Problemas ambientais na atmosfera 14-15 _Santillana

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Ambiente e Sociedade:

Ambiente e Sociedade Os grandes problemas ambientais n a atmosfera

Principais fontes de contaminação do ar:

Principais fontes de contaminação do ar

Principais problemas:

Principais problemas Smog; Chuvas ácidas; Destruição da camada de ozono; Aumento do efeito de estufa; Alterações climáticas.

Smog*:

Smog* *Smog - Nevoeiro espesso e amarelado que se forma sobre as áreas urbano-industriais, devido à retenção de poluentes nas gotículas de água, que constituem o nevoeiro, o que impossibilita a sua dispersão. Causas Fumo dos veículos motorizados; Fumos industriais; Existência de nevoeiro. Smog em Nova Iorque. Consequências Problemas de saúde ( dores de cabeça, náuseas, irritações nos olhos e na garganta); Agravamento dos problemas respiratórios ( asma e bronquite) ; Alterações no sistema imunitário.

Chuvas ácidas*:

Chuvas ácidas* Causas D ióxido de enxofre; Óxido de azoto. * Chuvas que contêm poluentes que, quando dissolvidos, lhes conferem um pH ácido normalmente inferior a 5.

Chuvas ácidas:

Chuvas ácidas

Chuvas ácidas no mundo:

Chuvas ácidas no mundo

Consequências:

Consequências Acidificação dos solos, lagos, rios e albufeiras; Destruição de culturas agrícolas; Destruição da vegetação; Aumento da erosão dos solos Corrosão de edifícios, estátuas, esculturas e pontes; Desaparecimento de plantas e espécies de peixes; Problemas respiratórios e problemas pulmonares. .

Destruição da camada de ozono*:

Destruição da camada de ozono* O ozono atua como um filtro das radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo Sol, evitando que a maioria atinja a Terra. Porém, desde há muito que a espessura da camada de ozono começou a diminuir, principalmente devido à emissão de clorofluorcarbonetos (CFC) para a atmosfera.

Causas CFC – Clorofluorcarbonetos; Brometo de metilo; Halons. :

Causas CFC – Clorofluorcarbonetos; Brometo de metilo; Halons .

Consequências:

Consequências Queimaduras e envelhecimento da pele; Aumento dos casos de cancro da pele; Atrofia e raquitismo; Incremento de cataratas nos olhos; Diminuição das defesas imunológicas; Redução do crescimento das plantas; Alterações genéticas no fitoplâncton.

A evolução do buraco do ozono na Antártida:

A evolução do buraco do ozono na Antártida Evolução do buraco de ozono na Antártida  desde 1996 (quanto mais azul escuro, menos ozono existe, maior é o buraco).

Efeito de estufa*:

E feito de estufa* O sol envia energia que atinge a superfície da Terra. Parte dessa energia é reenviada para a atmosfera, sob a forma de calor. Outra parte é absorvida por alguns gases: água (H 2 O) e dióxido de carbono (CO 2 ). CO 2 H 2 O E é novamente reenviada para a Terra, ficando retida na atmosfera. Como se forma o efeito de estufa? H 2 O CO 2 *Fenómeno natural, provocado por alguns gases existentes na atmosfera que mantêm o equilíbrio térmico no nosso planeta. Temperatura média na Terra : 15 o C Temperatura média na Terra sem efeito de estufa : -18 o C

Aumento do efeito de estufa:

Aumento do efeito de estufa Aumento do efeito de estufa Aumenta a quantidade de calor que fica retida na atmosfera Poluição atmosférica GEE - CO2, vapor de água, metano, ozono, CFC) que provoca que provoca Aquecimento global

Causas:

Causas Origem dos GEE. O s GEE.

Consequências:

Consequências Aquecimento global; Fusão dos gelos das regiões polares; Subida do nível das águas dos oceanos, com a submersão de áreas litorais e ilhas; Migrações da população; Modificações no regime das precipitações e no ciclo natural da água; Aceleração do processo de desertificação, aumentando a escassez de alimentos; Aumento dos incêndios florestais; Branqueamento de corais; Alterações climáticas com implicações profundas na fauna e na flora.

Alterações climáticas:

Alterações climáticas Poluição atmosférica Destruição da camada de ozono Aumento do efeito de estufa Alterações climáticas Aquecimento global Modificação do ritmo anual de precipitação

Slide18:

traduzem-se na subida Alterações climáticas da temperatura da precipitação do nível do mar que influenciam as áreas costeiras a floresta os recursos hídricos a natureza a agricult . a saúde I nundação das áreas costeiras Erosão costeira Problemas de abas- tecimento de água Água insuficiente Luta pela água Pragas de insetos Maior necessida - de de rega Perda da biodiversi - dade Dimi - nuição dos glaciares Desfloresta- ção Doenças infeciosas Doenças respiratórias Mortes

Soluções:

Soluções Instalar filtros nas fábricas; Utilizar com mais frequência os transportes públicos; Recorrer a energias não poluentes e a tecnologias limpas; Cumprir os protocolos internacionais (acordos entre países): Protocolo de Montreal ( eliminação de substâncias que destroem o ozono); Protocolo de Quioto (redução dos GEE); Disponibilizar recursos financeiros, tecnológicos e e ducativos, para inverter as agressões à atmosfera; Sensibilizar para a poupança de energia.

authorStream Live Help