Proibição de Evocar os Mortos 2

Views:
 
     
 

Presentation Description

Material de trabalho do IV Café com ESDE, realizado em 15/11/2015, na SEJA - Sociedade Espírita Joanna de Ângelis. Facilitador: Igor Mateus.

Comments

Presentation Transcript

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 2

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 3 A origem e objetivos de O Céu e o Inferno 4ª PARTE DAS ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES O título desta obra indica claramente o seu objetivo. Aí reunimos todos os elementos próprios para esclarecer o homem sobre o seu destino .

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 4 O porvir e o nada Temor da morte O céu O inferno O purgatório Doutrina das penas eternas As penas futuras segundo o espiritismo Os anjos Os demônios Intervenção dos demônios nas modernas manifestações Da proibição de evocar os mortos 1ª PARTE – DOUTRINA O Conteúdo de O Céu e o Inferno: O passamento Espíritos felizes Espíritos em condições medianas Espíritos sofredores Suicidas Criminosos arrependidos Espíritos endurecidos Expiações terrestres 2ª PARTE – EXEMPLOS

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 5 A Proibição de Evocar os Mortos... “ Não vos desvieis do vosso Deus para procurar mágicos ou adivinhos, e receai que vos contamineis, dirigindo-vos a eles .” ( Lv , XIX - 31) " O homem ou a mulher que tiver espírito pitônico , ou de adivinho, morra de morte. Serão apedrejados, e o seu sangue recairá sobre eles ." ( Lv , XX - 27) "(...) e entre vós, ninguém haja que pretenda purificar filho ou filha passando-os pelo fogo; que use de malefícios, sortilégios e encantamentos: que consulte os que têm o Espírito de Píton e se propoem a adivinhar, interrogando os mortos para saber a verdade. O Senhor abomina todas essas coisas e exterminará todos esses povos (...)." ( Dt , XVIII - 9 a 12)

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 6 ANTES DE CONTINUAR, REFLITAMOS: ESSA PROIBIÇÃO É POSITIVA OU NEGATIVA PARA A DIVULGAÇÃO DAS IDEIAS ESPIRITISTAS ?

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 7 Só se proíbe o que é possível de acontecer; Nesse sentido a proibição mosaica reforça a comunicabilidade dos espíritos; A proibição ainda hoje é tomada como verdade por alguns “crentes”; Em função disso, colabora para a manutenção do preconceito contra o Espiritismo;

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 8

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 9 O Contexto histórico da proibição... O legislador hebreu queria que o seu povo abandonasse todos os costumes adquiridos no Egito, onde as evocações estavam em uso e facilitavam abusos, como se infere destas palavras de Isaías: " O Espírito do Egito se aniquilará de si mesmo e eu precipitarei seu conselho; eles consultarão seus ídolos, seus adivinhos, seus pítons e seus mágicos ." (Cap. XIX, 3) It. 3 NÃO PODEMOS DESCONSIDERAR O CONTEXTO HISTÓRICO NO INSTANTE EM QUE ESTAMOS ESTUDANDO AS ESCRITURAS, SOBRETUDO QUANDO ESTAMOS FALANDO DO CHAMADO “VELHO TESTAMENTO”. SEM O CONHECIMENTO DO CONTEXTO EM QUE DETERMINADAS ORIENTAÇÕES FORAM DITAS, CORREMOS O SÉRIO RISCO DE DETURPAR-LHES O VERDADEIRO SIGNIFICADO.

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 10 O Contexto histórico da proibição... Os israelitas não deviam contratar alianças com as nações estrangeiras, e sabido era que naquelas nações que iam combater encontrariam as mesmas práticas. Moisés devia pois, por política, inspirar aos hebreus aversão a todos os costumes que pudessem ter semelhanças e pontos de contato com o inimigo. Para justificar essa aversão , preciso era que apresentasse tais práticas como reprovadas pelo próprio Deus , e dai estas palavras: - " O Senhor abomina todas essas coisas e destruirá, à vossa chegada, as nações que cometem tais crimes ." It. 3

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 11

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 12 OUTRA COISA, SE É PARA CUMPRIR A LEI DE MOISÉS, VOCÊS NÃO ACHAM QUE TEM QUE SER NA INTEGRALIDADE ? SE LEVÍTICO E DEUTERONÔMIOS VALEM NESSE PONTO, DEVEM VALER EM TODOS OS OUTROS!!!

