Ortografia - Fonema /s/

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Wellington Melo Língua Portuguesa

Exercícios ortográficos : 

Exercícios ortográficos Todos os exercícios de hoje giram em torno ao fonema /s/. Você é capaz de lembrar quais os grafemas que podem corresponder a este fonema na língua portuguesa? Respostas!

Observe os seguintes enunciados: : 

Observe os seguintes enunciados: É necessário suspender todas as provas. O ministro pretende renunciar a qualquer momento. O Governo quer estender o benefício a todos os pensionistas. Foi preciso expandir a frota de ônibus para melhorar o serviço prestado.

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. : 

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. É necessário suspender todas as provas. O ministro pretende renunciar a qualquer momento. O Governo quer estender o benefício a todos os pensionistas. Foi preciso expandir a frota de ônibus para melhorar o serviço prestado. Respostas!

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. : 

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. Exceder os gastos foi seu erro capital. Foi necessário que o Presidente intercedesse a favor do novo salário mínimo. Ceder os direitos era a única coisa a ser feita naquele caso. O juiz concedeu aos acusados o direito de visitas íntimas. Respostas!

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. : 

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. Foi obrigado a conter as reações negativas dos parlamentares. Uma operação especial foi montada para deter um perigoso traficante. Vários deputados se abstiveram na votação de um polêmico projeto de lei. Era algo imprescindível para reter o sangramento.

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. : 

Reescreva os enunciados, substituindo as palavras destacadas por substantivos derivados. Foi obrigado a conter as reações negativas dos parlamentares. Uma operação especial foi montada para deter um perigoso traficante. Vários deputados se abstiveram na votação de um polêmico projeto de lei. Era algo imprescindível para reter o sangramento. Respostas!

Regra: substantivos derivados de verbos terminados em –nd+vt+r  -nsão. : 

Regra: substantivos derivados de verbos terminados em –nd+vt+r  -nsão. É necessária a suspensão de todas as provas. A pretensão do ministro é renunciar a qualquer momento. O Governo quer a extensão do benefício a todos os pensionistas. A expansão da frota de ônibus foi necessária para melhorar o serviço prestado. Voltar

Regra: substantivos derivados do verbo ceder e seus compostos  -cess-. : 

Regra: substantivos derivados do verbo ceder e seus compostos  -cess-. O excesso de gastos foi seu erro capital. Foi necessária a intercessão do Presidente a favor do novo salário mínimo. A cessão dos direitos era a única coisa a ser feita naquele caso. A concessão do direito de visitas íntimas foi oferecida pelo juiz. Voltar

Regra: substantivos formados a partir dos compostos do verbo ter  -ç. : 

Regra: substantivos formados a partir dos compostos do verbo ter  -ç. Foi obrigado a promover a contenção das reações negativas dos parlamentares. Uma operação especial foi montada para a detenção de um perigoso traficante. Vários deputados usaram da abstenção na votação de um polêmico projeto de lei. Era algo imprescindível para a retenção do sangramento. Voltar

Cascas de banana, pra que te quero? : 

Cascas de banana, pra que te quero? Recebeu-o com um mi*to de alegria e remor*o Recebeu-o com um misto de alegria e remorso. Para lembrar: Misto vem de “misturar”, “mesclar”. Olha o “s” aí!. Remorso vem do latim “remorsus”, literalmente “remorder”. Lembra daquele bicho com dentes grandes, a “morsa”? Pois é!

Cascas de banana, pra que te quero? : 

Cascas de banana, pra que te quero? A mesquinhe* daquele portuguê* camponê* me incomodava. A mesquinhez daquele português camponês me incomodava. Para lembrar: -EZ  usado para formar substantivos abstratos oriundos de adjetivos (sensato/sensatez, plácido/placidez etc.) - ÊS  formador de gentilícios e adjetivos correspondentes (Era um norueguês cortês). Lembre do acento!

Cascas de banana, pra que te quero? : 

Cascas de banana, pra que te quero? Estava ob*ecado por aquela mulher e sua ob*e*ão levá-lo-ia à loucura. Estava obcecado por aquela mulher e sua obsessão levá-lo-ia à loucura. Para lembrar: obsessão tem a mesma origem de assédio, de sitiar. obcecado  também tem sentido de “ter a razão obscurecida”, ou seja, estar “cego” . (latim: obcaecatus)

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) : 

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) Os e*pectadores do Big Brother estavam na e*pectativa da eliminação do canditado. Os espectadores do Big Brother estavam na expectativa da eliminação do canditado. Espectador  que assiste. Expectador  que espera.

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) : 

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) Fez uma a*ertiva na intenção de a*ertar a resposta. Fez uma assertiva na intenção de acertar a resposta. Assertar  fazer uma asserção, afirmação. Acertar  isso mesmo que você está pensando! Está certo!

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) : 

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) Foi uma verdadeira ca*ada para ca*ar o mandato daquele deputado. Foi uma verdadeira caçada para cassar o mandato daquele deputado. Caçar  perseguir a caça. Cassar anular.

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) : 

Alhos com bugalhos (ou “meus parônimos preferidos!”) Durante a última *e*ão no plenário, procedeu a *e*ão do cargo de presidente da mesa. A *e*ão mais conservadora de seu partido não gostou da decisão. Durante a última sessão no plenário, procedeu a cessão do cargo de presidente da mesa. A seção mais conservadora de seu partido não gostou da decisão. sessão  reunião, encontro. cessão ato de ceder (lembra da regra?). seção  parte, divisão, departamento.

Os grafemas correspondentes a /s/ são: : 

Os grafemas correspondentes a /s/ são: S  ascensão SS  assolar C  taciturno Ç  afeição SC  adolescência SÇ  nasço X  exposição XC  excepcional Z  acidez Voltar