Slide 1: Riscos: fenómenos naturais que podem criar situações de perigo para as populações humanas. Catástrofes naturais: situações de destruição de bens e de vidas humanas, decorrentes de riscos naturais e, normalmente, da falta de prevenção. O que são riscos e catástrofes naturais?
Slide 2: O que são riscos e catástrofes naturais? A – Câmara magmática
B – Chaminé
C – Cratera
D – Nuvem de cinzas E - Fissura
F – Chaminé secundária
G – Cone vulcânico
H – Dique
Slide 3: O que são riscos e catástrofes naturais? 1.2.1 Apresenta as seguintes definições: cratera, da chaminé vulcânica e da câmara magmática.
? Cratera – depressão de encostas abruptas por onde é expelida a lava para o exterior.
? Chaminé vulcânica – canal de forma cilíndrica, pelo qual, no momento das erupções, ascendem os materiais em fusão (magma).
? Câmara magmática – depósito de magma em comunicação com a cratera através da chaminé.
Slide 4: O que são riscos e catástrofes naturais? 1.3 Com base na figura 5 da página 204 do manual faz a legenda da figura 2.
A – Epicentro
B – Ondas sísmicas
C – Hipocentro 1.3.1 Faz a distinção entre hipocentro e epicentro.
Epicentro – local da superfície da Terra situado na vertical do foco sísmico (hipocentro).
? Hipocentro – é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Figura 2 – Representação Esquemática de um sismo
Slide 5: O que são riscos e catástrofes naturais? 1.4 Preenche os espaços em branco, de modo a identificares os vários conceitos associados a cada uma das seguintes definições.
? Vulcão - Abertura na crosta terrestre por onde se escapam rocha fundida e outros materiais para a superfície da Terra.
? Geada - Formação de partículas de gelo sobre a superfície terrestre (solos, plantas ou objectos), devido a acentuado arrefecimento nocturno.
? Seca - Período em que as condições climáticas de um lugar se alteram devido à excepcional ausência de precipitações.
? Granizo - Precipitação sob a forma de grãos de gelo de dimensão inferior a 5 mm.
? Sismo - Movimentos vibratórios, que se propagam em todas as direcções a partir de um foco ou hipocentro, através de ondas sísmicas.
? Cheias - Subida brusca do caudal de um rio resultante da precipitação abundante, fusão dos gelos, descargas de albufeiras, entre outras causas.
? Ciclone - Tempestade caracterizada por ventos que convergem para o centro e sobem a grande velocidade, formando uma forte espiral ascendente – centro de baixa pressão. A sua formação ocorre sempre sobre as águas dos oceanos, pois é de lá que obtêm a sua energia. Se se formarem no oceano Atlântico e na região este (leste) do oceano Pacífico tomam o nome de furacões. Se se formarem a oeste do oceano Pacífico tomam o nome de tufões.
? Tornado - Tempestade súbita e violenta com uma coluna de ar que roda em espiral a grande velocidade (por vezes mais de 300 km por hora), e que pode ou não entrar em contacto com o solo.
Slide 6: 2.1.1 Riscos com origem no interior da Terra
Slide 7: 2.1.1 Riscos com origem no interior da Terra
Riscos e Catástrofes Naturais : Riscos e Catástrofes Naturais 2.2 Riscos com origem na atmosfera
Slide 9: 2.2 Riscos com origem na atmosfera
Slide 10: 2.2 Riscos com origem na atmosfera
Slide 11: 2.3 Riscos naturais agravados pela intervenção do Homem
Slide 12: 2.3 Riscos naturais agravados pela intervenção do Homem
Slide 13: 2.3 Riscos naturais agravados pela intervenção do Homem