figuras de linguagem

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Figuras de Linguagem:

Figuras de Linguagem

Figuras de linguagem:

Figuras de linguagem São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.

EUFEMISMO:

EUFEMISMO Consiste em empregar uma expressão mais suave , mais nobre ou menos agressiva, para comunicar alguma coisa áspera, desagradável ou chocante.

Exemplos::

Exemplos: 11 Expressões Que Aprendi no Decorrer da Vida Usadas Pelas Mulheres... e seus reais  significados: 1 – “Certo”: Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar. 2 – “5 minutos”: Se ela está se arrumando significa meia hora. “5 minutos” só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas. 3 – “Nada”: Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em “Nada” normalmente terminam em “Certo”. 4 – “Você que sabe”: É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer…e não diga que também não sabe! 5 – Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre “Nada”.

Slide5:

6 – “Tudo bem”: Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. “Tudo bem” significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada. 7 – “Obrigada”: Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga “por nada”. (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga “MUITO obrigada” – isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÂO diga “por nada”. Isso apenas provocará o “Esquece”). 8 – “Esquece”: É uma mulher dizendo “FODA-SE !!” 9 – “Deixa pra lá, EU resolvo”: Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando “o que aconteceu?”. Para a resposta da mulher, consulte o item 3. 10 – “Precisamos conversar !”: Fodeu !! Você está a 30 segundos de levar um pé na bunda. 11 – “Sabe, eu estive pensando…”: Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse…

Slide6:

Mais um textinho... A seguir, algumas dicas para melhorar um pouco o seu curriculum, falando de seus empregos anteriores: * Especialista em Marketing Impresso (boy da xerox) * Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro) * Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro) * Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia) * Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus) * Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi) * Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista) * Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro).

Slide7:

* Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista) * Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (peão de obra) * Segundo Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (oreia seca) * Especialista em Logística de Documentos (office-boy) * Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy) * Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente) * Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho em esquinas) * Especialista em Logística de Alimentos (garçom) * Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula) * Distribuidor de Produtos Alternativos de Alta Rotatividade (camelô) * Técnico Saneador de Vias Públicas (gari) * Técnico em Engenharia de Alimentos (cozinheiro) * Assistente Educacional Infantil (babá)

Comparação:

Comparação A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos. A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos.

Exemplos::

Exemplos: ... Ex-namorado é que nem vestido: você vê em foto antiga e não acredita que teve coragem de um dia sair com aquilo! ... Eu sempre quis ter o corpo de um atleta. Graças ao Ronaldo isso já é possível.

Ironia:

Ironia Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma ideia exatamente oposta à desejada pelo emissor.

Exemplos::

Exemplos: CONVITE PARA PALESTRAS A FACM - Fundação Antonio Carlos Magalhães têm a honra de convidar  V.Sa. para um ciclo de palestras abordando vários assuntos de   interesse geral, para seu engrandecimento social e profissional,  visando única e exclusivamente a formação de pessoas capazes, como seu  patrono, para serem líderes e governarem de forma justa o nosso querido país.

Slide12:

Palestras: Raciocínio Lógico Palestrantes: Manhã: Carla Perez Tarde: Luciana Gimenez Aceitando os Erros e Mantendo a Serenidade no Fracasso Palestrantes: Emerson Leão e Luiz Felipe Escolari Controle Emocional Palestrante: Edmundo e Marcelinho Carioca

Slide13:

Falando a Verdade Palestrantes: Paulo Maluf e Luiz Estevão Módulo Especial com Antonio Carlos Magalhães Como se Livrar das Drogas Palestrante: Diego Armando Maradona Fidelidade no Casamento Palestrantes: Bill Clinton, Ronaldinho e Romário Mantendo a Forma Palestrante: Jô Soares

Antítese:

Antítese Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos.

Exemplos::

Exemplos:

Paradoxos::

Paradoxos: Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias .