A pesca - 13 -14

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

A Pesca RECURSOS ALIMENTARES

PowerPoint Presentation:

A Pesca – atividade económica que retira do mar recursos para a alimentação do Homem e dos animais . O fundo do mar é constituído por várias partes: plataforma continental, talude continental e zona abissal . Perfil do fundo oceânico.

PowerPoint Presentation:

pouca profundidade e agitação das águas o que facilita a oxigenação e o desenvolvimento do fitoplâncton que, juntamente com o zooplâncton , vai alimentar os peixes; grande riqueza de nutrientes orgânicos e inorgânicos (alimentos para os peixes) que são transportados pelos rios; menor salinidade das águas , devido às águas dos rios que nelas desaguam; É na plataforma continental que se verifica uma grande riqueza de recursos piscatórios devido a: Assim, onde a plataforma continental é mais extensa , como no Nordeste do Atlântico e no Noroeste e Centro Oeste do Pacífico , existe maior abundância de pescado.

PowerPoint Presentation:

Tipos de pesca: Pesca Industrial e Pesca Artesanal . Caraterísticas Pesca Industrial Pesca Artesanal Tipo de Embarcações Embarcações de grande dimensão, equipadas com radares, sonares, meios aéreos, e redes muito potentes. Os navios são autênticas fábricas (navios fábrica). Pequena dimensão, com pequena capacidade de carga e por vezes sem motor e sem técnicas de conservação de pescado. Duração / local Longos períodos de tempo no mar alto (vários dias, semanas ou até meses). Algumas horas junto à costa. Destino Mercados nacionais e internacionais. Auto consumo e mercado local. Técnicas Técnicas sofisticadas de deteção dos cardumes, de captura, conservação e transformação do pescado. Técnicas rudimentares, artesanais – anzóis, linhas, armadilhas e redes de pequena dimensão. Grupo de países onde predomina Países desenvolvidos Países em desenvolvimento e nas zonas costeiras dos países desenvolvidos .

PowerPoint Presentation:

Técnicas de captura - pesca industrial

A pesca industrial/artesanal:

A pesca industrial/artesanal http://youtu.be/EBkgwPbgnKs

Principais áreas de pesca :

Principais áreas de pesca

Os 12 países que efetuaram maiores capturas, em 2005.:

Os 12 países que efetuaram maiores capturas, em 2005. As capturas de peixe

PowerPoint Presentation:

Problemas Poluição dos mares, rios, ribeiras e dos recursos piscícolas; Grande aumento das capturas (sobre pesca) redução dos stocks; Cardumes reduzida capacidade de regeneração; Espécies em vias de extinção; Frota pesqueira envelhecida. Evolução das capturas de peixe no mundo.

PowerPoint Presentation:

Perante as consequências da pesca excessiva, têm sido tomadas algumas medidas: a intensificação do estudo e inventariação das espécies , de modo a conhecer melhor os impactes que a ação humana tem sobre elas; a definição de quotas ­ limites máximos para as capturas de determinadas espécies ­ e de tamanhos mínimos de desembarque; a criação de normas que regulamentam os instrumentos de pesca ; a limitação do uso de técnicas como o arrasto, nas épocas de defeso. ­ Soluções

A aquacultura:

A aquacultura - produção de espécies aquáticas em ambiente controlado pelo Homem, tanto em água doce como em água salgada (algumas espécies de peixe, moluscos, crustáceos e algas). A aquacultura

PowerPoint Presentation:

Evolução da produção mundial em aquacultura Espécies produzidas em aquacultura. A aquacultura

PowerPoint Presentation:

Maiores produtores em aquacultura, em 2005. Produtores em aquacultura

A aquacultura na União Europeia:

A aquacultura na União Europeia

A aquacultura:

A aquacultura http://youtu.be/Y1S26fNFIPU

PowerPoint Presentation:

Portugal A pesca é uma atividade económica importante em Portugal. No nosso país praticam-se os dois tipos de pesca: a artesanal e a industrial. Aliadas à pesca temos ainda a indústria de conservas, a congelação, a salga e a secagem. Embora Portugal tenha uma extensa costa marítima e uma grande ZEE , a pesca encontra-se em crise devido à sua frota ser muito envelhecida.

Pesca – espécies capturadas e produzidas:

Pesca – espécies capturadas e produzidas

Pesca em Portugal:

Pesca em Portugal http://youtu.be/XOp9dApwtGM

PowerPoint Presentation:

Glossário Plataforma continental – zona cuja profundidade não ultrapassa os 200m e que rodeia os continentes e ilhas. Talude continental – zona intermédia entre a plataforma continental e as zonas abissais. Zona abissal – zona profunda do oceano. Plâncton – microrganismos que servem de alimento aos peixes. Fitoplâncton – microrganismo de origem vegetal. Zooplâncton - microrganismo de origem animal. ZEE – área marítima que vai até às 200 milhas da costa, num total de 320 km, sobre a qual cada país costeiro detém os direitos de exploração, gestão e preservação de todos os recursos aí existentes.

Um consumo responsável:

Um consumo responsável

Saber mais…:

S aber mais… http://youtu.be/aoxJdiEx4hA http://youtu.be/XW7-jRKtiOM http://youtu.be/U7LxnljOuDk http://youtu.be/RY7FssR43GQ

authorStream Live Help