O mundo industrializado no século XIX

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX

PowerPoint Presentation:

NOVAS FONTES DE ENERGIA; NOVOS INVENTOS TÉCNICOS Por volta de 1870… …deram-se, em alguns países, mudanças importantes na indústria . Estas mudanças foram tão significativas que os historiadores falam do aparecimento de uma... 2ª Revolução Industrial

PowerPoint Presentation:

… as indústrias começaram, a partir de então, a utilizar novas fontes de energia e novas máquinas. Com efeito…  a invenção da turbina e do dínamo , que permitiu a produção de eletricidade.  o petróleo (gasolina, gasóleo), que passou a ser utilizado nos motores de explosão . Para além das novas fontes de energia Eletricidade Petróleo e dos progressos técnicos referidos Turbina Motor de explosão Dínamo …muitas outras inovações levaram ao desenvolvimento da indústria …

PowerPoint Presentation:

…utilizaram-se novos metais Por outro lado… …com novas finalidades. Níquel Alumínio …e aproveitaram-se outros já conhecidos Cobre Estanho Chumbo

PowerPoint Presentation:

Entre as novas indústrias destacaram-se:  a do aço Máquinas Torres Pontes  a da química Fertilizantes Medicamentos  e a de material elétrico Eletrodomésticos

PowerPoint Presentation:

 Assim, a indústria tornou-se a principal atividade económica .  O crescimento das novas indústrias permitiu colocar nos mercados internacionais quantidades maciças de equipamento e bens de consumo.

PowerPoint Presentation:

A EXPANSÃO DOS TRANSPORTES

PowerPoint Presentation:

Para além de novas fontes de energia e de novas máquinas , a 2ª Revolução Industrial foi, também, acompanhada por importantes inovações nos transportes e comunicações :  construção de vias férreas na Europa, América e Ásia, a ligar os principais centros económicos;  a construção de canais (Suez, Panamá)  progressos na navegação:  com o aumento da tonelagem e da velocidade dos barcos;  e a melhoria dos portos e dos cais

PowerPoint Presentation:

A revolução dos transportes trouxe benéficas consequências para a economia dos países: Desenvolveram-se novos centros industriais ; Criaram-se novos postos de trabalho ; Aumentou o tráfego de produtos e de passageiros . Em cada país , constituiu-se um mercado nacional , em virtude do estabelecimento de trocas regulares entre as diversas regiões. Também se aceleraram as trocas entre os continentes .

PowerPoint Presentation:

A HEGEMONIA INGLESA E AS NOVAS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS

PowerPoint Presentation:

O APARECIMENTO DE NOVAS POTÊNCIAS …surgiram novas potências industriais como: Alemanha Estados Unidos Japão Com a 2ª Revolução Industrial… …a par da Inglaterra

PowerPoint Presentation:

Nos finais do século XIX , a indústria alemã conheceu um crescimento espetacular , em particular nos setores : O APARECIMENTO DE NOVAS POTÊNCIAS Alemanha  Algodoeiro  Siderúrgico  Material elétrico  Produtos químicos Para tal contribuíram os  abundantes recursos naturais (em carvão e ferro), uma  mão-de-obra trabalhadora e disciplinada e a  proteção do Estado.

PowerPoint Presentation:

O APARECIMENTO DE NOVAS POTÊNCIAS Estados Unidos Devido às  abundantes riquezas naturais e a uma  população jovem e dinâmica , desenvolveram-se, a partir de 1860, as indústrias: Alcançaram, também, um enorme crescimento económico .  Agro-pecuária  Siderúrgica  de material elétrico Nos inícios do século XX , os Estados Unidos ocupavam, já em alguns sectores, o primeiro lugar a nível mundial.

PowerPoint Presentation:

O APARECIMENTO DE NOVAS POTÊNCIAS Japão Entrou, a partir de 1868, numa fase de grande progresso , passando a indústria japonesa a afirmar-se nos mercados mundiais.  A construção naval conheceram um forte crescimento.  e os sectores algodoeiro e têxtil Para os progressos da indústria japonesa contribuíram:  a vinda de técnicos estrangeiros;  e o trabalho disciplinado e organizado das empresas. Contudo, apesar dos progressos verificados, o Japão ocupava um lugar modesto entre as nações industrializadas.

