Aula_1_Calorimetria

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

CALORIMETRIA PROFESSOR ROVILSON

PowerPoint Presentation:

A Calorimetria é a parte da Termologia que estuda a medida do calor trocado pelos corpos. Calor Energia em trânsito (que é transferida) de um corpo para outro devido a uma diferença de temperatura entre eles. Um corpo, portanto, não possui calor. A energia flui espontaneamente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

PowerPoint Presentation:

Então, calor é uma modalidade de energia e, por isso, sua quantidade de calor (Q) deve ser medida em unidades de energia. Unidades Usuais: No SI  joule (J) Prática  caloria (cal) Alguns Múltiplos 1 cal  4,18 J 1 kcal = 10 3 cal

PowerPoint Presentation:

. Calor Sensível  quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando variar sua temperatura. Causa a variação de temperatura de um sistema. Calor Latente  quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando mudar sua fase ou estado físico. Durante a mudança de estado a temperatura permanece constante. Calor Específico (c): corresponde à quantidade de calor que se deve fornecer ou retirar de uma massa unitária da substância, para variar de 1°C a sua temperatura. Depende da substância.

PowerPoint Presentation:

Quantidade de Calor Sensível: depende da massa, da natureza da substância e da variação da temperatura. m T o m T Q Inicial Final

PowerPoint Presentation:

Que Macete ! ... onde: Q  quantidade de calor m  massa c  calor específico  T  variação de temperatura Observações: T > To   T > 0  Q > 0 (calor recebido pelo corpo : o corpo ganha calor) T < To   T < 0  Q < 0 (calor cedido pelo corpo : o corpo perde calor)

PowerPoint Presentation:

Capacidade Térmica de Um Corpo ( C ): quantidade de calor necessária para que a temperatura do corpo varie de 1°C. Depende da massa do corpo e da natureza da substância. Unidades: No SI  J/K Prática  cal/°C + 2 equações ... comi muita coxinha ... comi quibe à tarde ...

PowerPoint Presentation:

. Princípio da Igualdade das Trocas de Calor: “Quando dois ou mais corpos, a temperaturas diferentes, são colocados no interior de um recipiente termicamente isolado, eles trocam de calor entre si. A soma das quantidades de calor recebidas por uns é igual à soma das quantidades de calor cedidas por outros.”

PowerPoint Presentation:

Calorímetro (Vaso Adiabático): Recipiente que não permite a troca de calor com o meio exterior. É muito utilizado para a determinação do calor específico de corpos.

PowerPoint Presentation:

Equilíbrio Térmico: Quando dois ou mais corpos trocam calor há transferência da energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio. O equilíbrio térmico vai ocorrer quando já não houver um corpo mais quente ou um mais frio, ou seja, quando os corpos atingirem a mesma temperatura. A temperatura final será igual para todos os corpos. Equilíbrio Térmico  T A = T B = T equilíbrio http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/conducao/conducao.htm

PowerPoint Presentation:

1) Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico, e ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que: a) o corpo maior é o mais quente. b) o corpo menor é o mais quente. c) não há troca de calor entre os corpos. d) o corpo maior cede calor para o corpo menor. e) o corpo menor cede calor para o corpo maior.

PowerPoint Presentation:

2) Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário a) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente. b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. c) para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. d) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano. e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.

PowerPoint Presentation:

3) Uma certa quantidade de água a temperatura de 0°C é mantida num recipiente de vidro. Inicia-se então o aquecimento da água até a temperatura de 100°C. Desprezando-se a dilatação do recipiente, o nível da água em seu interior durante o aquecimento: a) mantêm-se constante; b) aumenta somente; c) diminui somente; d) inicialmente aumenta e depois diminui; e) inicialmente diminui e depois aumenta.

PowerPoint Presentation:

4) Uma batata recém-cozida, ao ser retirada da água quente, demora para se esfriar. Uma justificativa possível para esse fato pode ser dada afirmando-se que a batata tem a) alta condutividade térmica. b) alto calor específico. c) baixa capacidade térmica. d) baixa quantidade de energia interna.

PowerPoint Presentation:

5) As fagulhas (pedaços de metal incandescente) que são projetadas quando afiamos uma faca num esmeril atingem nossa pele e não nos queimam. Já um copo de água fervente jogado em nossa pele provoca graves queimaduras. Como podemos explicar esses fatos? a) A temperatura da água fervente é maior que a das fagulhas. b) As fagulhas não estão mudando de estado, a água está. c) As fagulhas não transportam energia. d) O calor específico da água é muito menor do que o do material metálico que compõe as fagulhas. e) A capacidade térmica do copo de água é muito maior que a das fagulhas.

authorStream Live Help