arte bizantina

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

A ARTE MEDIEVAL A ARTE BIZANTINA:

A ARTE MEDIEVAL A ARTE BIZANTINA Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente – com capital em Roma Império Romano do Oriente – com capital em Constantinopla (antiga Bizâncio). Com o período das invasões Bárbaras, a face ocidental do Império foi tomada enquanto a oriental conseguiu permanecer graças a sua economia forte e sua economia privilegiada.

Slide 2:

O Império Romano do Oriente passou a ser conhecido como Império Bizantino por sua sede localizar-se na cidade de Constantinopla, antiga Bizâncio. Uma das principais características de “Bizâncio” é o cristianismo herdado do Império Romano, a religião é o principal tema da arte praticada no Império Bizantino. A influência da religião torna-se mais marcante ainda depois do “ Cisma do Oriente” (1054), onde ocorre a separação entre a Igreja Católica Apostólica Romana (da Europa ocidental), e Igreja Ortodoxa Grega ( de Constantinopla).

Slide 3:

A arte bizantina era instrumento de fortalecimento do poder do Imperador, que era considerado sagrado, um representante de Deus na terra. Os métodos rígidos também eram outra característica marcante da arte Bizantina, as regras das artes eram ditadas pelos sacerdotes. Um exemplo disso é a proibição de representar a figura humana lateralmente. O Imperador Justiniano e a Imperatriz Teodora chegaram a ser representados com a tradicional aréola que era reservada somente aos santos.

O Mosaico Bizantino:

O Mosaico Bizantino Uma outra característica marcante da Arte Bizantina é a utilização de Mosaicos O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino não se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem também os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente; e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais: o ouro.

Slide 5:

Imperador Justiniano Representado como um “Santo”

Slide 6:

Imperatriz Teodora e sua corte – Igreja de São Vital

Representação de Cristo na Catedral de Santa Sofia:

Representação de Cristo na Catedral de Santa Sofia

A Arquitetura Bizantina:

A Arquitetura Bizantina As principais características da arquitetura bizantina são a riqueza de detalhes e as cúpulas arredondadas sustentadas por uma planta quadrada, característica herdada posteriormente pelos árabes. A principal representante da arquitetura bizantina é certamente a Basílica de Santa Sofia em Istambul (antiga Constantinopla).

Slide 9:

Basílica de Santa Sofia – Istambul Turquia, que após a conquista do Império Bizantino pelos turcos em 1453 tornou-se uma mesquita e hoje é um cento cultural.

authorStream Live Help