PowerPoint Presentation:

A NOVA DOUTRINA ECONÓMICA O dinamismo da economia mundial, que se verificou a partir da 2ª metade do século XIX, foi impulsionado pelo… Defende a livre iniciativa (a liberdade de produção e de circulação) Liberalismo Económico. E a economia de mercado. Em consequência , as empresas alcançaram grande dimensão e desenvolveu-se o capitalismo financeiro . Ao mesmo tempo, a população aumentou e os centros urbanos cresceram .

PowerPoint Presentation:

CONTRASTES E ANTAGONISMOS SOCIAIS

PowerPoint Presentation:

A REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA No século XIX, a população europeia cresceu de forma significativa. Para este espetacular crescimento contribuíram os seguintes fatores :  aumento da produção agrícola, o que permitiu uma alimentação mais abundante e variada;  progressos na medicina, com a utilização de novos medicamentos e a prática da vacinação (criada por Jenner e Pasteur);  melhoria nos transportes, o que permitiu colocar, com mais facilidade, produtos nos mercados;  progressos da higiene em geral (pessoal e pública, com a construção de redes de esgotos e de água corrente), o que fez diminuir a propagação das doenças. Este forte crescimento da população - "revolução demográfica" foi o resultado, em grande parte, do recuo da mortalidade.

PowerPoint Presentation:

O CRESCIMENTO DAS CIDADES A EMIGRAÇÃO

PowerPoint Presentation:

As populações em crescimento dirigiram-se para as cidades , onde as indústrias proporcionavam mais postos de trabalho . Em resultado do movimento das populações , a população urbana tornou-se, em alguns países, maior do que a população rural.

PowerPoint Presentation:

O crescimento das cidades trouxe novos problemas : As áreas urbana e suburbana alargaram-se. Em consequência…   abriram-se novas ruas   praças   e jardins Tornou-se necessário estabelecer:  redes de água e de esgotos;  de iluminação  e meios de transporte

PowerPoint Presentation:

…construíram-se espaços públicos, como Por outro lado… Mercados Estações ferroviárias Mas, nos campos e nas cidades não havia trabalho para todos.

PowerPoint Presentation:

…muitos foram obrigados a emigrar… Por isso…

PowerPoint Presentation:

A emigração europeia provinha, em grande parte:  da Grã-Bretanha;  da Irlanda;  da Alemanha; …e, a partir de fins do século XIX…  da Espanha;  de Portugal;  da Itália;  da Grécia. Dirigiu-se, sobretudo, para:  Estados Unidos,  Canadá,  Brasil,  Argentina  e Austrália

PowerPoint Presentation:

A SOCIEDADE DE CLASSES

PowerPoint Presentation:

A PRIMAZIA DA BURGUESIA No século XIX… …em resultado das revoluções liberal e industrial , formou-se uma nova sociedade … a sociedade de classes Nesta sociedade, a importância de cada pessoa depende do que produz e dos bens que possui . Por isso, cada um pode ascender socialmente em função do seu esforço e capacidade .

PowerPoint Presentation:

Na sociedade de classes… …ocupam lugares de importância muito distintos … e o proletariado Burguesia

PowerPoint Presentation:

Burguesia Defende a livre iniciativa O direito à propriedade Cultiva valores próprios  a família  a crença no valor do trabalho  o gosto pelo bem-estar e pela ostentação Detém o poder económico e, em defesa dos seus interesses, procura controlar o poder político . Ocupa, por isso, na sociedade um lugar cimeiro .

PowerPoint Presentation:

A burguesia… …é constituída por diferentes estratos sociais:  formada pelos grandes capitalistas ( donos de fábricas , bancos , firmas comerciais );  composta por membros das profissões liberais , empregados do Estado e das empresas. Na base da sociedade, situa-se…  constituído por operários e camponeses e também por mendigos e marginais .

PowerPoint Presentation:

O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS e os operários… No século XIX… …os camponeses levavam uma vida difícil.

PowerPoint Presentation:

Os camponeses… O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS …com vista a melhorar a sua situação, partiam para as cidades ou emigravam para outros países ou continentes .

