Slide 1: 1º P - PRODUTO
MERCADOLÓGICA 1 Prof. Dawison Calheiros
Slide 2: Produto é algo que possa ser oferecido a um mercado para aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Os produtos vão além de bens tangíveis.
Incluem:
Produtos físicos
Serviços
Pessoas
Locais
Organizações
Idéias
Combinações dos elementos acima O QUE É UM PRODUTO ?
Slide 3: Produtos - Conceitos “O Sucesso de um produto no mercado está freqüentemente relacionado a Percepção do seu Valor pelo Consumidor”. É mais que um Objeto Tangível
É projetado para servir usuários e proporcionar resultados evidentes e identificáveis
No Mercado, o que vale é a Percepção do Consumidor Estão lembrados dos Benefícios de Uso, Funcional e Emocional?????
Slide 4: Produto: é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor.
Slide 5: Administração de Produtos Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer a um desejo ou necessidade.
Os 5 Níveis de um Produto
Beneficio Núcleo – O que o cliente está realmente comprando. Ex. Um hospede de Hotel está comprando “Descanso ou Pernoite”.
Produto Genérico – Transforma o Benefício Núcleo em Produto Básico. Ex. Quarto de Hotel com Cama, Banheiro, Toalhas, armários, etc..
Produto Esperado – Série de Atributos e condições que os consumidores normalmente esperam ao comprarem. Ex. Cama arrumada e Confortável, tranqüilidade, Banheiro e toalhas limpas, etc..
Produto Ampliado – Procura exceder as expectativas do Cliente. Ex. Televisão com controle remoto, registro rápido, boas refeições, etc..
Produto Potencial - Aumento e transformações que o produto poderá ser submetido no Futuro.* Busca Fidelização*
NÍVEIS DO PRODUTO : NÍVEIS DO PRODUTO Marca Qualidade Embalagem Design Características Entrega
e
Crédito Instalação Garantia Serviços
Pós-vendas Benefício ou
Serviço básico Produto real Produto básico Produto ampliado
Slide 7: Produto Básico Produto Real Produto Ampliado
Acomodação Hotel Sauna, Piscina, Ginástica
Transporte Automóvel Garantia
Segurança Conta Bancária Home Banking
Slide 8: Bens não-duráveis: são bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes. Como são consumidos rapidamente e comprados com freqüência, a estratégia apropriada é torná-los disponíveis em muitos locais, ter pequena margem de lucro no varejo e anunciar maciçamente para induzir à experimentação e ganhar preferência do consumidor.
Bens duráveis: são bens tangíveis normalmente usados durante um longo período de tempo. Normalmente exigem venda pessoal e serviços, trabalham com uma margem mais alta e requerem mais garantias por parte do fabricante.
Serviços: são produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Como resultado, normalmente exigem mais controle de qualidade, credibilidade de fornecedor e adaptabilidade. CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS - DURABILIDADE E TANGIBILIDADE -
Slide 9: Bens de especialidade Bens não procurados Bens de compra comparada Bens que o consumidor, no processo de seleção e compra, compara, caracteristicamente, baseado em adequação, qualidade, preço e estilo. Exemplos incluem móveis, vestuário e carros. Bens de Conveniência Bens com características e/ou
identificação de marcas exclu-
sivas, para as quais um grupo
significativo de compradores
está habitualmente disposto a
fazer um esforço especial de
compra. Exemplos incluem
artigos de luxo, carros e ternos. Bens sobre os quais o consumidor não tem conhecimento ou sobre os quais sabe pouco, mas que não pensa normalmente em comprar. Exemplos incluem seguro de vida, lotes de cemitério e enciclopédias. Bens que o consumidor, geralmente, compra com freqüência, de imediato e com mínimo esforço. Exemplos incluem cigarros, jornais e aparelhos de barbear. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO
Slide 10: 1. Quanto a durabilidade
Duráveis: Casa, Automóvel
Semi-duráveis: Pasta de dente, sabonete
Não-duráveis: Cigarro, suco de frutas, iogurte 2. Quanto a finalidade de compra
Produtos de consumo: Adquiridos pelos consumidores finais: Sabonetes, alimentos.
