Duelo

Views:
 
     
 

Presentation Description

Palestra realizada por Igor Mateus, no LEAN - Lar Espírita Alvorada Nova, em Parnamirim/RN, dia 10/08/2014.

Comments

Presentation Transcript

O Duelo:

PALESTRA LEAN O Duelo http://estudosespiritas.tk

PowerPoint Presentation:

Antigamente, no velho oeste...

PowerPoint Presentation:

Mas, por que “Antigamente”? “ Os duelos se vão tornando cada vez mais raros e, se de tempos a tempos alguns de tão dolorosos exemplos se dão , o número deles não se pode comparar com o dos que ocorriam outrora .” Duelo à pistola no Monsanto, Portugal . Primavera de 1909, o juiz (conde de Penha Garcia) e os quatro padrinhos (conselheiros do reino), preparam as pistolas para os dois ilustres (e honrados) deputados da nação (Afonso de Espregueira e Caeiro da Mata), travarem um duelo (proibido por lei), na tentativa de resolver, de uma vez por todas, as insanáveis querelas parlamentares entre ambos. (KARDEC: ESE, XII – 16)

O que é o Duelo?:

O que é o Duelo? Legítima defesa ? Ato de coragem e desprezo pela vida ? Meio de resolver disputas pela força ? Honra e grandeza diante dos homens ? “Olho por olho, dente por dente” ? Pretenso “ juízo divino ” ? Resquício de barbárie ! Prova de covardia moral ! Forma de prorrogar disputas além-túmulo ! Desonra e pequenez espiritual ! “Apresentar a outra face” ! Extrema “ falta de juízo ” diante de Deus ! (Baseado no ESE, cap. XII, itens 11 a 16)

Homicídio e Suicídio:

Homicídio e Suicídio “ Para o duelista destro, é um assassínio praticado a sangue frio , com toda a premeditação que possa haver, uma vez que ele está certo da eficácia do golpe que desfechará . (Um Espírito Protetor, ESE, XII – 13 ) Para o adversário, quase certo de sucumbir em virtude de sua fraqueza e inabilidade, é um suicídio cometido com a mais fria reflexão . ”

Em que devemos pensar?:

Em que devemos pensar? “ Só é verdadeiramente grande aquele que, considerando a vida uma viagem que o há de conduzir a determinado ponto, pouco caso faz das asperezas da jornada e não deixa que seus passos se desviem do caminho reto . ” (Adolfo, ESE, XII – 11 )

Vamos pedir a ajuda dos Universitários?:

Vamos pedir a ajuda dos Universitários?

PowerPoint Presentation:

Reflitamos com Emmanuel... Realmente, a civilização baniu o duelo das praças públicas e não mais vemos espadas desembainhadas, suscitando aflição, ferimento e morte. Os códigos evoluídos reprimem hoje, nos povos mais cultos, semelhantes manifestações de animalidade e selvageria . Entretanto, se as lâminas repousam ensarilhadas, não ocorre o mesmo com os dardos envenenados da vida mental . Muitas vezes, arremessamos raios de perturbação e indisciplina , angústia e destruição para todos os ângulos da estrada em que a nossa vida se movimenta. São os pensamentos desvairados do psiquismo deprimente . (Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. Do Livro: Canais da Vida )

PowerPoint Presentation:

E com Joanna de Ângelis ... Mas a criatura humana é sempre herdeira de suas más inclinações. Antigos hábitos do passado espiritual não desaparecem com facilidade. Orgulho , arrogância , prepotência , egoísmo , ódio e ressentimento são vícios que ainda pesam fundo na economia moral da Humanidade. Esses sentimentos cruéis são a herança do que se viveu no pretérito remoto. Superá-los é o dever de todo homem comprometido com ideais de paz e redenção . Como visto, hoje não há mais duelos de vida e morte. Mas as criaturas permanecem se digladiando por bobagens. (Divaldo Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis . Do Livro: Jesus e Vida )

Convido-vos então ao duelo...:

Convido-vos então ao duelo... Um duelo contra as nossas imperfeições; Um duelo contra o orgulho , egoísmo e vaidade que ainda insistimos em cultivar dentro de nós; Um duelo interior pela transformação moral . “ Combati o bom combate .” (PAULO, II Timóteo, 4:7)

Onde queremos chegar?:

Onde queremos chegar? “ Então, a palavra duelo somente existirá na vossa linguagem como longínqua e vaga recordação de um passado que se foi. Nenhum outro antagonismo existirá entre os homens, afora a nobre rivalidade do bem. ” (Adolfo: ESE, XI – 11) “ Mas, assim como as convenções impuseram o repouso da espada entre amigos, na obra da civilização, o Evangelho consolidará o serviço legítimo da educação espiritual . ” (Emmanuel: Canais da Vida) “ Cesse com o triste hábito de duelar e ofender e passe a perdoar e compreender .” (Joanna de Ângelis : Jesus e Vida)

E qual o nosso papel?:

E qual o nosso papel? “ Cabe-vos, Espíritas, combater e destruir tão triste hábito, esse crime indigno dos anjos das trevas; cabe-vos dar o nobre exemplo da renúncia , a despeito de tudo a tão funesto mal. A vós, Espíritas sinceros, cabe fazer compreender o sublime das palavras dever , honra e coragem . E Deus falará por vossas vozes. Cabe-vos, enfim, a felicidade de semear entre vossos irmãos os preciosos grãos, por nós ignorados em nossa existência terrena - o Espiritismo. ” ( Antônio: Revista Espírita, 1862)

O Exemplo do Cristo...:

O Exemplo do Cristo... “ Aquele que matar pela espada, perecerá pela espada ; “ Se alguém bater-lhe na face direita, oferece a esquerda ”; “ Perdoai não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete vezes ”; “ Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem ”.

PowerPoint Presentation:

Contatos : Igor Mateus – [email protected] Material disponível para download em http://estudosespiritas.tk MUITO OBRIGADO E MUITA PAZ!!!!!