A URBANIZACAO COMO PROCESSO HISTORICO

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

CEUNSP – ARQUITETURA E URBANISMO ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS APLICADOS A ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSOR FERNANDO ANTUNES GUEDES 1º SEMESTRE - 2011 - TURMA B - NOTURNO:

CEUNSP – ARQUITETURA E URBANISMO ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS APLICADOS A ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSOR FERNANDO ANTUNES GUEDES 1º SEMESTRE - 2011 - TURMA B - NOTURNO Antonio Cristiam Gomes nº 53 - Marcelo Junior Scarso nº 07 - Ricardo Augusto Z. Natalicchio nº 20 - Rodrigo Camargo nº 52 - Valtemir Antonio de Almeida Gomes nº 35 - Walter Olegário da Silva nº 55 GRUPO DE ESTUDOS

HISTÓRIA DE ITU:

HISTÓRIA DE ITU A URBANIZAÇÃO COMO PROCESSO HISTÓRICO

CRONOLOGIA 1604 - Estabelecimento de colonos portugueses na região para ocupar o território e explorá-lo com fins comerciais. Nas terras chamadas de Itu-Guaçu se fixou Domingos Fernandes e seus familiares. Ponto de partida e passagem das bandeiras. 1610 - Construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária no local onde está a Igreja do Bom Jesus, de terras de Domingos Fernandes, no dia 2 de fevereiro. 1653 - Itu torna-se freguesia de Santana do Parnaíba. É definida a área em que deve ser  feita a Vila.:

CRONOLOGIA 1604 - Estabelecimento de colonos portugueses na região para ocupar o território e explorá-lo com fins comerciais. Nas terras chamadas de Itu-Guaçu se fixou Domingos Fernandes e seus familiares. Ponto de partida e passagem das bandeiras. 1610 - Construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária no local onde está a Igreja do Bom Jesus, de terras de Domingos Fernandes, no dia 2 de fevereiro. 1653 - Itu torna-se freguesia de Santana do Parnaíba. É definida a área em que deve ser  feita a Vila.

CRONOLOGIA 1657 - Itu é elevada a Vila, passando a ter poder administrativo local. 1665 - O município já possui cerca de trezentas casas. 1669 - Construção da Matriz no centro, atual Praça Padre Miguel.:

CRONOLOGIA 1657 - Itu é elevada a Vila, passando a ter poder administrativo local. 1665 - O município já possui cerca de trezentas casas. 1669 - Construção da Matriz no centro, atual Praça Padre Miguel.

CRONOLOGIA 1680 - Chegada dos frades franciscanos. Aumento da população trabalhadora (índios escravizados). Considerada a Vila mais rica e populosa da Capitania de São Paulo. 1718 - Reinicio das explorações no sertão em busca de ouro e captura de mais índios. Ituanos participam da descoberta das minas de Cuiabá. Chegada dos Frades Carmelitas. 1732 -Muitos ituanos vão para as minas de Cuiabá e outras regiões. Enfraquecimento da econômica agrícola local e falta de escravos. Tentativa de capturar no sertão os índios perecis. Ameaça de invasão da Vila pelos perecis.:

CRONOLOGIA 1680 - Chegada dos frades franciscanos. Aumento da população trabalhadora (índios escravizados). Considerada a Vila mais rica e populosa da Capitania de São Paulo. 1718 - Reinicio das explorações no sertão em busca de ouro e captura de mais índios. Ituanos participam da descoberta das minas de Cuiabá. Chegada dos Frades Carmelitas. 1732 -Muitos ituanos vão para as minas de Cuiabá e outras regiões. Enfraquecimento da econômica agrícola local e falta de escravos. Tentativa de capturar no sertão os índios perecis . Ameaça de invasão da Vila pelos perecis.

CRONOLOGIA 1760 - Alguns ituanos retornam das minas de Mato Grosso, montam novos engenhos de cana e reativam a cultura e beneficiamento do algodão. Importação de mão-de-obra escrava africana. 1771 - Ruína da antiga Matriz e construção da atual Igreja. 1790 - Crescimento da cultura de cana e da população. É formada a maior parte das ruas centrais da Vila, recebendo alinhamento e calçadas de lajes de varvito.:

CRONOLOGIA 1 760 - Alguns ituanos retornam das minas de Mato Grosso, montam novos engenhos de cana e reativam a cultura e beneficiamento do algodão. Importação de mão-de-obra escrava africana. 1771 - Ruína da antiga Matriz e construção da atual Igreja. 1790 - Crescimento da cultura de cana e da população. É formada a maior parte das ruas centrais da Vila, recebendo alinhamento e calçadas de lajes de varvito.

