PA DV TLE

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo Instrução Técnica de Aeronave:

Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo Instrução Técnica de Aeronave C-95C Bandeirante

PowerPoint Presentation:

Sistema Radio / COMM/ PA-DV

PowerPoint Presentation:

Objetivo Compreender a operação dos equipamentos de diretor de vôo e piloto automático, além do T.L.E. , visando a utilização eficaz dos referidos instrumentos na prática. ( Cp )

PowerPoint Presentation:

Indicador de Atitude / Diretor de Vôo e Unidade Comparadora de Atitude

PowerPoint Presentation:

Indicador de Atitude / Diretor de Vôo e Unidade Comparadora de Atitude A unidade comparadora indica erro entre as indicações de arfagem e/ou rolamento dos ADI´s. Fica visível quando o AHRS não completou inicialização ou não está funcionando adequadamente Falha nas fontes de sinal usadas para gerar o sinal de direção de vôo. V barra é removida

PowerPoint Presentation:

Luz indicadora – pisca por 10s, depois permanece acesa

PowerPoint Presentation:

Indicador Radiomagnético Fornecer info ANV (cartão bússola) Rumo estações sintoniz. Quando selec. em VOR e sinton ILS o ponteiro defletirá p/ POS 3 horas. O RMI recebe sinais do AHRS de forma cruzada: RMI 1 – AHRS 2 RMI 2 – AHRS 1 Falha de sincronização do RMI com o AHRS ou perda de alimentação elétrica

PowerPoint Presentation:

Indicador de Atitude Reserva Sistema independente. Alimentado pela Barra de Emergência 28 V DC. Perda de alimentação – Bateria de Emergência garante a sua alimentação por mais 30 minutos no mínimo. Perda total de alimentação elétrica – informações confiáveis por 9 minutos após interrupção. Falta de alimentação ou condição travada Ângulos de arfagem e rolamento Compensa a atitude de arfagem e trava o instrumento

PowerPoint Presentation:

Painel do Sistema de Bateria de Emergência Fornecimento de energia elétrica aos computadores do AHRS e ao indicador de atitude reserva no caso de transientes elétricos. Perda de total de energia elétrica – garante a alimentação do horizonte reserva por mais 30 minutos no mínimo. Luz acende quando está alimentando. Simula queda de tensão. Sistema armado Sistema desativado. Após o corte dos motores deve ser deixado nesta posição para impedir descarga

PowerPoint Presentation:

Painel do Sistema de Radio Master Painel do sistema de radio master - Para evitar danos causados por variação de tensão na partida dos motores ou mudança de fonte externa para bateria.

PowerPoint Presentation:

Alerta de Altitude O sistema de pré-seleção e alerta de altitude é composto de um pré-seletor de altitude e unidade de alerta,que opera em conjunto com o servo-altímetro do piloto. O sistema recebe informações de altitude do servo-altímetro e compara estes dados com a altitude pré-selecionada, ativando então os sinais de alerta.

PowerPoint Presentation:

Sistema de Alerta de Altitude Acendem em conjunto, indicando que a aeronave está na faixa de 200 a 400 ft antes da altitude selecionada, e que o avião afastou-se 200 ft da altitude selecionada

PowerPoint Presentation:

Sistema de Alerta de Altitude Perda de alimentação ou operação irregular do servo (informação inválida sendo enviada pelo servo-altímetro Causa incremento de 550+250 ft na indicação do altímetro e aparecimento da bandeira OFF

PowerPoint Presentation:

Sistema Automático de Controle de Vôo I - PILOTO AUTOMÁTICO Computador Painel de Controle do P.A. Painel de Controle de Vôo Painéis anunciadores de Modo Controles Externos ao Painel de Controle do PA AHRS (já comentado) Diretor de Vôo Operação do Sistema Tolerância Operacionais Limitações II - PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA

PowerPoint Presentation:

Sistema Automático de Controle de Vôo - Controle de vôo nos três eixos. - Inclui também o compensador elétrico no profundor. - Dividido em dois sistemas gerais: Sistema de PA e Sistema de DV. SISTEMA DE PA: - Constituído por: um computador, dois painéis de controle (PA e vôo), dois painéis anunciadores, um sensor de dados anemométricos, três servos primários (aileron, leme e profundor) e um servo compensador do profundor. - É orientado pelos AHRS e recebe sinais de navegação dos receptores de NAV e das UCP do EHSI. - Interruptor HPU – “1 ou 2” – permite seleção da fonte de navegação e proa à qual o PA será acoplado. - Computador do PA – Quatro circuitos de controle dos servos. Recebe sinais do painel de controle de vôo, do painel de controle do PA, dos AHRS, do sensor de dados anemométricos, do pré-seletor de altitude e dos sistemas de navegação. Esses sinais são processados e fornecem comando direcional, lateral e longitudinal às barras de comando do ADI e os sinais para acionar os servos.

PowerPoint Presentation:

Painel de Controle do Piloto Automático

PowerPoint Presentation:

Painel de Controle de Vôo e Painéis Anunciadores de Modo Botão teste - p/ checar luzes e falhas Sensor dados anemométricos - fornece saídas duplas de dados altitude pressão e velocidade usadas pelo computador para programar o torque dos servos e ganhos de canais.