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 13 É o que lucidamente, nos diz o codificador: It. 3 " Se a lei de Moisés deve ser tão rigorosamente observada neste ponto, força é que o seja igualmente em todos os outros. Por que seria ela boa no tocante às evocações e má em outras de suas partes? É preciso ser consequente. Desde que se reconhece que a lei mosaica não está mais de acordo com a nossa época e costumes em dados casos, a mesma razão procede para a proibição de que tratamos .” ENTÃO VAMOS FAZER O EXERCÍCIO DE OLHAR PARA OUTRAS PASSAGENS DA LEI MOSAICA E VERIFICAR SE ELES PODEM TAMBÉM APLICAR-SE NA CONTEMPORANEIDADE?

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 14 “Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles .” ( Lv , 20:13) “ E se a filha de um sacerdote se profanar, tornando-se prostituta, profana a seu pai; no fogo será queimada.” ( Lv , 21:9) “ Ninguém dentre os teus descendentes , por todas as suas gerações, que tiver defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus. (...) como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato...” ( Lv , 21:17 -18) “ Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado (...) sem defeito . Depois imolará o novilho perante o Senhor (...) e espargirão o sangue em redor sobre o altar.” ( Lv , 01:2-5) “Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, (...) totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas (...)” ( Dt , 7:1-2) “Se no meio de ti, (...), for encontrado algum homem ou mulher que tenha feito o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, trans-gredindo o seu pacto, apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra. (...).” ( Dt , 17:2-5)

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 15 Entendendo a proibição... “ A proibição de Moisés era assaz justa, porque a evocação dos mortos não se originava nos sentimentos de respeito, afeição ou piedade para com eles, sendo antes um recurso para adivinhações, tal como nos augúrios e presságios explorados pelo charlatanismo e pela superstição. Essas práticas, ao que parece, também eram objeto de negócio, e Moisés, por mais que fizesse, não conseguiu desentranhá-las dos costumes populares .” 4 “(...) nesse tempo as evocações tinham por fim a adivinhação, ao mesmo tempo que constituíam comércio, associadas às práticas da magia e do sortilégio, acompanhadas até de sacrifícios humanos . Moisés tinha razão, portanto, proibindo tais coisas e afirmando que Deus as abominava .”

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 16 O Espiritismo e a proibição mosaica “ Se os que clamam injustamente contra os espíritas se aprofundassem mais no sentido das palavras bíblicas, reconheceriam que nada existe de análogo, nos princípios do Espiritismo, com o que se passava entre os hebreus. A verdade é que o Espiritismo condena tudo que motivou a interdição de Moisés; mas os seus adversários , no afã de encontrar argumentos com que rebatam as novas ideias, nem se apercebem que tais argumentos são negativos, por serem completamente falsos .” 4

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 17 O QUE NÃO É RAZOÁVEL É PERPETUAR UMA PROIBIÇÃO, POR MAIS DE 3 MILÊNIOS, SEM CONSIDERAR O AVANÇO DA HUMANIDADE. E TEM OUTRA COISA: HÁ 2 MILÊNIOS, UM FATO OCORREU QUE MERECE A NOSSA ATENÇÃO!

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 18 A transfiguração... Não bastasse todas as considerações até agora, cabe uma pergunta interessante: Quem é mesmo que aparecem a Jesus no famoso episódio da transfiguração no Tabor ? Moisés e Elias!!!! Ou seja, há 2 milênios o próprio Moisés aparece a Pedro, Tiago e João, juntamente a Elias, em uma clara manifestação mediúnica, ele mesmo desconstituindo a sua proibição.

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 19

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 20 MAS ESPERE! E NÃO APRENDEMOS QUE MOISÉS É A PRIMEIRA GRANDE REVELAÇÃO DA LEI DE DEUS? E AGORA, COMO ENTENDER ESSA QUESTÃO?

