FILOSOFIA Unidade 10

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 10 : 

Unidade 10 Rousseau e a democracia direta

1- Jean Jacques Rousseau (1712-1778) : 

1- Jean Jacques Rousseau (1712-1778) Nascido em Genebra (Suíça). Filho de um relojoeiro pobre. Fez parte do grupo do iluminista. Não via com otimismo o desen­volvimento da técnica e do progresso. Precursor do romantismo. Polemizou com Voultaire.

Slide 3: 

Obras Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade en­tre os homens Do contrato social Emilio

2- A teoria do bom selvagem : 

2- A teoria do bom selvagem Assim como Hobbes e Locke Rousseau tambem é um contratualista. Teoria inovadora sobre a legitimidade do Poder. Diferencia soberania e governo. O governo é representante do povo. O povo é o soberano.

2- A teoria do bom selvagem : 

2- A teoria do bom selvagem A soberania é intransferivel e inalienavel. No estado de natureza o homem é o bom selvagem. Vivia livre e feliz. Extraia da natureza o seu sustento. Era dotado de uma consciência moral inata.

2- A teoria do bom selvagem : 

2- A teoria do bom selvagem Surgimento da propriedade privada. Origem da desigualdade social. Escravidão. Rousseau é saudosista quanto ao estado de natureza. O homem corrupto produz um pacto corrupto. A única solução é um novo pacto.

3- Do Contrato Social : 

3- Do Contrato Social A legitimação do novo pacto vem do consentimento do corpo social. Todos devem abrir mão da liberdade natural em troca da liberdade civil. A liberdade civil é igual para todos. A obediência à lei que se ajuda a elaborar é voluntária. Obediência voluntária é liberdade.

4- A questão da soberania : 

4- A questão da soberania Separação clara entre os conceitos de Soberania e Governo. Soberano é o Corpo Coletivo ou Povo. O Governo é um funcionário do Soberano. As leis criadas sem o consentimento do povo são invalidas.

4- A questão da soberania : 

4- A questão da soberania A criação do Governo não submete o Povo ao Governo. A soberania é intransferível, inalienável e indivisivel. A questão da governabilidade. O Povo é ao mesmo tempo Soberano e Súdito.

4- A questão da soberania : 

4- A questão da soberania Como parte do corpo coletivo o povo é ativo e participativo – Cidadão. Submetido ás leis o povo é passivo e obediente – Súdito. O povo é Sudito de si mesmo e por isso livre. Ideal de Democracia Direta.

5- O Conceito de vontade geral : 

5- O Conceito de vontade geral Diferenças entre Pessoa Pública e Pessoa Privada. Pessoa Privada – Interesses particulares e egoístas. Pessoa Publica – Interesse coletivos e solidários.

5- O Conceito de vontade geral : 

5- O Conceito de vontade geral A vontade de todos não é a Vontade Geral. A Vontade Geral é a vontade de todos ou da maioria quando visa o bem comum. O cumprimento da Vontade Geral não é arbítrio impositivo, é consciente. O arbítrio é superado pela consciência do bem comum.

6- Emílio : 

6- Emílio Rousseau pedagogo. Considerado o Pai da pedagogia moderna. Emilio é a idealização do que o Homem é antes de ser Homem. Para não ser contaminado Ele deve ser educado´à margem da sociedade. No inicio desenvolve-se a razão sensitiva.

6- Emílio : 

6- Emílio Não se deve abafar os sentidos, os instintos e as emoões. Não deve haver castigos nem punições; O educando de chegar por si só aos conceitos de bem e mal. A educação é centrada na criança. A educação não é para Deus nem para a sociedade, mas para a vida.

authorStream Live Help