Edson Marques - 50 questoes - Mude

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

Rio Piracicaba Breves ensaios sobre amor, loucura e liberdade. Jamais experimente a liberdade se você não for capaz de suportar a solidão. www.EdsonMarques.com Baixe aqui o áudio gravado por mim Trinta minutos de provocações poéticas sobre como viver a vida. Um trabalho artístico de Fernanda Linkin .

Questione todas as suas convicções, inclusive as minhas... Não defendo nenhuma posição conservadora, não busco ser compreendido, e nem pretendo apenas te agradar: Eu quero, primordialmente, te fazer pensar... Contra ou a favor ao que proponho, não importa. Mas pensar !!! :

Questione todas as suas convicções, inclusive as minhas... Não defendo nenhuma posição conservadora, não busco ser compreendido, e nem pretendo apenas te agradar: Eu quero, primordialmente, te fazer pensar... Contra ou a favor ao que proponho, não importa. Mas pensar !!!

“Porque toda a ciência seria supérflua, se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”:

“Porque toda a ciência seria supérflua, se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”

Porque também prefiro um porto alegre a um porto seguro... E porque a vida imita a arte, muito mais que a arte a vida!:

Porque também prefiro um porto alegre a um porto seguro... E porque a vida imita a arte, muito mais que a arte a vida!

Porque tenho a cabeça plena de futuros e o peito cheio de relâmpagos! :

Porque tenho a cabeça plena de futuros e o peito cheio de relâmpagos!

Slide 6:

Porque dispenso a compreensão daqueles que não conseguem me compreender... Porque amo. Porque amo profundamente. Porque ninguém tem culpa de ser o que é, nem pode, por si mesmo, ser de outra forma.

“Porque sonhar é perceber a aurora antes dos outros.” (Oscar Wilde) :

“Porque sonhar é perceber a aurora antes dos outros.” (Oscar Wilde)

Porque todas as emoções são produtos do raciocínio. Porque tudo é questionável. Inclusive isto que estou dizendo aqui...:

Porque todas as emoções são produtos do raciocínio. Porque tudo é questionável. Inclusive isto que estou dizendo aqui...

Por tudo isso, e porque quero que você seja feliz, apresento algumas questões de ordem psicológica, baseadas em Shepard, Cooper, Gaiarsa e em mim mesmo. Principalmente, porque quero que você sinta arrepios de prazer todos os dias!:

Por tudo isso, e porque quero que você seja feliz, apresento algumas questões de ordem psicológica, baseadas em Shepard, Cooper, Gaiarsa e em mim mesmo. Principalmente, porque quero que você sinta arrepios de prazer todos os dias! E porque eu quero que você saiba que o primeiro e o mais lesado de todos os direitos humanos é o direito de crescer, o direito de desenvolver-se.

Slide 10:

E que para isso é preciso ter o direito de mudar. E que para isso... é preciso ser livre!

Eu te apresento cinqüenta questões, cinqüenta itens que considero fundamentais para uma vida digna de ser vivida.:

Eu te apresento cinqüenta questões, cinqüenta itens que considero fundamentais para uma vida digna de ser vivida.

Primeiro: conte à sua esposa, marido, namorado, namorada, pai, filho, mãe, aquele segredo que, se revelado, mais ameaça o seu relacionamento. Assuma o risco, e conte!:

Primeiro: conte à sua esposa, marido, namorado, namorada, pai, filho, mãe, aquele segredo que, se revelado, mais ameaça o seu relacionamento. Assuma o risco, e conte!

Peça às pessoas que você conhece para que lhe façam a pergunta mais pessoal e ousada que julgarem -- e tente respondê-la, honestamente.:

Peça às pessoas que você conhece para que lhe façam a pergunta mais pessoal e ousada que julgarem -- e tente respondê-la, honestamente.

Passe um dia inteiro fazendo o que você mais gostaria de fazer. TUDO! E durante esse dia pergunte a você mesmo: o que é que eu quero fazer agora... E faça!:

Passe um dia inteiro fazendo o que você mais gostaria de fazer. TUDO! E durante esse dia pergunte a você mesmo: o que é que eu quero fazer agora... E faça!

Seja o último a se desprender quando der um abraço.:

Seja o último a se desprender quando der um abraço.

Peça a uma pessoa que você goste, ou que você ame, para te fazer uma massagem nos pés... E depois no corpo todo.:

Peça a uma pessoa que você goste, ou que você ame, para te fazer uma massagem nos pés... E depois no corpo todo.