Produtos industriais: Adquiridos para fabricação de outros produtos: peças, suprimentos e serviços
Produtos de consumo industrial: Produtos adquiridos para consumo próprio Combustível, alimentos, papel, água. CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS
Slide 11: Administração de Produtos Decisões sobre o Composto de Produtos Abrangência do Composto – Quantas diferentes linhas de produto a empresa traz.
Extensão do Composto(portfólio) – Número total de Itens no Mix.
Profundidade do Composto – Quantas opções em cada produto da Linha. Ex. Creme Dental em três tamanhos e duas fórmulas (Normal e Menta)
Consistência do Composto – Proximidade com que as várias linhas estão ligadas, quanto ao uso final, exigências de Produção, Canais de Distribuição.
Slide 12: Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos Os Estágios no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos
Geração de Idéias
Triagem
Desenvolvimento e Teste de Conceitos
Estratégias de Marketing
Análise Comercial
Desenvolvimento do Produto
Teste de Mercado (protótipo)
Comercialização
Slide 13: Ciclo de Vida do Produto É Fundamental saber que: Os Produtos Têm uma Vida Limitada
As vendas de Produtos atravessam estágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes.
Os Lucros sobem e descem em diferentes estágios de ciclo de vida
Os produtos requerem estratégias diferentes a cada estágio.
Slide 14: Ciclo de Vida do Produto
Slide 16: Conceito Ciclo de Vida do Produto Estágios Introdução
Crescimento
Maturidade
Declínio
Slide 17: Introdução Estratégias de Marketing para Introdução
Slide 18: O produto é apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado visando estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. Muitas compras de teste ou por impulso acontecerão nesta fase. É o período de crescimento lento das vendas. É preciso visão a longo prazo, pois o lucro é ainda inexistente neste estágio, onde grandes despesas de lançamento são necessárias. Introdução
Slide 19: Crescimento Neste estágio há uma rápida aceitação de mercado, e melhoria significativa no lucro. O mercado apresenta uma abertura à expansão que deve ser explorada. Caracterizado por vendas crescentes, este estágio também traz concorrentes. As ações de marketing buscam sustentação e as repetições de compra do consumidor.
Slide 20: Crescimento Estratégias para a fase de crescimento:
melhoria da qualidade e adição de novas características
acrescentar novos modelos e produtos de flanco
entrar em novos segmentos de mercado
aumentar a cobertura de mercado e entrar em novos canais de distribuição
mudar o apelo de propaganda de conscientização sobre o produto para preferência do produto
reduzir preços para atrair novos consumidores
Slide 21: Maturidade É o momento de redução no crescimento das vendas, porque o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. Este estágio fica evidente quando alguns concorrentes começam a deixar o mercado, a velocidade das vendas é dramaticamente reduzida e o volume de vendas se estabiliza. O lucro estabiliza-se até entrar em declínio graças ao aumento das despesas de marketing em defendê-lo da concorrência. Nesta fase, os consumidores fiéis repetem suas compras.
Slide 22: Maturidade Estratégias para a fase de maturidade:
modificação do mercado
expansão dos consumidores
expansão da taxa de consumo
modificação do produto
melhoria da qualidade
melhoria de características
melhoria de estilo (design)
modificação do composto de marketing
preço
distribuição
propaganda
promoção de vendas
venda pessoal
marketing direto
serviços
Slide 23: Declínio Período de forte queda nas vendas e no lucro. Este estágio pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavoráveis, mudanças nas tendências ou outros fatos. É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço e seu próprio ciclo de vida.
Slide 24: Declínio Estratégias para a fase de declínio:
identificação dos produtos fracos
manter
modificar
abandonar
reduzir o investimento
retrair seletivamente
recuperar ao máximo
desacelerar rapidamente