GEOTECNOLOGIAS NOS LIVROS DIDATICOS DE GEOGRAFIA

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

UNEB-UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS VI - CAETITÉ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - DCH VI Colegiado de Geografia Discentes: Juliana Anastácia [email protected] Nájyla Betrine [email protected] Simone Cardoso [email protected]

PowerPoint Presentation:

As geotecnologias nos livros didáticos: uma análise para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano

Devido à construção de valores imediatistas que se vem fazendo com o auxílio de aparatos tecnológicos, há uma exigência para com o uso da geotecnologia no meio educacional, propondo responder aos anseios da sociedade contemporânea. Assim, torna-se cada vez mais necessária uma constante atualização das metodologias de ensino. Neste contexto, as geotecnologias podem exercer papel preponderante no processo de ensino, devido a sua atratividade, principalmente por proporcionar interatividade entre o aluno e o objeto de estudo. :

Devido à construção de valores imediatistas que se vem fazendo com o auxílio de aparatos tecnológicos, há uma exigência para com o uso da geotecnologia no meio educacional, propondo responder aos anseios da sociedade contemporânea. Assim , torna-se cada vez mais necessária uma constante atualização das metodologias de ensino. Neste contexto, as geotecnologias podem exercer papel preponderante no processo de ensino, devido a sua atratividade, principalmente por proporcionar interatividade entre o aluno e o objeto de estudo.

MELO e OLIVEIRA (2009), enfatizam que o uso de geotecnologias no meio educacional permite a obtenção de informações da superfície terrestre à distância, ou seja, sem haver contato entre o objeto e o sensor. :

MELO e OLIVEIRA ( 2009), enfatizam que o uso de geotecnologias no meio educacional permite a obtenção de informações da superfície terrestre à distância, ou seja, sem haver contato entre o objeto e o sensor .

PowerPoint Presentation:

As imagens geradas proporcionam uma visão multitemporal de extensas áreas da superfície do Planeta Terra, possibilitando o desenvolvimento de estudos regionais e integrados, haja vista que mostram os ambientes e as transformações causadas por fenômenos naturais e antrópicos, permitindo uma conexão entre o local, o regional e o global.

Os sensores são acoplados a bordo de aeronaves ou de satélites no espaço orbital, captando a energia eletromagnética refletida pelos alvos da superfície terrestre e transmite-a para as estações de recepção na terra. Posteriormente, são compiladas e decodificadas em imagens, gráficos e tabelas.:

O s sensores são acoplados a bordo de aeronaves ou de satélites no espaço orbital, captando a energia eletromagnética refletida pelos alvos da superfície terrestre e transmite-a para as estações de recepção na terra. Posteriormente, são compiladas e decodificadas em imagens, gráficos e tabelas.

Referências dos livros analisados:

Referências dos livros analisados TÍTULOS CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correio. Geografias do Mundo: fundamentos 6 º Ano. 1. Ed. Renovada – São Paulo: FTD, 2009. (coleção geografias do mundo). VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2009. 7º Ano. ADAS, Melhem. Geografia. 8º Ano. 5. Ed. São Paulo: Moderna, 2006. VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2009. 9º Ano.

- Geografias do Mundo – 6º ano: Marcos & Diamantino, FTD. As imagens de satélite foram utilizadas reduzidamente o que não tira o mérito na aplicação, porém poderia esta mais ligada ao conteúdo, pois a geotecnologia fornece uma série de aplicabilidade em diversos conteúdos. - Geografia crítica, o espaço brasileiro – 7º ano: Vesentini & Vlach, Ática. O espaço está bem retratado com imagens panorâmicas e as imagens de satélite estão sendo pouco exploradas, no entanto, das duas imagens que se encontra no livro reafirmam o que os textos já vêm dizendo: o planeta vive/viveu um crescente problema com a poluição desmatamento o que agrava as expectativas para o futuro do planeta e de toda vida existente. :

- Geografias do Mundo – 6º ano: Marcos & Diamantino, FTD. As imagens de satélite foram utilizadas reduzidamente o que não tira o mérito na aplicação, porém poderia esta mais ligada ao conteúdo, pois a geotecnologia fornece uma série de aplicabilidade em diversos conteúdos. - Geografia crítica, o espaço brasileiro – 7º ano: Vesentini & Vlach, Ática . O espaço está bem retratado com imagens panorâmicas e as imagens de satélite estão sendo pouco exploradas, no entanto, das duas imagens que se encontra no livro reafirmam o que os textos já vêm dizendo: o planeta vive/viveu um crescente problema com a poluição desmatamento o que agrava as expectativas para o futuro do planeta e de toda vida existente.

PowerPoint Presentation:

Geografia : o mundo subdesenvolvido – 8º ano: Adas, Moderna . As geotecnologias permitem que os alunos compreendam os fenômenos e conceitos geográficos, bem como apreender a totalidade do espaço geográfico em diferentes áreas de aplicação, como saúde, geologia, transportes, segurança pública e no caso deste livro, as transformações no mundo e fenômenos naturais. Sendo que somente uma imagem de satélite fora utilizada pela editora . Geografia critica: geografia do mundo industrializado – 9º ano : Vesentini & Vlach, Ática . A diversidade cultural esta sendo vista neste livro com um foco maior valorizando as multiplicidades de cada sociedade, de como elas produzem e quais os valores que monteiam o comércio e a economia.

Considerações finais:

Considerações finais O livro se constitui no representante da comunidade científica no contexto escolar. É nele que as ciências devem dialogar umas com as outras, como uma obra aberta, problematizadora da realidade, que dialoga com a razão para o pensamento criativo. Nele a Geografia deve apresentar se como uma referência, fruto da construção humana, sócio histórico contextualizada, na dinâmica do processo que lhe caracteriza como construção, e não como um produto fechado, como racionalidade objetiva única que mutila o pensamento dos alunos. O livro didático é produzido para um aluno genérico, que não existe. Isso exige do professor no momento da seleção do livro, pensar nos alunos reais, nas necessidades e possibilidades que lhe são características, o contexto real de vida dos alunos.

Referências:

Referências MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia. São Paulo: Contexto, 2007. 192 p. CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correio. Geografias do Mundo: fundamentos 6º Ano. 1. Ed. Renovada – São Paulo: FTD, 2009. (coleção geografias do mundo). VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2009. 7º Ano. ADAS, Melhem. Geografia. 8º Ano. 5. Ed. São Paulo: Moderna, 2006. VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2009. 9º Ano.

Agradecemos pela à atenção!:

Agradecemos pela à atenção!

authorStream Live Help