Francisco Craveiro Lopes

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

13º Presidente da República Craveiro Lopes

Francisco Higino Craveiro Lopes : 

Francisco Higino Craveiro Lopes Nasceu em Lisboa a 12 de Abril de 1894 e morreu em Lisboa a 2 de Setembro de 1964, foi um político e militar português, tendo sido o décimo terceiro presidente da República Portuguesa (terceiro do Estado Novo), entre 1951 e 1958. Era filho de João Carlos Craveiro Lopes, general do exército português e governador-geral da Índia Portuguesa, e de Júlia Clotilde Salinas Cristiano.

Factos da Vida : 

Factos da Vida Como Sargento-Cadete tirou o curso de Cavalaria na antiga Escola do Exército, e irá frequentar depois a Aeronáutica Militar. Em 1915 é mobilizado para a fronteira Norte de Moçambique, onde em Novembro de 1916, defrontando tropas alemãs durante a Primeira Guerra Mundial, se distingue com bravura na defesa do forte de Newala e combates de Kiwambo. Frequentou e concluiu o Colégio Militar a 23 de Julho de 1911, após frequentar a Escola Politécnica de Lisboa.

Slide 4: 

Casou em 1917 com Berta da Costa Ribeiro Arthur de quem teve 4 filhos: - João Carlos Craveiro Lopes, Coronel de cavalaria; - Nuno Craveiro Lopes, Alferes aviador e arquitecto; - Maria João Craveiro Lopes; - Manuel Craveiro Lopes, Tenente-Coronel da Força Aérea. Em 1930, como Major, exerce as funções de chefe da Repartição do Gabinete do governador-geral da Índia. Em 1939, como tenente-coronel, comanda a Base Aérea de Tancos. Em 1945 é promovido a brigadeiro e em 1949 a general.

Slide 5: 

Nesse mesmo ano, pouco após a morte de Carmona, é indigitado pela União Nacional como candidato às eleições presidenciais, sendo eleito a 21 de Julho de 1951. (interinamente, a presidência da república foi assumida por Salazar). Apesar de ter sido julgado um candidato capaz de suscitar consensos, cedo viria a revelar a sua frieza nas relações com o Presidente do Conselho e a demonstrar até, uma certa simpatia pelos oposicionistas. Por isso mesmo, não foi proposto para um segundo mandato presidencial.

Slide 6: 

Depois de retirado da política activa, foi feito Marechal da Força Aérea; ao mesmo tempo, manteve sempre os contactos com os líderes da Oposição, e esteve associado ao golpe de Botelho Moniz, em Abril de 1961. Veio a falecer em Agosto de 1964, aos 70 anos, durante a noite, numa situação pouco clara (talvez um enfarte de miocárdio).

Condecorações : 

Condecorações Oficial de Aeronáutica Presidente da República Portuguesa 1951-1958 Marechal do Ar Cavaleiro da Ordem Militar de Torre e Espada - Campanhas de África Cruz de Guerra de 1ª Classe - Campanhas de África Medalha Comemorativa das Campanhas de África - Moçambique 1914-1918 Medalha da Vitória com Estrela Cruz de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo Medalha de Ouro da Classe de Comportamento Exemplar Medalha de Mérito Militar de 1ª Classe Cruz de Cavaleiro da Ordem Militar de Aviz Grã Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada Grã Cruz da Ordem de Santiago de Espada

Bibliografia : 

Bibliografia pt.wikipedia.org/wiki/Craveiro_Lopes

Índice : 

Índice Francisco Higino Craveiro Lopes………………………………2 Factos da Vida……………………………………………………………..3 Condecorações……………………………………………………………..6 Bibliografia……………………………………………………………………7

Slide 10: 

FIM