Faça uma massagem num amigo, numa amiga ou numa pessoa que você ame, carinhosamente...:

Faça uma massagem num amigo, numa amiga ou numa pessoa que você ame, carinhosamente...

Na próxima oportunidade que você estiver transando, demore acariciando... Abraçando, e tomando banho junto, massageando...:

Na próxima oportunidade que você estiver transando, demore acariciando... Abraçando, e tomando banho junto, massageando...

Durma sem roupa durante toda a próxima semana. Passeie pela casa, livremente, mesmo na presença de quem quer que seja.:

Durma sem roupa durante toda a próxima semana. Passeie pela casa, livremente, mesmo na presença de quem quer que seja.

Escreva uma composição curta se perguntando: “Por que é que eu não quero me permitir ser sexualmente mais livre?” Além de apresentar suas razões, escreva também como sua vida mudaria se você fosse totalmente livre. Elabore...:

Escreva uma composição curta se perguntando: “Por que é que eu não quero me permitir ser sexualmente mais livre?” Além de apresentar suas razões, escreva também como sua vida mudaria se você fosse totalmente livre. Elabore...

Fantasie...:

Fantasie...

Quais são as coisas que você jamais contaria para sua parceira ou parceiro a cerca de você mesmo, sexualmente ? Por que?:

Quais são as coisas que você jamais contaria para sua parceira ou parceiro a cerca de você mesmo, sexualmente ? Por que?

Assuma o risco e conte...:

Assuma o risco e conte...

Pense em todas as coisas que você normalmente não pediria ao seu namorado ou namorada, e peça!:

Pense em todas as coisas que você normalmente não pediria ao seu namorado ou namorada, e peça!

Pense em sua maior fantasia sexual ainda não preenchida, e depois tente realizá-la, concretamente!:

Pense em sua maior fantasia sexual ainda não preenchida, e depois tente realizá-la, concretamente!

Ame, urgentemente...:

Ame, urgentemente...

Faça uma lista de todas as suas aversões sexuais e de todas as coisas que você nunca tentou, e veja se pode tentá-las, ao menos uma vez...:

Faça uma lista de todas as suas aversões sexuais e de todas as coisas que você nunca tentou, e veja se pode tentá-las, ao menos uma vez...

Altere seus trajes durante a próxima semana. Se você se veste apuradamente, vista-se descuidadamente; ou vice-versa.:

Altere seus trajes durante a próxima semana. Se você se veste apuradamente, vista-se descuidadamente; ou vice-versa.

Faça uma lista dos lugares que você freqüenta só quando está acompanhado. Vá a todos esses lugares sozinho. Ou se freqüenta esses lugares sozinho vá acompanhado.:

Faça uma lista dos lugares que você freqüenta só quando está acompanhado. Vá a todos esses lugares sozinho. Ou se freqüenta esses lugares sozinho vá acompanhado. Empregue duas noites dessa semana para você mesmo, cuidadosamente... Planeje estas duas noites de forma que você possa tirar o máximo de estímulo e prazer! (Não vale ficar de pijama e comendo pipoca em frente à tv. )

Empregue duas noites desta semana em companhia de outros. Vá a lugares onde as pessoas costumam conversar. Empregue uma dessas noites com amigos ou conhecidos, e a outra com estranhos, numa balada ou num clube. Vá jantar num restaurante elegante, sozinho.:

Empregue duas noites desta semana em companhia de outros. Vá a lugares onde as pessoas costumam conversar. Empregue uma dessas noites com amigos ou conhecidos, e a outra com estranhos, numa balada ou num clube. Vá jantar num restaurante elegante, sozinho.

Slide 31:

Promova uma recepção em sua casa. Goze, sozinho, um fim de semana. E no outro, goze em companhia de outras pessoas: amigos, conhecidos, amores, parentes... Faça uma lista das tarefas que você sempre executa sozinho, e tente delegar essas tarefas a outras pessoas.

Entregue-se durante a meia hora pelo menos, a fantasias, imaginando que você abandona seu atual trabalho. Imagine o que pode acontecer depois...:

Entregue-se durante a meia hora pelo menos, a fantasias, imaginando que você abandona seu atual trabalho. Imagine o que pode acontecer depois... A quem você comunicará primeiro que abandonou o trabalho? Quais serão as reações possíveis? Como o fato afetará as pessoas que o cercam? Que impacto terá isso dentro de sua vida atual? O que você pretende fazer? Projete tanto quanto possível o teu futuro, ao mesmo tempo preste atenção a todos os pequenos detalhes desta vida futura.