CRONOLOGIA 1805 - Começa a construção da Igreja do Patrocínio e abertura do largo fronteiro. Itu é o maior centro produtor de açúcar na região sul do Brasil. A população escrava de negros e mestiços ultrapassa o número de habitantes livres. 1812 - Na Vila, a tecelagem de algodão produzida domesticamente ocupa quase uma centena de famílias 1822 - Padres e fazendeiros de Itu exercem papel influente na independência política do Brasil.:

CRONOLOGIA 1805 - Começa a construção da Igreja do Patrocínio e abertura do largo fronteiro. Itu é o maior centro produtor de açúcar na região sul do Brasil. A população escrava de negros e mestiços ultrapassa o número de habitantes livres. 1812 - Na Vila, a tecelagem de algodão produzida domesticamente ocupa quase uma centena de famílias 1822 - Padres e fazendeiros de Itu exercem papel influente na independência política do Brasil.

CRONOLOGIA 1842 - Dirigentes ituanos se rebelam pela defesa dos interesses da lavoura paulista contra o governo do país, participando da chamada Revolução Liberal. A Vila de Itu ganha condição de cidade. 1854 - As fazendas de Itu alcançam a maior produção de açúcar de sua história, fazendo da Vila, novamente, a mais rica de toda a Província. 1869 - Funda-se em Itu a primeira fábrica a vapor da Província de São Paulo.:

CRONOLOGIA 1842 - Dirigentes ituanos se rebelam pela defesa dos interesses da lavoura paulista contra o governo do país, participando da chamada Revolução Liberal. A Vila de Itu ganha condição de cidade. 1854 - As fazendas de Itu alcançam a maior produção de açúcar de sua história, fazendo da Vila, novamente, a mais rica de toda a Província. 1869 - Funda-se em Itu a primeira fábrica a vapor da Província de São Paulo.

CRONOLOGIA 1873 - Fazendeiros ituanos montam uma das primeiras ferrovias de São Paulo. Realiza-se em Itu o primeiro encontro dos republicanos paulistas (Convenção de Itu). 1886 - Começa a imigração de italianos, principalmente para trabalhar na lavoura de café. 1890 - O café substitui o açúcar como principal economia do município.:

CRONOLOGIA 1873 - Fazendeiros ituanos montam uma das primeiras ferrovias de São Paulo. Realiza-se em Itu o primeiro encontro dos republicanos paulistas ( Convenção de Itu ). 1886 - Começa a imigração de italianos, principalmente para trabalhar na lavoura de café. 1890 - O café substitui o açúcar como principal economia do município.

CRONOLOGIA 1910 - Instala-se a segunda fábrica têxtil de Itu: a "São Pedro". 1920 - Instala-se no antigo Colégio São Luís, o Quartel do 4o. Regimento de Artilharia Montada. De 1922 a 1924 o Quartel foi foco de conspiração contra o domínio dos cafeicultores no Governo do País. 1923 - Funda-se a primeira Associação de Trabalhadores Têxteis de Itu, que se transformou em Sindicato no ano de 1944.:

CRONOLOGIA 1910 - Instala-se a segunda fábrica têxtil de Itu: a "São Pedro". 1920 - Instala-se no antigo Colégio São Luís, o Quartel do 4o. Regimento de Artilharia Montada. De 1922 a 1924 o Quartel foi foco de conspiração contra o domínio dos cafeicultores no Governo do País. 1923 - Funda-se a primeira Associação de Trabalhadores Têxteis de Itu, que se transformou em Sindicato no ano de 1944.

CRONOLOGIA 1935 - A cafeicultura de Itu atinge o máximo de produção. 1950- A cafeicultura entra em declínio. O crescimento industrial da Capital de São Paulo provoca a instalação das cerâmicas e outros ramos da indústria em Itu, além das têxteis. 1980 - A construção das Rodovias Castelo Branco e do Açúcar acelera o crescimento industrial de Itu.:

CRONOLOGIA 1935 - A cafeicultura de Itu atinge o máximo de produção. 1950- A cafeicultura entra em declínio. O crescimento industrial da Capital de São Paulo provoca a instalação das cerâmicas e outros ramos da indústria em Itu, além das têxteis. 1980 - A construção das Rodovias Castelo Branco e do Açúcar acelera o crescimento industrial de Itu.

Slide 12:

YTÚ - 1968

Slide 13:

FIM FONTE: “A Cidade de Itu” – NARDY FILHO, Francisco Editora Ottoni - 2ª edição ano 2000

authorStream Live Help