Best Enterprise Open-Source 2008 eLabs

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: mgielissen (138 month(s) ago)

Great presentation

By: fasgoncalves (138 month(s) ago)

Glad you find it valuable !!! Have a nice day ! Regards, Fg

 

Presentation Transcript

Slide 1: 

2008 - Aplicações corporativas “open source” Gestão de Conteúdos e e-Learning Moodle ERP (Gestão de Recursos Corporativos) Gestão de Projectos Monitorização de Aplicações BPM (Business Process Management) Portal Corporativo e Wikis Comércio Eletrónico Business Intelligence CRM Relatórios E-Mail Colaborativo COMPUTERWORLD e BOOS IE Direitos reservados © 2008 Mashups – ProjectPier – ActiveCollab – Collab Anywhere

Slide 2: 

O Alfresco Community está disponível sob licença “open source” (mesmo sem suporte formal). O Alfresco é mesmo uma plataforma alternativa ao MicroSoft SharePoint (connection compatible) e poderá gerir todas as funções de ECM: gestão de imagens, gestão de documentos, gestão de informações corporativas e gestão de conteúdo web e integração com plataformas sociais como o FaceBook. O Alfresco é simples para os utilizadores finais e os programadores têm a vantagem em dispor de “templates” pré-configurados. Gestão de conteúdos e Redes Sociais de nível Enterprise 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 3: 

O Compiere é um bom ERP (Enterprise Resource Planning) para propósitos gerais com algumas das funções de CRM. Tem módulos financeiro, RH, Salários, “procurement” e gestão de inventário, assim como vendas e relatórios. A Compiere apostou em melhorar a segurança e a experiência dos utilizadores, com melhor pesquisa e interface baseados no browser. Algumas funções estão apenas na edição paga, mas o ERP em “open-source” é uma boa alternativa. ERP (Gestão Recursos Corporativos) 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 4: 

Existem várias opções “open-source” em alternativa ao Microsoft Project. O GanttProject, o OpenProj e o baseado em Windows Open Workbench são alguns. Mas esses ficam atrás do dotProject. Este tem uma interface simples que dá acesso rápido aos vários projectos, tarefas e arquivos associados. A página de resumo traz “snapshots” de todos os projectos. A capacidade de elaborar relatórios, calendários, fóruns e Bd de dados de contactos, são ainda factores a considerar numa solução colaborativa para a gestão integrada de projectos. Gestão de projectos 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 5: 

Para ter toda a monitorização apenas num “dashboard”, o Hyperic HQ é a solução por excelência. Poderá monitorar e gerir vários tipos de servidores, assim como redes e ambientes virtuais. Este fornece um controle granular nos “thresholds” e alertas, gestão remota e gestão via interface web. O Hyperic HQ também analisa logs, ajudando na segurança e registando as mudanças no inventário. De realçar sobretudo a capacidade de monitorar e registar mudanças históricas no ambiente. Para a plataforma de monitorização de rede e infra-estrutura virtualizada, com VMWARE, destaca-se o ZENOSS. Monitorização de aplicações e infra-estrutura virtual 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 6: 

O Intalio BPMS combina um motor J2EE/JBI baseado em processos BPEL 2 com um designer baseado em Eclipse, para modelar as actividades de negócios. Os utilizadores finais ganham acesso baseado em “design” web para a gestão das tarefas. Ainda existem algumas lacunas nesta solução, mas com o que está disponível assinala-se um esforço considerável. BPM (business process management) 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 7: 

Vários portais corporativos abertos são conhecidos como o JBoss, Metadot e o Liferacy Portal. Mas quando se procura capacidade, “responsiveness” e robustez corporativa, O MindTouch Deki-Wiki aqui destaca-se. É fácil de “customizar” e consegue lidar com grandes estruturas organizacionais, dando para cada área e utilizadores permissões de segurança distintas. Dispõe ainda de interfaces de “desktop” com facilidades de “drag” e “drop”, simplificando as operações de arquivamento de pastas e ficheiros. Portal corporativo Ver também projecto de Gestão do Conhecimento Organizacional WikiOpen 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 8: 

O software baseado em PHP Magento eCommerce  oferece poder e flexibilidade para catalogar e efectuar a gestão de clientes, fornecendo administração centralizada em múltiplas “store-fronts” e suporte para várias moedas e línguas, incluindo o português. Destaque para a navegação hierarquizada, assim como para as ferramentas de promoção e alertas pró-activos, que rivalizam com as habilidades de pedido em tempo real das soluções pagas. Comércio Electrónico 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 9: 

