João Rodrigo e José Pedro 4ºano Oceanos e Continentes

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Trabalho Realizado Por::

Oceanos e Continentes

Trabalho Realizado Por::

Oceanos e Continentes

Trabalho Realizado Por::

Oceanos Um oceano é o componente principal da superfície da Terra, constituído por água salgada. Forma a maior parte da hidrosfera: aproximadamente 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados). Mais do que a metade desta área tem profundidades maiores que 3.000.

Trabalho Realizado Por::

Continentes Continente é uma grande massa de terra cercada por água. Na gigantesca massa de água salgada (formada principalmente pelos oceanos) pela qual são cobertos mais de 10% da superfície terrestre, é muito fácil notar aqui e ali o aparecimento de territórios contínuos muito extensos, o que torna pouco conveniente para os geógrafos dar a essas massas o nome de ilhas. Assim, essas extensões de terras são definidas como continentes.

Trabalho Realizado Por::

Oceano Atlântico O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que, às vezes, o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas".

Trabalho Realizado Por::

Oceano Pacífico O oceano Pacífico é a maior massa marítima da Terra, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Movendo-se um globo terrestre de forma adequada é possível visualizar-se um hemisfério inteiro do planeta coberto apenas por água, ficando todos os continentes no hemisfério oposto, ocultos à visão em tal posição . Em sua essência - excluída pequena área associada ao oceano Antártico.

Trabalho Realizado Por::

Oceano Índico O oceano Índico é a terceira maior divisão oceânica do mundo, cobrindo aproximadamente 20% da água da superfície da terra . É limitada pela Ásia, incluindo a Índia, em que o oceano é chamado , no norte, a oeste pela África, a leste pela Austrália, e ao sul pelo oceano Antártico (ou, dependendo da definição, por parte da Antártida ).

Trabalho Realizado Por::

Oceano Glacial Ártico O oceano Ártico é localizado no Hemisfério Norte e em sua maioria na região polar ártica, é a menor, e mais rasa das cinco grandes divisões oceânicas do mundo . A Organização Hidrográfica Internacional ( OHI) reconhece o oceano Ártico como um oceano, embora alguns oceanografistas o chamam de mar Ártico Mediterrâneo ou simplesmente mar Ártico, classificando-o como um dos mares mediterrâneos do oceano Atlântico . Por outro lado, o oceano Ártico pode ser visto como o lobo norte do oceano Mundial.

Trabalho Realizado Por::

Oceano Glacial Antártico O oceano Austral (AO 1945: oceano Austral), também chamado de oceano Antártico e o oceano glacial Antártico é o conjunto das águas que banham o Continente Antártico, mas que em realidade constituem o prolongamento meridional do oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico. Muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos, não reconhecem a existência do oceano Antártico, considerando-o como uma junção de partes dos outros oceanos .

Trabalho Realizado Por::

Continente Europeu A Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pela divisória de águas dos montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, o Cáucaso , e o mar Negro a sudeste . A Europa é limitada pelo oceano Glacial Ártico e outros corpos de água no norte, pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo ao sul, e pelo mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste. No entanto, as fronteiras para a Europa, um conceito que remonta à Antiguidade clássica, são um tanto arbitrárias, visto que o termo "Europa" pode referir-se a uma distinção cultural e política ou geográfica.

Trabalho Realizado Por::

Continente Americano América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular (não-continental) encontra-se na Groenlândia, o Nordostrundingen, enquanto o ocidental localiza-se nas Aleutas. Já os extremos continentais (não-insulares) são o cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental, no Alasca, e a ponta do Seixas, extremo oriental, no estado brasileiro da Paraíba. A América compõe-se de duas massas de dimensões continentais (as Américas do Norte e do Sul) ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá). Além dessas divisões, há os conceitos das chamadas América Central e Mesoamérica.

Trabalho Realizado Por::

Continente Asiático Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial. A Ásia faz fronteira no lado ocidental com a África e com a Europa, e no lado oriental com o oceano Pacífico, a Oceânia e, em menor proporção, com a América do Norte, pelo Estreito de Bering.

Trabalho Realizado Por::

Continente Africano A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilhão de pessoas (estimativa para 2005), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.

Trabalho Realizado Por::

Oceânia A Oceânia é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra composto pela Austrália e as Ilhas do Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia); todavia, em termo operacionais, busca-se dividir o planeta em agrupamentos continentais e, por isso, associam-se todas as ilhas com o continente da Austrália ou com a Australásia.

Trabalho Realizado Por::

Antártida A Antártida é o mais meridional dos continentes e um dos maiores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos .

Trabalho Realizado Por::

Trabalho Realizado Por: João Rodrigo Moderno Ferreira 4º Ano José Pedro Teixeira Pinto 4º Ano

authorStream Live Help