oracoes-subordinadas-adverbiais-i

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: StalkerNightmare (124 month(s) ago)

Good explication of this about ^^

Presentation Transcript

PERÍODO COMPOSTOORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS : 

PERÍODO COMPOSTOORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

1. RELEMBRANDO CONCEITOS: : 

1. RELEMBRANDO CONCEITOS:

1.1 - FRASE? qualquer enunciado de sentido completo, estruturados sintaticamente ou não.Ex.: Silêncio. Fogo! Boa tarde. Ontem fui ao dentista. : 

1.1 - FRASE? qualquer enunciado de sentido completo, estruturados sintaticamente ou não.Ex.: Silêncio. Fogo! Boa tarde. Ontem fui ao dentista.

1. 2 – ORAÇÃO ? enunciado organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado.Ex.: A música erudita / será eterna. sujeito predicado ? / Houve aula ontem. Sujeito Predicado : 

1. 2 – ORAÇÃO ? enunciado organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado.Ex.: A música erudita / será eterna. sujeito predicado ? / Houve aula ontem. Sujeito Predicado

1. 3 – PERÍODO ? enunciado com sentido completo, são as frases organizadas em orações. O período pode ser simples, isto é, constituído de uma só oração, ou composto, ou seja, constituído de duas ou mais orações. No período composto podem ocorrer três tipos de orações a saber: : 

1. 3 – PERÍODO ? enunciado com sentido completo, são as frases organizadas em orações. O período pode ser simples, isto é, constituído de uma só oração, ou composto, ou seja, constituído de duas ou mais orações. No período composto podem ocorrer três tipos de orações a saber: * principal;* subordinada;* coordenada.

2.ORAÇÃO PRINCIPAL E ORAÇÃO SUBORDINADA: : 

2.ORAÇÃO PRINCIPAL E ORAÇÃO SUBORDINADA:

2.1ORAÇÃO PRINCIPAL: aquela que encerra o sentido fundamental e dela depende outra ou outras. : 

2.1ORAÇÃO PRINCIPAL: aquela que encerra o sentido fundamental e dela depende outra ou outras.

2.2ORAÇÃO SUBORDINDADA:aquela que liga-se à principal por meio de conjunção ou pronome relativo e com ela mantém uma relação de dependência tanto de sentido quanto sintática. A subordinada exerce uma função sintática em relação à principal e, se isolada desta, fica vazia de significado.Ex. : O poema que li é simbolista oração subordinada (depende da principal) : 

2.2ORAÇÃO SUBORDINDADA:aquela que liga-se à principal por meio de conjunção ou pronome relativo e com ela mantém uma relação de dependência tanto de sentido quanto sintática. A subordinada exerce uma função sintática em relação à principal e, se isolada desta, fica vazia de significado.Ex. : O poema que li é simbolista oração subordinada (depende da principal)

3.ORAÇÒES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:são aquelas que exercem a função sintática de adjunto adverbial em relação à principal, mais especificamente: são adjuntos adverbias do verbo da oração principal . São introduzidas por conjunções subordinativas. : 

3.ORAÇÒES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:são aquelas que exercem a função sintática de adjunto adverbial em relação à principal, mais especificamente: são adjuntos adverbias do verbo da oração principal . São introduzidas por conjunções subordinativas.

Ex.: Depois da chuva, a árvore caiu.adjunto adverbial Quando a chuva acabou, a árvore caiu.Oração subordinada adverbial (exerce a mesma função de adjunto adverbial, mas como tem um verbo constitui uma oração) : 

Ex.: Depois da chuva, a árvore caiu.adjunto adverbial Quando a chuva acabou, a árvore caiu.Oração subordinada adverbial (exerce a mesma função de adjunto adverbial, mas como tem um verbo constitui uma oração)

3.1 – CLASSIFICAÇÃO ? Assim como os adjuntos adverbiais, as orações subordinadas adverbiais são classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. OBSERVAÇÀO: não basta “decorar” as listas de conjunções, é necessário compreender as circunstâncias expressas pelas orações, uma vez que uma mesma conjunção pode fazer parte de mais de uma lista, já que as possibilidades de utilização e criação de linguagem é ilimitada. : 

3.1 – CLASSIFICAÇÃO ? Assim como os adjuntos adverbiais, as orações subordinadas adverbiais são classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. OBSERVAÇÀO: não basta “decorar” as listas de conjunções, é necessário compreender as circunstâncias expressas pelas orações, uma vez que uma mesma conjunção pode fazer parte de mais de uma lista, já que as possibilidades de utilização e criação de linguagem é ilimitada.