São poucas as opções de BI em “open source”, mas as que existem são bem interessantes. Seleccionou-se o Pentaho Open BI Suite pela capacidade dos relatórios e “dashboards” que~estão bem concebidos, bem como a integração de dados (através do motor Pentaho Kettle ETL), análise dos dados (com o servidor Mondrian 3.0 OLAP) e “data mining” avançado (através do Weka project). Os utilizadores finais parecem apreciar o interface web e a elevada usabilidade. BI - Business Intelligence 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 10: 

O SugarCRM ainda é o CRM “open-source” mais completo. O interface flexível em AJAX tem a força de um cliente off-line e dispõe de plug-ins para o Microsoft Outlook. A versão 5.1 (em beta) suporta smartphones e PDAs com um interface web e boas opções de buscas, que disponibilizam rápidamente os dados para os utilizadores móveis. Ainda um wizard facilita a geração de relatórios complexos que podem ser integrados no MS Excel ou OpenOffice Calc. CRM (Customer Relationship Management) 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 11: 

O JasperReports apresenta-se com um dos mais sofisticados motores de produção de relatórios do mercado – entre proprietários e “open-source”. As funcionalidades para impressão condicional, suporte para grandes trabalhos e a habilidade de combinar vários tipos de relatórios em um mesmo trabalho, o JasperReports dá conta, tanto dos relatórios de conteúdos ricos impressos, quanto dos aprofundados e obtidos em relatórios online. Relatórios 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 12: 

A plataforma Zimbra Collaboration Suite (ZCS) é um sistema de e-mail e colaboração inovador e constitui uma solução de nível enterprise, em código aberto, mas com toda a garantia de suporte, mesmo em 7X24 horas.                          Trata-se de uma plataforma baseada numa arquitectura Web de tecnologia Ajax, cujo motor principal é o componente ZCS. O interface de cliente é baseado em Web e integra um conjunto de facilidades poderosas, como e-mail, contactos, calendário partilhado, integração com VoIp e criação publicação on-line de documentos. A plataforma encontra-se dotada de componentes em código aberto, designados por tecnologia Zimlet, facilitando estes a integração com componentes web de terceiras partes, como interface com sistemas VoiP (asterisk PABX, Skype, etc) e outros componentes como Google Maps, Conferência Web DimDim, e-Learning Moodle,  soluções de content management (Alfresco) e software variado de outras terceiras partes. Plataforma de e-Mail 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 13: 

A plataforma Moodle (e-Learning) é um sistema de gestão de cursos (LMS), gratuito e “open-source”. Foi concebido através de uma implementação dos mais sólidos conceitos pedagógicos e respeitando os principais procedimentos didácticos, de molde a contribuir para a criação efectiva de comunidades de aprendizagem “on-line”, através da Web 2.0. Este software é “open-source” e poderá ser instalado em qualquer computador com Linux ou Mac, sendo-lhe possível escalar facilmente para uma plataforma de uma Universidade ou Empresa, com mais de 200.000 alunos.  Mais informação em www.moodle.com e-Learning (LMS) 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 14: 

A plataforma "ERP5 Banking" oferece uma solução completa para os Bancos Centrais, incluindo gestão de tesouraria, gestão e controlo de contas (ver detalhes).Trata-se de um projecto totalmente em “open-source” e disponível para download.O "ERP5 Banking" inclui modelo avançado de segurança integrada, baseado na Gestão dos Recursos Humanos e dispõe de interfaces com as principais bases de dados comerciais. Trata-se de uma plataforma integralmente baseada na Web e em interface com o utilizadores através de Browser. Para obter "Press Release" do Projecto Bancário Europeu, "Click" Aqui.O ERP5 Banking está actualmente adaptado para as exigências de um Banco Central ou por Private Banking. Também inclui apoio inicial para Gestão de activos. A evolução futura do ERP5 Banking perspectiva irá cobrir as necessidades gerais dos sistemas bancários mundiais.Highlights ERP5 10 Key AdvantagesERP5 Success StoryERP5 : Next Generation Open Source Architercture.Linux ERP Software ListOpen Source / Libre ERP List ERP 5 (Enterprise Resource Planning) – “Open-Source” em Linux para a Banca 2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source”

Slide 15: 

2008 Aplicações Colaborativas em “Open-Source” Francisco Gonçalves [email protected] IT Architect (2008) Softelabs

authorStream Live Help