O pensamento moderno

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

Saiba mais sobre o pensamento moderno

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

O PENSAMENTO MODERNO Sandro Boticelli, 1487. Madone du Magnificat

PowerPoint Presentation:

O RENASCIMENTO Grandes transformações culturais dos séculos XIV a XVI, que ocorrem na Europa, paralelas à expansão comercial, à reforma religiosa e à política absolutista. Essas transformações são acompanhadas por uma nova forma de pensar o mundo, o homem e a vida inspirada na Antiguidade Clássica. O homem torna-se centro das preocupações do conhecimento.

PowerPoint Presentation:

Sandro Boticelli. O Nascimento de Vênus, 1469. OBRAS RENASCENTISTAS

PowerPoint Presentation:

François Girardon. 1666-1672. Apolo servido pelas ninfas de Tétis.

PowerPoint Presentation:

François Clouet, 1571.

PowerPoint Presentation:

Sandro Botticelli. Primavera, 1453.

PowerPoint Presentation:

Rafael Sanzio. 1511

PowerPoint Presentation:

Escola de Atenas - Rafael Sanzio. 1511

PowerPoint Presentation:

O PANO DE FUNDO É ECONÔMICO As transformações culturais do período moderno estão relacionadas às contradições da sociedade feudal que se dissolvia. Eram expressão dos novos valores e ideais da burguesia, classe em ascensão na transição do feudalismo para o capitalismo.

PowerPoint Presentation:

O desenvolvimento das trocas comerciais e a necessidade de ampliação das rotas comerciais criam novas exigências e vão consolidando, aos poucos, um mercado mundial, além dos limites feudais, gerando novas atividades econômicas e novas relações de trabalho, preanunciando o nascimento de uma nova ordem mundial. UMA NOVA ORDEM MUNDIAL

PowerPoint Presentation:

O ser humano não se considerava senhor da sua vida, pois não existia a consciência do indivíduo separada da totalidade da natureza ou da vida pública. Ele acreditava que existiam forças naturais que agiam nos homens independentes da sua vontade. O centro das indagações do conhecimento estava voltado para a compreensão da totalidade do real, do coletivo, da vida na pólis . CONCEPÇÃO DE MUNDO E DE HOMEM NA ANTIGUIDADE

PowerPoint Presentation:

PHYSIS: A VISÃO DE MUNDO GREGA Uma espécie de energia totalizante, uma força vital que origina o real: a terra, a água, a luz, o homem, os deuses, a história e o universo. O homem é apenas uma partícula do cosmo e por isso não pode decidir a respeito da própria natureza humana, separada da totalidade que o constitui. Ele não é um indivíduo, é o cidadão, parte integrante da polis.

PowerPoint Presentation:

O PENSAMENTO MODERNO Afinal, o que conhecemos? Os objetos que experimentamos pelos sentidos, ou a representação mental que fazemos desses objetos?

PowerPoint Presentation:

MOMENTOS IMPORTANTES DA MUDANÇA H umanismo renascentista que coloca o homem no centro do conhecimento Valorização do individualismo e do espírito crítico A Revolução Científica e sua nova proposta de conhecimento baseada na observação, na experimentação e na verificação de hipóteses, suplantando o argumento metafísico. Aos poucos, a visão humanista vai sendo superada pela ciência moderna.

PowerPoint Presentation:

HUMANISMO RENASCENTISTA O teocentrismo e os valores medievais cedem espaço para o antropocentrismo e a criação de uma cultura laica, racional. A razão, gradativamente, substitui as crenças na interpretação de mundo. Valoriza-se o indivíduo, o homem passa a ser visto como senhor do seu próprio destino, responsável pelas suas escolhas. É uma nova forma de conceber o mundo e o homem, que se institui lentamente, provocando reflexões e mudanças substanciais na cultura.

PowerPoint Presentation:

QUE OBRA DE ARTE É O HOMEM. Shakespeare “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais.” Hamlet, William Shakespeare

PowerPoint Presentation:

DO COSMOS FECHADO AO UNIVERSO INFINITO O teocentrismo foi substituído pelo antropocentrismo e o racionalismo contrapôs-se à fé. O antropocentrismo exalta o homem, tornando-o sujeito do conhecimento. É dele que partem os significados sobre o mundo e sobre as leis que o regem. O homem se separa do cosmos, que passa a ser visto como objeto, conhecendo a possibilidade de dominá-lo.

