EM - 1 - Aula 01 - Conflito Norte-Sul

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Exercícios:

Geografia Aula 01 – Conflito Norte-Sul

Exercícios:

O conflito Norte-Sul

Exercícios:

Linha Norte-Sul Delimita de uma parte países como os EUA e Canadá na América do Norte, países europeus e a Rússia, Japão, Austrália e Nova Zelândia, reconhecidos como, no geral, países desenvolvidos predominantemente industrializados e com melhores índices de desenvolvimento humano. Do outro lado, países da América Latina, África e da Ásia do sudoeste, do centro-sul e do sudeste e a China, no geral, não considerados desenvolvidos, predominantemente não industrializados e com os piores índices de desenvolvimento humano.

Exercícios:

Linha Norte-Sul Entre os países que fazem parte do considerado norte desenvolvido, alguns poderiam fazer parte do Sul subdesenvolvido. É o caso dos países do Leste Europeu, destacando o caso da Albânia, que apresenta indicadores sociais e econômicos típicos dos países não desenvolvidos, como uma economia pouco industrializada e uma sociedade com baixo índice de desenvolvimento humano.

Exercícios:

Linha Norte-Sul Dentre os países do sul podemos indicar os "Tigres Asiáticos" (Taiwan, Cingapura, Hong Kong e Coréia do Sul), com destaque para a Coréia do Sul por ter se tornado um país industrializado com rápido aumento do padrão social e de melhoria dos índices de desenvolvimento humano da maior parte de sua população.

Exercícios:

Países desenvolvidos Apresentam baixo crescimento demográfico ou estabilização demográfica. São grandes compradores de matérias-primas e exportam produtos industrializados e de alta tecnologia . Apresentam os menores índices de mortalidade infantil e as maiores expectativas de vida.

Exercícios:

Países subdesenvolvidos Apresentam balança comercial composta pela exportação de produtos primários ou industrializados de baixa tecnologia e importação de industrializados de maior nível tecnológico. Devido a isso, muitas vezes apresentam déficit na balança comercial.

Exercícios:

Países subdesenvolvidos Predomínio de agricultura de subsistência e para a exportação, com baixo nível de tecnologia agrícola e mecanização, normalmente com baixa produtividade . Apresentam intensa desigualdade social e índices elevados de pobreza, IDH baixo e desemprego elevado.

Exercícios:

Países subdesenvolvidos Os países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento subdividem-se em primário-exportadores e industrializados (com tecnologias dependentes). Não apresentam perspectiva próxima de erradicação da pobreza e a maioria localiza-se geograficamente no hemisfério Norte (acima da linha do Equador).

Exercícios:

Países subdesenvolvidos Falta de políticas adequadas de incentivo à distribuição de renda e crescimento econômico, assim como a má qualificação dos trabalhadores desses países, faz com que os investimentos internacionais sejam baixos, insuficientes para superar a pobreza.

Exercícios:

Termologias 1º, 2º e 3º Mundo Desenvolvidos e Subdesenvolvidos Em virtude da evolução dos termos da década de 1950 para o início do século XXI, ocorre a transformação nominal de país subdesenvolvido para país em desenvolvimento. Muitos deles deixaram de ser agrários.

Exercícios:

Globalização A globalização, segundo relatórios da ONU, agravou a disparidade socioeconômica mundial. Nos países não desenvolvidos (ou subdesenvolvidos), tal situação foi agravada pelas deficientes políticas públicas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos , o que prejudica principalmente a população de baixa renda.

Exercícios:

Exercícios De aula: 1, 2 e 3 (pág. 55 e 56) Adicionais (aula da tarde – 31/01): Do 01 ao 08 (pág. 94. e 95) no caderno de Geografia. Indicação de leitura da Aula 02 Pesquisa (no caderno de Geografia) Socialismo de Noam Chomsky (5 linhas) Socialismo de Bernie Sanders (5 linhas)

authorStream Live Help