EDUCAR PARA O SUCESSO

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

EDUCAR PARA O SUCESSO: 

EDUCAR PARA O SUCESSO PROJECTO “DO BERÇO ÀS LETRAS” DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO AOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DA RAM COORDENADOR: DR. ARMANDO CORREIA

O que sabemos?: 

O que sabemos? Uma elevada percentagem de crianças que termina o 4.º ano de escolaridade não consegue ler e escrever com nível de proficiência. (68% segundo o NAEP, 2000) Um “mau leitor” no final do 1.º ano de escolaridade, continuará a sê-lo no 4.º ano de escolaridade, com 90% de probabilidades. (Juel, 1988) A maioria dos problemas de leitura podem ser prevenidos na Educação Pré-Escolar. (NRC, 1998)

O que sabemos?: 

O que sabemos? As crianças que na Educação Pré-Escolar participam em programas de desenvolvimento cognitivo, têm menos tendência a retenções ou serem acompanhados pela educação especial. (Art Reynolds, 2000) Os dados da investigação (e até o senso comum) mostram que existe uma forte relação entre o desenvolvimento precoce das competências da leitura e o sucesso na Escola e na Vida. A leitura é uma competência que se aprende e não um factor biológico “adormecido”

PROJECTO DE PREVENÇÃO DAS DIFICULDAES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: 

PROJECTO DE PREVENÇÃO DAS DIFICULDAES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA Do Berço às Letras

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. O que é? Um Programa de desenvolvimento da Consciência Fonológica e das conceptualizações da Leitura e da Escrita.

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. E o que é a consciência fonológica? A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que consiste na capacidade de reflectir e manipular mentalmente as estruturas fonológicas da fala, podendo ser dividida em consciência silábica, de rima e aliteração e consciência fonémica. (Vieira, 2005) A capacidade para reflectir e manipular os aspectos estruturais da linguagem falada. (Tunmer e Herriman, 1984)

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. E porque é importante a consciência fonológica? Porque é o melhor preditor de uma boa aquisição da leitura, melhor ainda que o QI, o nível de vocabulário ou compreensão oral. (Stanovich, 1993) E embora não seja uma condição suficiente (Adams, 1990) é uma condição necessária para uma boa aprendizagem da leitura.

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. Objectivos deste Projecto: Implementar um Programa de desenvolvimento das competências metalinguísticas. Melhorar as competências de aprendizagem da leitura e escrita em crianças, na entrada para o 1.º Ciclo.

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. Objectivos do Estudo de Implementação Objectivo Geral Verificar a eficácia de um programa de desenvolvimento das competências metalinguísticas em crianças que frequentam o último ano da Educação Pré-Escolar.

Projecto “ Do berço às Letras”.: 

Projecto “ Do berço às Letras”. Objectivos do Estudo de Implementação Objectivos Específicos Comparar os dados dos instrumentos de avaliação das competências metalinguísticas no pré e pós teste, em crianças submetidas e não submetidas ao Programa. Comparar o desempenho na leitura e escrita das crianças submetidas e não submetidas ao Programa, no final do 1.º ano de escolaridade.

A EQUIPA DE TRABALHO: 

A EQUIPA DE TRABALHO Direcção de Serviços de Formação e Inovação Pedagógica Divisão da Educação Pré-Escolar Divisão de Apoio Psicológico e Orientação Escolar e Profissional. Universidade da Madeira MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO

authorStream Live Help