Aplicações recursos renováveis

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Como é que o Homem aproveita os recursos naturais renováveis?Entra e fica a saber mais! Vanda Rafael

Slide 2: 

DIVISÃO DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Para ficares a conhecer a forma como são aplicados os recursos naturais renováveis, clica em cada um deles. bibliografia

Slide 3: 

Campos para a agricultura e pecuária BIOLÓGICOS Os recursos biológicos compreendem o conjunto de seres vivos que o Homem pode utilizar para benefício próprio. Sua utilização O Homem utiliza-os para a alimentação (vegetais, carne, peixe, leite, e.t.c.), para o vestuário (lã, algodão, linho), mobiliário (madeira), para a obtenção de diversas matérias-primas (papel, cola), para a obtenção de medicamentos (penicilina), e.t.c.

Slide 4: 

Hídricos A água é um recurso natural renovável, vital e frágil.  O nosso planeta está coberto 2/3 da sua superfície com água. Apesar deste recurso existir em abundante quantidade, apenas uma quantidade dessa água se encontra disponível para o Homem, cerca de 3%. Esta percentagem de água está dependente da precipitação e encontra-se desigualmente distribuída, havendo zonas do planeta onde ela ocorre em quantidade significativa e outras, bastante áridas, onde ela escasseia.

Slide 5: 

Apesar de a água ser um recurso renovável, a sua qualidade tem vindo a diminuir em consequência do aumento da população humana, da industrialização, das melhores condições de higiene e saneamento, dos resíduos agrícolas, dos efluentes domésticos e industriais. Estas actividades humanas têm provocado a poluição de rios e lagos o que faz com que a água própria para consumo possa vir a tornar-se um bem escasso num futuro próximo. A água um recurso frágil!

Slide 6: 

Utilização As actividades humanas que mais contribuem para o consumo de água são as actividades domésticas (10%), a agricultura (60%) e a indústria (30%). Estas actividades são responsáveis pelos consumos crescentes de água verificados nas últimas décadas. Sabias que a actividade doméstica que mais contribui para o consumo de água é o banho? Para ficares a saber hábitos que poderás adoptar de modo a evitar o desperdício de água consulta a próxima página.

Slide 7: 

No vídeo que se segue damos-te dicas de como pode poupar água. Clica na imagem. Vamos poupar água! http://aeiou.visaojunior.visao.pt/upload/FlashVideo/AguaPrecisa_se_final.wmv

Slide 8: 

Edáficos Dentro dos recursos edáficos temos o SOLO O solo é a camada mais superficial da crosta e é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial e seres vivos e rochas em decomposição. Utilizado para agricultura, como terreno para pastagem, entre outras.

Slide 9: 

Consequências da sobreexploração do solo Nas últimas décadas, devido ao aumento exponencial da população humana, o Homem foi obrigado a aumentar a exploração do solo. Desenvolveram-se máquinas agrícolas para o cultivo intensivo das terras, passaram a utilizar-se fertilizantes, herbicidas e pesticidas. Empobrecimento dos terrenos agrícolas, poluição do solo, erosão do solo. Escassez de alimentos num futuro não muito distante, se as práticas correctas não forem adoptadas.

Slide 10: 

Energéticos Os recursos energéticos são aqueles a partir dos quais se pode obter energia. As energias renováveis constituem uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis na obtenção de energia, pois são energias limpas, não poluentes e são inesgotáveis.

Slide 11: 

Como energias alternativas temos a eólica (provém do vento), a solar (proveniente do sol), a hídrica (obtida através dos cursos de água), a das marés e a das ondas (obtida através da sua força), a biomassa ou bioenergia (proveniente das plantas e seus derivados) a geotérmica (proveniente do calor interno da Terra). Fica a saber mais acerca destas energias na página da tua sala! Energias alternativas

Slide 12: 

Informação adaptada e imagens dos seguintes sítios: http://casasdemadeirainformacao.com/energias.htm http://pt.wikipedia.org http://www.infopedia.pt http://1.bp.blogspot.com/_lNpJ8WZl_ZI/SQ-D4Krj0xI/AAAAAAAAJ7o/kSSwRlkOEdM/s400/banho.gif http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/figura_1solosID-BJnTJjti83.jpg http://unipmarques.files.wordpress.com/2008/04/imagem-agua-para-post-renata-aquino1.jpg http://4.bp.blogspot.com/_wM_N1C92VLc/R7qxTN0TP3I/AAAAAAAAABk/GRYQA3qPanM/s400/agua_01.gif http://www.cm-obidos.pt/_uploads/agua.jpg http://www.planetaorganico.com.br/images/biomassa.jpg http://1.bp.blogspot.com/_PdNlsbPNlik/Rm4oOCbMo5I/AAAAAAAAAAg/wYldqyQ8RKQ/s320/seres+vivos+3.bmp http://www.diariodetrasosmontes.com/images/noticias/cogumelos_miscaros.jpg http://farm3.static.flickr.com/2098/1760424896_99c3e7ac7a.jpg http://serbian.wunderground.com/data/wximagenew/b/borinquen/297.jpg http://baciasc1.files.wordpress.com/2008/06/sem-titulo4.jpg http://1.bp.blogspot.com/_x0sWnJB8bQ8/SYShrKUO99I/AAAAAAAAAEs/XePyWNBzn-Q/s400/e140e8d4596b4890c44c0c1828b5e442.jpg

authorStream Live Help