Passe um dia realizando todas as suas tarefas atuais de um novo ponto de vista: em lugar de se apressar para realizá-las logo, verifique se elas possam satisfazê-lo, realizando-as de forma diferente. :

Passe um dia realizando todas as suas tarefas atuais de um novo ponto de vista: em lugar de se apressar para realizá-las logo, verifique se elas possam satisfazê-lo, realizando-as de forma diferente. Se o seu trabalho consiste em lavar louça, por exemplo, aprecie o cheiro do sabão, sinta a temperatura da água, o peso da louça e sua transformação, depois de lavada. Se você trabalha em escritório, faça de conta que está fazendo suas tarefas pela primeira vez... Veja quanta satisfação pode ter, coreografando cada aspecto do teu trabalho.. . Tentando experimentá-lo como se fosse uma dança e não uma obrigação.

Crie três fantasias diferentes nas quais você não tem obrigações, e viva livre de todas as pessoas que atualmente você conhece ou com as quais mora. Você pode ser e fazer o que quiser... E quando terminar faça uma lista das várias ocupações que escolheu. Escreva todos os julgamentos críticos que você faz a respeito de sua esposa, marido, namorados, pais, amores, amigos, colegas de trabalho, etc. Se você concluir que é pouco o que eles significam para sua vida, reavalie sobre por que continua mantendo relações com eles. Faça uma lista das coisas que você gosta (ou não) nas relações que mantém com essas pessoas. Depois, converse com eles a respeito dos seus sentimentos.:

Crie três fantasias diferentes nas quais você não tem obrigações, e viva livre de todas as pessoas que atualmente você conhece ou com as quais mora. Você pode ser e fazer o que quiser... E quando terminar faça uma lista das várias ocupações que escolheu. Escreva todos os julgamentos críticos que você faz a respeito de sua esposa, marido, namorados, pais, amores, amigos, colegas de trabalho, etc. Se você concluir que é pouco o que eles significam para sua vida, reavalie sobre por que continua mantendo relações com eles. Faça uma lista das coisas que você gosta (ou não) nas relações que mantém com essas pessoas. Depois, converse com eles a respeito dos seus sentimentos.

Faça uma lista de três a cinco pessoas que lhe são queridas, e dê a cada uma delas um pequeno presente como prova de seu amor. Invente que seu médico lhe preveniu que você terá apenas um mês de vida... Aliás você conhece algum médico que te garanta que você vai ter mais um mês de vida? Nenhum médico, nenhum cientista consegue lhe garantir tal coisa! Por isso fantasie como você viverá esse tempo curtíssimo que lhe resta... :

Faça uma lista de três a cinco pessoas que lhe são queridas, e dê a cada uma delas um pequeno presente como prova de seu amor. Invente que seu médico lhe preveniu que você terá apenas um mês de vida... Aliás você conhece algum médico que te garanta que você vai ter mais um mês de vida? Nenhum médico, nenhum cientista consegue lhe garantir tal coisa! Por isso fantasie como você viverá esse tempo curtíssimo que lhe resta...

Permita-se sonhar !!!:

Permita-se sonhar !!!

Pense e responda: Por que você não está fazendo tudo aquilo que gostaria de fazer? Na próxima semana, viva como se não houvesse um amanhã...:

Pense e responda: Por que você não está fazendo tudo aquilo que gostaria de fazer? Na próxima semana, viva como se não houvesse um amanhã...

Slide 39:

Depois de se levantar e após cada refeição, diga a você mesmo que é o seu último dia de vida, e faça as coisas que você gostaria de fazer antes de morrer... Complete as conversas interrompidas e as coisas que ficaram incompletas.. Aprenda a interpretar suas ansiedades como excitação, e não como nervosismo.

Olhe para dentro de si mesmo, e ame mais a vida!:

Olhe para dentro de si mesmo, e ame mais a vida!