PowerPoint Presentation:

Painel de Controle de Vôo

PowerPoint Presentation:

Diretor de Vôo HDG - ACOPLA A V-BAR NAV - ÂNGULO MÁX INTERCEPTAÇÃO=90º APPR - DIVIDIDO ENTRE LOC (APR) E GS (ENTRA AUTOMAT.) ÂNGULO MÁX INTERCEPTAÇÃO=60º B/C - INOPERANTE CLIMB - ANTES DE ACOPLAR, AJUSTAR ALTITUDE NO SET ALTIT DESC - ANTES DE ACOPLAR, AJUSTAR ALTITUDE COMFORME ACIMA ALT - MANTÉM ALT. ATUAL. ARMA ALTOM. CLIMB / DESC. ALT SEL - PARA ARMAR AUTOM O NIVELAMENTO, DESDE QUE SEJA AJUNSTADA NO SER ALT. VS - MANTÉM A RAZÃO ATUAL NO CLIMB. ESTABILIZAR 10” ANTES. INCREMENTOS DE 200 ft/min. IAS - MANTÉM A VELOCIDADE ATUAL. INCREMENTOS DE 1 KT PELO P.A.

PowerPoint Presentation:

Comandos Externos ao Painel de Controle do Piloto Automático

PowerPoint Presentation:

O AHRS é sensibilizado pela atitude de arfagem e rolamento e as transmite ao computador, também fornece ao computador razão de curva, razão de rolamento, aceleração vertical e lateral para uma computação adequada do DV/PA. Sistema DV: Constituído por dois ADI’S, dois EHSI, e componentes. ADI apresenta dados de atitude e Cmdos de direção fornecidos pelo computador do DV. EHSI apresenta dados de navegação.

PowerPoint Presentation:

Operação do Sistema Automático de Controle de Vôo O PA poderá ser desacoplado: - Pressionando o botão PA DESC nos volantes. - Pressionando AP ENG no painel de controle do PA. - Operando COMP PROF dos volantes. - Desarmando os disjuntores AC ou DC do PA. Poderá causar desacoplamento automático do PA: - Falha AC ou DC no PA. - Falha no computador do PA. - Perda de um dos AHRS. - Atitude de rolamento excedendo 45º ou de arfagem excedendo 30º. - Mudança de fonte através do interruptor SEL NAV/HDG PA. - Ativação do alarme de estol.

PowerPoint Presentation:

Operação do Sistema Automático de Controle de Vôo O amortecedor de guinadas poderá ser desconectado: - Pressionando o botão PA DESC nos volantes. - Pressionando YAW ENG no painel de controle do PA. - Desarmando os disjuntores AC ou DC do PA. Poderá causar desacoplamento automático do amortecedor de guinadas : - Falha no computador do PA. - Perda de um dos AHRS. - Falha no fornecimento de energia elétrica.

PowerPoint Presentation:

P.A. - Limitações Velocidades mínimas: Cruzeiro (105 kt Vi) e aproximações (95 kt Vi). Altitude mínima para acoplar – 1000 ft. Não usar mais de 50% de flapes quando bimotor ou 25% monomotor. Não usar PA/YAW em pousos ou decolagens. Deverá ser desacoplado ao atingir DA (200 ft) / MDA. Um dos pilotos deve permanecer sempre em seu assento, com cintos ajustados.

PowerPoint Presentation:

P.A. - Emergências Funcionamento inadequado PA – Sobrepuje. Desacoplamento automático – Antes de reacoplar, pressione “TEST” e verifique falhas possíveis. Funcionamento inadequado Compensador do Profundor – Segure o volante do compensador, desarme o disjuntor e compense manualmente.

PowerPoint Presentation:

RADAR

PowerPoint Presentation:

Sistema de Radar RDS-82 Alcance: 190 NM. Constituição: Sensor Radar e Painel Indicador. 30º p/ cada lado (rastreamento). WxA parte mais densa da forma-ção aparece pis-cando na cor magenta.

PowerPoint Presentation:

Imagem Padrão de Teste As áreas em cor magenta ficam piscando. Varia o ganho no modo MAP (somente).

PowerPoint Presentation:

Equipamentos Eletrônicos Transponder Transmissor Localizador de Emergência

PowerPoint Presentation:

Painel de Controle Transponder

PowerPoint Presentation:

Transmissor de Emergência DM ELT-6 OU DM ELT-8 Fornecer posição do avião nas operações de busca e salvamento. Não transmite quando submerso. Guarda baixada - armado - 5G. Duração da bateria: 48 hs contínuas. Vida útil: 18 meses.

PowerPoint Presentation:

Equipamentos de Radiocomunicação Sistema de áudio Sistema VHF Sistema HF

PowerPoint Presentation:

Equipamentos de Radionavegação Sistema ADF Sistema VOR / ILS / MARKER BEACON Sistema DME Sistema de Referencia de Atitude e Proa (AHRS) Sistema de Instrumentos de Vôo Sistema de Bateria de Emergência Sistema de Radiomaster Sistema de Pre-seleção de Alerta de Altitude Sistema de Controle Automático de Vôo Sistema de Radar Meteorológico

PowerPoint Presentation:

Equipamentos Eletrônicos Transponder Transmissor de Emergência

PowerPoint Presentation:

Objetivo Compreender a operação dos equipamentos de rádio comunicação, radionavegação, radar, diretor de vôo e piloto automático, além do T.L.E visando a utilização eficaz dos referidos instrumentos na prática.

authorStream Live Help