PowerPoint Presentation:

O COSMO COMO OBJETO DA CIÊNCIA O homem se separa do cosmos, que passa a ser visto como objeto, conhecendo a possibilidade de dominá-lo. É dele que partem os significados sobre o mundo e as leis que o regem. As questões ligadas à matéria passam a ser explicadas a partir da razão. O corpo é dessacralizado, passando a ser visto como objeto de investigação e dominação científica.

PowerPoint Presentation:

O CORPO É DESSACRALIZADO O corpo, sede da ação e da consciência, torna-se o tema principal dos artistas e da ciência. O corpo humano no centro das imagens é símbolo dos corpos, da natureza dessacralizada, transformada em objeto da ciência. A pintura e os desenhos de anatomia do período expressam as preocupações da arte e da ciência do período.

PowerPoint Presentation:

Lição de anatomia do Dr. van der Meer, Quadro de van Mierevelt, 1617. Museu de Delft AS LIÇÕES DE ANATOMIA

PowerPoint Presentation:

Leonardo da Vinci - 1492. Leonardo da Vinci - 1510 AS LIÇÕES DE ANATOMIA

PowerPoint Presentation:

AS LIÇÕES DE ANATOMIA

PowerPoint Presentation:

Andreas de Vesalius, 1543 Andreas de Vesalius, 1543 AS LIÇÕES DE ANATOMIA

PowerPoint Presentation:

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA O novo contexto gera a necessidade de repensar os valores, a natureza e o universo possibilitando o surgimento de novas ideias e recursos de conhecimento que culminam na Revolução Científica do século XVII, considerada o eixo central das novas concepções de pensamento.

PowerPoint Presentation:

DO MUNDO FECHADO AO UNIVERSO INFINITO Geocentrismo. 1660 Heliocêntrico por Copérnico.

PowerPoint Presentation:

A visão heliocêntrica rompe com o geocentrismo de Cláudio Ptolomeu, que afirmava que a Terra era um astro imóvel no centro do universo. Essa ruptura na forma de conceber a Terra e o universo altera profundamente a percepção que o homem antigo e medieval possuía de si mesmo e do mundo. UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO E DE HOMEM

PowerPoint Presentation:

EM BUSCA DE NOVAS RESPOSTAS A Revolução Científica do século XVII não pode ser vista como um processo isolado, mas como um acontecimento construído lentamente, em consequencia da busca de respostas que satisfizessem às novas inquietações e indagações do homem sobre si mesmo e o seu lugar no mundo, sobre a natureza e seus processos, sobre a sociedade.

PowerPoint Presentation:

O homem perdeu seu lugar no mundo, ou, mais exatamente, perdeu o próprio mundo que formava o quadro de sua existência e o objeto do seu saber, e precisou transformar e substituir não somente suas concepções fundamentais, mas as próprias estruturas do seu pensamento. KOYRÈ, Alexandre – Do Mundo Fechado ao Universo Infinito . Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 1986

PowerPoint Presentation:

DA VIDA CONTEMPLATIVA À VIDA ATIVA Os pensadores antigos e medievais valorizavam a vida dedicada ao ócio, voltada para a contemplação, privilégio da aristocracia, formada pelos intelectuais e membros do clero. A vida prática, o cotidiano e as questões materiais eram funções do servo, do artesão e do escravo. A vida contemplativa, valorizada pelos antigos abre espaço à vida ativa, voltada para o homem, a sua vida e as questões práticas e cotidianas da existência.

PowerPoint Presentation:

CRISE DO PENSAMENTO METAFÍSICO A visão da totalidade constitutiva do ser dos pensadores antigos não é mais suficiente para responder às novas indagações do conhecimento. Não temos mais verdades absolutas, mas verdades múltiplas, o que gera um certo receio, uma sensação de desamparo e insegurança diante da da zona de conforto oferecida pelas teorias antigas e medievais.

PowerPoint Presentation:

A diversidade de significados que se apresenta leva a reflexões sobre a validade dos conhecimentos que consideramos verdadeiros ou falsos. Existe uma verdade única? Ou múltiplas verdades? Como pode uma mesma imagem suscitar várias interpretações? Como explicar isso? Quais os critérios atuais para validação do conhecimento verdadeiro?

PowerPoint Presentation:

René Magritte O QUE PODEMOS CONHECER?

PowerPoint Presentation:

Afinal, que é o homem dentro da natureza? Nada, em relação ao infinito; tudo, em relação ao nada; um ponto intermediário entre o tudo e o nada. Infinitamente incapaz de compreender os extremos, tanto o fim das coisas quanto o seu princípio permanecem ocultos num segredo impenetrável, e é-lhe igualmente impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.” PASCAL, Blaise. Coleção Clássicos Jackson, volume XII. Fragmento.

authorStream Live Help