Não faça nada que você não possa compartilhar, e esteja preparado para discutir tudo o que você faz. Não espere nada e assim não terá que culpar ninguém! Admita que tudo o que acontece com você foi feito por você mesmo. Se você for autentico encontrará pessoas que o respeitarão e o amarão: os hipócritas detestam autenticidade, por isso não se preocupe com o julgamento deles. Quando você estiver insatisfeito pergunte o que você gostaria de fazer agora mesmo, e faça! É melhor pedir aquilo que você quer e ouvir um NÃO, talvez, do que nunca pedir e não obter gratificação. Toque fisicamente as pessoas com mais freqüência. Cada um é responsável pelo seu próprio orgasmo... Todas as vezes em que você se sentir em conflito com alguém, coloque-se no lugar dessa outra pessoa, e tente analisar a situação dessa outra perspectiva. Reveja seus conceitos de normalidade. :

Não faça nada que você não possa compartilhar, e esteja preparado para discutir tudo o que você faz. Não espere nada e assim não terá que culpar ninguém! Admita que tudo o que acontece com você foi feito por você mesmo. Se você for autentico encontrará pessoas que o respeitarão e o amarão: os hipócritas detestam autenticidade, por isso não se preocupe com o julgamento deles. Quando você estiver insatisfeito pergunte o que você gostaria de fazer agora mesmo, e faça! É melhor pedir aquilo que você quer e ouvir um NÃO, talvez, do que nunca pedir e não obter gratificação. Toque fisicamente as pessoas com mais freqüência. Cada um é responsável pelo seu próprio orgasmo... Todas as vezes em que você se sentir em conflito com alguém, coloque-se no lugar dessa outra pessoa, e tente analisar a situação dessa outra perspectiva. Reveja seus conceitos de normalidade.

Viva, reaja, tome atitudes!:

Viva, reaja, tome atitudes!

A única pessoa que pode acabar louca é aquela que tem uma idéia pré-concebida do que seja a sanidade. Um dos meios de você ir além de sua conduta presente é explorar papéis que você reluta em desempenhar. Você não precisa da aprovação de ninguém para fazer as coisas que quer fazer, e que considera justas. Um trabalho significativo e gratificante é necessário para o bem estar emocional. Trate os outros da forma como você quer ser tratado. Só um doente se liga a outro doente. Lembre-se sempre de dizer o que você sente: não sufoque as emoções... O direito de dizer NÃO é fundamental. :

A única pessoa que pode acabar louca é aquela que tem uma idéia pré-concebida do que seja a sanidade. Um dos meios de você ir além de sua conduta presente é explorar papéis que você reluta em desempenhar. Você não precisa da aprovação de ninguém para fazer as coisas que quer fazer, e que considera justas. Um trabalho significativo e gratificante é necessário para o bem estar emocional. Trate os outros da forma como você quer ser tratado. Só um doente se liga a outro doente. Lembre-se sempre de dizer o que você sente: não sufoque as emoções... O direito de dizer NÃO é fundamental.

A maior desgraça do ser humano é a norma, a regra -- e o medo de romper com isso. Qualquer fidelidade é questionável, na medida em que exclui todas as outras fidelidades. A vida nos oferece mil maneiras de pensar, sentir e responder. Limitar as respostas, os sentimentos e as idéias a meia dúzia apenas de maneiras, essa é a essência de todas as neuroses! Quanto mais insustentável for uma situação, mais difícil é sair dela. Reaja!!! Só o prazer nos livra da loucura, ou nos salva através dela! Não se deixe controlar nunca.:

A maior desgraça do ser humano é a norma, a regra -- e o medo de romper com isso. Qualquer fidelidade é questionável, na medida em que exclui todas as outras fidelidades. A vida nos oferece mil maneiras de pensar, sentir e responder. Limitar as respostas, os sentimentos e as idéias a meia dúzia apenas de maneiras, essa é a essência de todas as neuroses! Quanto mais insustentável for uma situação, mais difícil é sair dela. Reaja!!! Só o prazer nos livra da loucura, ou nos salva através dela! Não se deixe controlar nunca.

Estas são as 50 questões que eu queria te mostrar. Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. www.EdsonMarques.com Veja outros textos meus no blog Mude: www.Mude.blogspot.com Ou baixe aqui o áudio gravado por mim em 1997 Trinta minutos de provocações poéticas sobre como viver a vida. Para ouvir, use Windows Media Player. :

Estas são as 50 questões que eu queria te mostrar. Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade . www.EdsonMarques.com Veja outros textos meus no blog Mude: www.Mude.blogspot.com Ou baixe aqui o áudio gravado por mim em 1997 Trinta minutos de provocações poéticas sobre como viver a vida. Para ouvir, use Windows Media Player.

authorStream Live Help