PowerPoint Presentation:

O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS Por sua vez… …os operários , nos centros industriais , tinham também uma vida dura .

PowerPoint Presentation:

O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS  o horário de trabalho era longo (até 1860, em regra de 12 a 15 horas, sem férias e, muitas vezes, sem descanso ao Domingo);  o trabalho era mal pago (recorria-se com frequência à mão-de-obra feminina e infantil por ser mais barata e mais dócil);  o desemprego era elevado (10 a 15% da população activa );  a segurança nas fábricas e nas minas era muito deficiente, o que originava frequentes acidentes (explosões, incêndios, inundações).

PowerPoint Presentation:

Os operários , por falta de meios: O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS  alimentavam-se mal;  moravam em habitações sem condições.  Estavam sujeitos a doenças como: O tifo A cólera A tuberculose  A mortalidade infantil era elevada e a esperança de vida curta.

PowerPoint Presentation:

O PROLETARIADO E OS SEUS PROBLEMAS  O operariado era, também, afectado por muitos problemas sociais:  alcoolismo  criminalidade  mendicidade  prostituição E o que foi feito para melhorar a sua situação?

PowerPoint Presentation:

O MOVIMENTO SINDICAL E OS PROTESTOS SOCIALISTAS

PowerPoint Presentation:

O MOVIMENTO OPERÁRIO Os operários viviam em grandes dificuldades :  salários baixos;  muitas horas de trabalho por dia;  alimentação deficiente;  más condições de habitação. Naturalmente, a miséria levou-os à revolta

PowerPoint Presentation:

O MOVIMENTO OPERÁRIO Por isso… …recorreram à destruição de máquinas e de instalações Ludismo

PowerPoint Presentation:

Em Inglaterra … as greves multiplicaram-se a partir de 1790 . De igual modo, os operários procuraram organizar-se para melhorar a sua situação .  cooperativas; Assim constituíram …  sociedades de socorros mútuos;  e sindicatos.

PowerPoint Presentation:

O Estado , a princípio, não se preocupou com a sorte dos operários . Mas, progressivamente, tomou medidas em sua defesa . INGLATERRA 1824 – Reconhecimento do direito de associação. 1825 – Reconhecimento do direito à greve. 1833 – Proibição do trabalho a menores de 9 anos. Direito de voto dos trabalhadores. 1871 – Reconhecimento dos sindicatos. 1898 – Lei de proteção contra acidentes de trabalho. 1908 – Horário de trabalho de oito horas diárias.

PowerPoint Presentation:

FRANÇA 1864 – Despenalização da greve. 1874 – Proibição de trabalho a menores de 13 anos. 1884 – Reconhecimento dos sindicatos. 1894 – Seguros contra acidentes de trabalho. 1900 – Lei das 10 horas de trabalho diárias. 1905 – Lei das oito horas diárias de trabalho para os mineiros. Os sindicatos , para terem mais força, uniram-se a nível internacional . Por isso, em 1864 , foi fundada a 1ª Internacional – a Associação Internacional dos Trabalhadores.

PowerPoint Presentation:

OS CONTRIBUTOS SOCIALISTAS A situação do operariado fez surgir as doutrinas socialistas . Alguns pensadores começaram a pôr em causa o sistema capitalista . Entre outros… Robert Owen Charles Fourier …propuseram soluções para pôr termo à exploração do operariado e criar uma sociedade mais justa . Mas as soluções apresentadas eram pouco realizáveis… Por isso, as suas teorias foram chamadas de socialismo utópico .

PowerPoint Presentation:

Outros pensadores como… Marx Engels …apresentaram propostas mais concretas para mudar a sociedade. Entre outras ideias, defenderam que:  os meios de produção (fábricas, terras) deviam pertencer ao Estado ;  e pôr termo ao sistema capitalista .  era sua intenção construir uma sociedade sem classes ; Por isso, estes pensadores são considerados os fundadores do socialismo científico .

PowerPoint Presentation:

Marx e Engels publicaram, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista , onde expuseram os princípios fundamentais da sua conceção de socialismo. As suas ideias vieram a ser aplicadas no século XX em vários países .

authorStream Live Help