CLASSIFICAÇÃOCIRCUNSTÂNCIACONJUNÇÕES E LOCUÇÕESEXEMPLOS (subordinada adverbial) : 

CLASSIFICAÇÃOCIRCUNSTÂNCIACONJUNÇÕES E LOCUÇÕESEXEMPLOS (subordinada adverbial)

1. CAUSALexprime o motivo, a razão da ação ou estado apresentado pela principal. porque, pois que, já que, uma vez que, visto que.Visto que reconheceram sua capacidade, será promovido. : 

1. CAUSALexprime o motivo, a razão da ação ou estado apresentado pela principal. porque, pois que, já que, uma vez que, visto que.Visto que reconheceram sua capacidade, será promovido.

2.CONSECUTIVAexprime o efeito, a conseqüência da ação ou estado apresentado na OP. tão ... que, tanto ...que, tamanho ...que, que, de forma que, de sorte que, tanto que. Levou tanta surra, que o hospitalizaram. : 

2.CONSECUTIVAexprime o efeito, a conseqüência da ação ou estado apresentado na OP. tão ... que, tanto ...que, tamanho ...que, que, de forma que, de sorte que, tanto que. Levou tanta surra, que o hospitalizaram.

3.CONDICIONALexprime condição real ou hipotética para que determinado fato se realize ou não.se, caso, contanto que, desde que, salvo se, a menos que, uma vez que(+ subjuntivo)A vida só é digna, se a enobrece um ideal. : 

3.CONDICIONALexprime condição real ou hipotética para que determinado fato se realize ou não.se, caso, contanto que, desde que, salvo se, a menos que, uma vez que(+ subjuntivo)A vida só é digna, se a enobrece um ideal.

4. CONCESSIVAexprime concessão, isto é, fato que embora possa afetar a realização de outro fato, não o faz.embora, ainda que, conquanto, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.Vencemos o inimigo, embora ele fosse mais forte. : 

4. CONCESSIVAexprime concessão, isto é, fato que embora possa afetar a realização de outro fato, não o faz.embora, ainda que, conquanto, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.Vencemos o inimigo, embora ele fosse mais forte.

5.COMPARATIVAexprime uma comparação entre fatos ou seres.como, tão ... como, mais (do) que, menos (do) que.Os indiferentes são piores do que os maus. : 

5.COMPARATIVAexprime uma comparação entre fatos ou seres.como, tão ... como, mais (do) que, menos (do) que.Os indiferentes são piores do que os maus.

6.CONFORMATIVAexprime fatos que estão de acordo com o que se disse na OP.conforme, como, consoante, segundo. “Como ele diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (F SP) : 

6.CONFORMATIVAexprime fatos que estão de acordo com o que se disse na OP.conforme, como, consoante, segundo. “Como ele diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (F SP)

7. FINALexprime o objetivo do que se disse na OP.a fim de que, que, porque, para que.“Um amigo pintor trouxe as tintas, para que os pintores amigos possam pintar.”(Rubem Braga) : 

7. FINALexprime o objetivo do que se disse na OP.a fim de que, que, porque, para que.“Um amigo pintor trouxe as tintas, para que os pintores amigos possam pintar.”(Rubem Braga)

8.PROPORCIONALexprime relação de gradação entre o seu processo verbal e aquele da OP.à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais/ menos... mais/menos, quanto mais/ menos ... tanto mais/menos.Quanto mais se sobe, tanto maior é a queda. : 

8.PROPORCIONALexprime relação de gradação entre o seu processo verbal e aquele da OP.à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais/ menos... mais/menos, quanto mais/ menos ... tanto mais/menos.Quanto mais se sobe, tanto maior é a queda.

9. TEMPORALexprime circunstância de tempo em relação à OP.quando, logo que, enquanto, assim que, sempre que, antes que, depois que, desde que.Quando descreveres os quadrúpedes, coloca entre eles alguns homens. : 

9. TEMPORALexprime circunstância de tempo em relação à OP.quando, logo que, enquanto, assim que, sempre que, antes que, depois que, desde que.Quando descreveres os quadrúpedes, coloca entre eles alguns homens.

10. MODOexprime o modo como um fato se realiza.sem que.Aqui você ficará bem, sem que ninguém o perturbe. : 

10. MODOexprime o modo como um fato se realiza.sem que.Aqui você ficará bem, sem que ninguém o perturbe.

11. LUGARexprime circunstância de lugar.onde.A casa estava exatamente onde a deixáramos a trinta anos atrás. : 

11. LUGARexprime circunstância de lugar.onde.A casa estava exatamente onde a deixáramos a trinta anos atrás.

authorStream Live Help