oceânico

SONAR:

SONAR SONAR ( Sound Navigation and Ranging - navegação e localização por som). Funciona emitindo um impulso sonoro de alta frequência. O tempo que o impulso demora a formar eco a partir de objetos que não se vêem indica a distância a que estes se encontram.

SONARES:

SONARES

PowerPoint Presentation:

Imagem do fundo dos oceanos obtida por sonar

MORFOLOGIA DO FUNDO DO OCEANO:

MORFOLOGIA DO FUNDO DO OCEANO

PowerPoint Presentation:

Plataforma continental- zona pouco inclinada com cerca de 2Km de extensão e 200m de profundidade. Faz parte da crosta continental e é onde vivem a maioria das espécies marinhas. Talude continental - zona muito inclinada, corresponde ao limite da crosta continental, vai dos 150m em média aos 4km de profundidade. Planície abissal- Zona plana que constitui cerca de 2/3 da crosta oceânica.

PowerPoint Presentation:

Dorsal médio-oceânica- Grandes cadeias montanhosas localizadas sensivelmente a meio da crosta oceânica. Formadas a partir do rifte, por acumulação de lava. O único local à superfície onde aflora a Dorsal é na Islândia. Rifte - Vale localizado entre as dorsais, corresponde a uma grande fissura que comunica com o interior da Terra. Zona responsável pela formação de nova crosta oceânica. Fossa Oceânica ou fossa abissal - Localiza-se nos limites das placas litosféricas oceânica e continental . São zonas muito profundas onde se dá a destruição da crosta oceânica.

PowerPoint Presentation:

Fim Irene Candeias

authorStream Live Help