Presentation Transcript
Slide 1:Império Bizantino: Império romano do oriente Capital Constantinopla (395-1453)
Profº. Waldenilson
Fatores da Civilização Bizantina: :Fatores da Civilização Bizantina: Constantinopla - Localizada entre o mar Negro e o Mediterrâneo(Estreito de Bósforo)
Ponto de passagens entre os continentes(oriente e ocidente)-correntes de comércio.
Durante a queda de Roma estava em franco desenvolvimento(Entreposto comercial)
A estrutura trabalhista se baseia no colonato
Expansão bizantina: :Expansão bizantina: Governo de Justiniano(527-565)
Apogeu econômico, político e cultural
Conquistas territoriais(Itália, Mediterrâneo, Norte da África, península Ibérica)
O código de Justiniano(Baseado no Direito Romano)
Enfrenta revoltas sociais(A revolta de Nika)
Construção de obras públicas(Igreja de Santa Sofia)
Slide 6:SOCIEDADE E ECONOMIA
O comércio era fonte de renda do império. Sua posição estratégica entre Ásia e Europa serviu de impulso para esse desenvolvimento comercial.
O estado fiscalizava as atividades econômicas por supervisionar a qualidade e a quantidade das mercadorias. Entre estes estavam: perfumes, seda, porcelana e peças de vidro. Além das empresas dos setores de pesca, metalurgia, armamento e tecelagem.
A questão religiosa: :A questão religiosa: O concílio de Nicéia(325)-nascimento da ICAR.A questão das heresias.(Arianismo e iconoclastia)
As capitais da ICAR(Roma, Constantinopla, Jerusalém, Alexandria)-Leão I se coloca como o PAPA(455), recebendo a oposição do império Bizantino.
O Cisma do Oriente(1054)Igreja ortodoxa. Essa supremacia sobre o imperador sobre a igreja causou conflitos entre o imperador e o Papa. Em 1054, ocorreu o cisma do oriente, dividindo a igreja Católica em duas partes:
Igreja Ortodoxa- com sede em Bizâncio, e com o comando do imperador bizantino.
Igreja Católica Apostólica Romana- com sede em Roma e sob a autoridade do Papa
Slide 9:RELIGIÃO
A religião bizantina foi uma mistura de diversas culturas, como gregos, romanos e povos do oriente. Mas as questões mais debatidas eram:
Monofisismo: estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano.
Iconoclastia: para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador Leão II, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular.
Slide 10:DECADÊNCIA DO IMPÉRIO
Depois da morte de Justiniano(565), houve muito ataques que enfraqueceram a administração do Império. Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas. Sendo que Veneza a subjugou e fez dela um ponto comercial sob exploração italiana.
Essa queda não foi imediato,levou algum tempo, o império perdurou até o séc. XV, quando a cidade caiu diante dos turcos- otomanos, em 1453. data que é usada para marcar o fim da idade média e o início da idade moderna.
As conseqüências da tomada de Constantinopla foram:
>o surgimento do grande império Turco-Otomano, que também foi uma ameaça para o Ocidente.
>a influência da cultura clássica antiga, preservada em Constantinopla, e levada para a Itália pela migração dos sábios Bizantinos.
>com a interrupção do comércio entre Europa e Ásia , ocorre a aceleração da busca de um novo caminho para o Oriente.
Islamismo:Arábia Pré-Islâmica. :Islamismo:Arábia Pré-Islâmica. Religião surgida na região da península Arábica.
A Arábia foi povoada por povos Semitas(XX)a.c.- organizados em tribos beduínos e urbanas.
A região permaneceu independente e as cidades eram controladas pelos Sheiks- Meca era a maior cidade e um centro religioso e comercial – templo da Caaba.
Islamismo: Maomé(Mohamed) :Islamismo: Maomé(Mohamed) Nascido em Meca - Tribo dos Corixitas(570)
Trabalhava como comerciante.
Recebeu a profecia em 610 e passou a combater a peregrinarão à Caaba.Foi muito perseguido.
A Hégira(622)- calendário muçulmano.
Conquista Meca(630), e se transforma em um estadista.Morre em 632 deixando o poder para os Califas.Estes iniciam a expansão.
Os princípios do Islã: :Os princípios do Islã: ALÁ é o único deus e Maomé o seu único profeta.
Praticar a caridade (Dar esmolas).
Respeitar o Ramadã.
Rezar cinco vezes ao dia em direção à Meca.
Ir à Meca pelo menos uma vez na vida (se a saúde e as condições financeiras permitirem).
A Expansão Islâmica: :A Expansão Islâmica: Expansão religiosa, política, territorial, econômica e cultural.
“Aquele que levantar uma espada em nome de Alá terá um lugar garantido no paraíso”(Maomé)-Djihad.
Expansão para o oriente – Antigo Império Persa, Síria, Palestina e Ásia menor.(séculos VII-VIII)
Expansão para o ocidente: :Expansão para o ocidente: Conquista o Egito, Norte da África até o Marrocos.(VII)
Gibral tarik – Invasão à península Ibérica.(711)
A batalha de Poitieres (732) – Os mulçumanos são derrotados pelos Francos.
A divisão do Mundo Islâmico: :A divisão do Mundo Islâmico: As dinastias medievais:Omíada(VII);Abássida(VIII) – Divisão política em califados(córdoba, Bagdá e Cairo)
A divisão religiosa ocorreu logo após a morte de Maomé e favoreceu o aparecimento de Seitas.
Xiitas X Sunitas :Xiitas X Sunitas Xiitas – Acreditam apenas no alcorão e defendem que uma liderança política deve ser um descendente direto da linhagem de Alí (irmão adotivo do profeta - Aiatola)
Sunitas – Acreditam alem do Alcorão na Suna(livro escrito pelos seguidores de Maomé)defendem que o governante pode ser um califa aceito pelos islâmicos locais.
As “facetas” do poder: :As “facetas” do poder: