Presentation Transcript
Evolução da Saúde e da Higiene ao longo dos temposSéculos III - XX :Evolução da Saúde e da Higiene ao longo dos temposSéculos III - XX
Saúde e HigieneSéculo III - V :Saúde e HigieneSéculo III - V Fio
v
As latrinas: :As latrinas: Como os apartamentos romanos não tinham casas de banho, iam às latrinas todos juntos, onde conviviam e relaxavam com os amigos.
Termas :Termas Alguns romanos (os mais ricos) tinham as suas termas privadas. Os mais pobres iam às termas públicas conviver uns com os outros.
Estrígil :Estrígil Os romanos não usavam sabão, usavam azeite e esfregavam o corpo com um instrumento chamado estrígil.
Alguns vestígios romanos: :Alguns vestígios romanos:
Slide 10:Higiene e Saúde
séculos v a xv
Higiene e SaúdeSéculos V a XV :Os mais ricos tinham muitos cuidados com o cabelo e um grande enxoval de roupa.
As pessoas em vez de dizer vamos lavar as mãos diziam “ dar água às mãos “. Higiene e SaúdeSéculos V a XV
Slide 12:Em todas as localidades havia banhos públicos com dias para as mulheres e para homens.
A alimentação desenvolvia certas doenças como epidemias.
A peste espalhou-se pela Europa a partir do século XIV.
Slide 13:As doenças dos olhos e da pele eram muito frequentes.
A lepra era uma das doenças incuráveis mais temidas pela população.
Imagens :Imagens O parto O leproso Ensino médico Exame clínico
Imagens :Imagens Operação Hospital da Idade Média
Higiene e Saúde séculos XIV - XVII :Higiene e Saúde séculos XIV - XVII
Peste :Peste Uma das grandes epidemias de Portugal foi a peste. Todos uniram os esforços para a conseguir vencer.
Recorreram a diversas mezinhas que incluíam : sangue de texugo, com canela , gengibre , cravo , entre outros. Recomendava-se que tomassem poucos banhos e que lavassem as mãos, a cara e toda a casa com vinagre.
Séculos XIV e XV :Séculos XIV e XV Nos séculos XIV e XV as pessoas tratavam-se geralmente em casa , porque ainda não existiam hospitais, apenas existiam enfermarias em alguns mosteiros e conventos.
Século XVI :Século XVI No século XVI já existiam mais de quarenta hospitais, mas a medicina continuava muito rudimentar.
A peste continuava a ser a doença da época, mas com as viagens marítimas apareceu o escorbuto.
Hospitais :Hospitais Fig.2 Hospital real de Todos os Santos (reconstituição) Fig.1 Hospital Velho em Viana do Castelo.
Medicina do século XIV a XVII :Medicina do século XIV a XVII Fig. 3 Lição de Anatomia. Rebrandt. Fig. 4 Vendedor de remédios.
Higiene e saúde do século XVlll e XlX :Higiene e saúde do século XVlll e XlX
Slide 23:Depois do terramoto de 1755 Lisboa, foi reconstruído o Hospital Todos os Santos. Fig. 1 Hospital de Todos os Santos em Alvor - Distrito de Faro
Slide 24:No século XVlll a medicina evoluiu e surgiram as primeiras vacinas. Fig. 2 Vacina-1879
Slide 25:O microscópio foi inventado devido à evolução da Anatomia e a Fisiologia.
Slide 26:No século XVlll surge uma nova doença a febre-amarela. A recolha do lixo de Lisboa era pouco eficaz e isso contribuía para o aumento das doenças. Fig. 3 Farmácia Fig. 4 A lavadeira-1725 Fig. 5 A lavadeira- 1730
Século XIX ao XX :Século XIX ao XX Higiene e saúde
Ideias Importantes :Ideias Importantes Em Portugal a maior parte das casas não tinha casa de banho. Nesta altura achava-se que os banhos em excesso faziam mal.
Slide 29:Naquela época já havia sabonetes ,pasta de dentes, perfumes…
A medicina tradicional continuava a ser muito usada pelos portugueses, que automedicavam-se para combater doenças como o raquitismo e a tuberculose.
Slide 30:Em 1924, Portugal já tinha 500000 habitantes e em Lisboa já havia 700 médicos.
Os meios diagnósticos usados eram o estetoscópio e o medidor de pressão arterial.
Resumo :Resumo Nesta altura as casas não tinham casa de banho e pensava-se que os banhos em excesso faziam mal. No século XIX já havia sabonetes,… A medicina tradicional continuava a ser muito utilizada pelos portugueses, que recorriam as varias mezinhas para tratar as doenças. No ano de 1924 Portugal já tinha 500000 habitantes e em Lisboa já havia 700 médicos . Os meios diagnósticos mais utilizados eram o estetoscópio e o medidor de pressão arterial.
Anúncio de um Jornal. :Anúncio de um Jornal.
Hospital da Vila de Fornos de Algodres, na Guarda. :Hospital da Vila de Fornos de Algodres, na Guarda.
Trabalho realizado por: :Trabalho realizado por: Turma G 4º ano