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 21 As duas partes da Lei Mosaica: It. 5-6 PARTE DIVINA: A LEI DE DEUS PARTE HUMANA: A LEI DOS HOMENS Promulgada no Sinai e constituída em síntese pelos 10 mandamentos; Invariável, sobrevive ao tempo; Tem caráter de universalidade e aplica-se a todos os povos em todas as eras; Contém instruções de caráter elevado do ponto de vista moral; Está baseada na Lei de Amor; Foi mantida por Jesus que não a veio destruir, porém dar-lhe cumprimento, ressaltando sua essência divina. Lei civil ou disciplinar, apropriada aos costumes e caráter do povo; Como lei humana, modifica-se c/ o tempo; Tem caráter temporal e não há como aplicá-las à contemporaneidade; Contém recomendações de ordem prática e com caráter limitador e punitivo; Diverge da Lei de A mor em muitos pontos; Foi corrigida em muitas ocasiões por Jesus, substituindo o “ olho por olho”, pela indulgência e pelo perdão das ofensas.

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 22 A Fé Raciocinada e a Comunicabilidade It. 14-15 Todas as razões alegadas para condenar as relações com os Espíritos não resistem a um exame sério . Repelir as comunicações de além-túmulo é repudiar o meio mais poderoso de instruir-se, já pela iniciação nos conhecimentos da vida futura, já pelos exemplos que tais comunicações nos fornecem. A experiência nos ensina, além disso, o bem que podemos fazer, desviando do mal os Espíritos imperfeitos, ajudando os que sofrem a desprenderem-se da matéria e a se aperfeiçoarem. Interdizer as comunicações é, portanto , privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar.

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 23 ESPERA MAIS UMA VEZ! DIANTE DE TUDO QUE VIMOS, COMO ESSA IDEIA AINDA SE MANTEM SENDO DIFUNDIDA EM DE-TERMINADAS AGREMIAÇÕES CRISTÃS?

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 24 O Verdadeiro Motivo... “ O verdadeiro motivo poderia bem ser o receio de que os Espíritos muito esclarecidos viessem instruir os homens sobre pontos que se pretende obscurecer, dando-lhes conhecimento, ao mesmo tempo, da certeza de um outro mundo, a par das verdadeiras condições para nele serem felizes ou desgraçados. A razão deve ser a mesma por que se diz à criança: - "Não vá lá, que há lobisomens." Ao homem dizem: - " Não chameis os Espíritos: - São o diabo." - Não importa, porém: - impedem os homens de os evocar, mas não poderão impedi-los de vir aos homens para levantar a lâmpada de sob o alqueire . ” It. 14

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 25 As Evocações segundo o Espiritismo... “ Quando a evocação é feita com recolhimento e religiosamente; quando os Espíritos são chamados, não por curiosidade, mas por um sentimento de afeição e simpatia , com desejo sincero de instrução e progresso, não vemos nada de irreverente em apelar-se para as pessoas mortas, como se fizera com os vivos. Há, contudo, uma outra resposta peremptória a essa objeção, e é que os Espíritos se apresentam espontaneamente , sem constrangimento, muitas vezes mesmo sem que sejam chamados . Eles também dão testemunho da satisfação que experimentam por comunicar-se com os homens, e queixam-se às vezes do esquecimento em que os deixam. ” It. 10

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 26

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 27 As Evocações segundo o Espiritismo... It. 15 Todo Espírito sofredor e desolado vos contará a causa da sua queda, os desvarios que o perderam. Esperanças, combates e terrores; remorsos, desesperos e dores , tudo vos dirá, mostrando Deus justamente irritado a punir o culpado com toda a severidade . Ao ouvi-lo, dois sentimentos vos acometerão: o da compaixão e o do temor ! compaixão por ele, temor por vós mesmos. E se o seguirdes nos seus queixumes , vereis então que Deus jamais o perde de vista, esperando o pecador arrependido e estendendo-lhe os braços logo que procure regenerar-se. Do culpado vereis , enfim, os progressos benéficos para os quais tereis a felicidade e a glória de contribuir , com a solicitude e o carinho do cirurgião acompanhando a cicatrização da ferida que pensa diariamente . As seguintes palavras de um Espírito resumem admiravelmente as consequências da evocação, quando praticada com fim caritativo: VER TAMBÉM: OUTUBRO/63

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 28 Estude essa obra!

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 29 HORA DO INTERVALO!!!

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 30

Apresentação do PowerPoint:

http://estudosespiritas.tk 31 GOSTARAM DO MATERIAL? POIS ENTÃO AGORA IREMOS ASSISTÍ-LO NA ÍNTEGRA COMO CONCLUSÃO DOS NOSSOS ESTUDOS EM TORNO DE “O CÉU E O INFERNO”.

authorStream Live Help