Unidade 3 Max Weber

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 3:

Unidade 3 Max Weber e a Ação Social

1- Introdução :

1- Introdução Max Weber (1864-1920) Filho de uma família da alta classe média. Pai era um conhecido advogado. Recebeu excelente educação secundária. Em 1882, começou os estudos superiores dedicou-se simultaneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito.

2- A Ação Social:

2- A Ação Social Indivíduo centro de sua análise. Sociedade não pode ser superior ao indivíduo. Objeto de estudo da sociologia deve ser a ação social. Ação social é toda a ação individual dotada de sentido e orientada pelas as ações dos demais indivíduos. Nem toda ação individual é ação social. Ações dotadas de sentido buscam a comunicação entre os indivíduos.

3- Tipos de Ação Social:

3- Tipos de Ação Social Quatro tipos de ação social. Tradicional: orientação da ação é baseada em hábitos ou costumes arraigados. Afetiva: orientação é pautada por afetos ou estados emocionais.

3- Tipos de Ação Social:

3- Tipos de Ação Social Racional: com relação a valor: orientada pela crença consciente em um valor considerado importante. Racional: com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que estabelece determinados fins e organiza os meios necessários para poder atingi-los. Muitas vezes uma ação individual apresenta características dos quatro tipos de ações sociais. Normas e regras sociais fruto do conjunto de ações dos indivíduos.

4- Weber e a Ética Protestante:

4- Weber e a Ética Protestante Ética protestante e o espírito do Capitalismo. A ética e as idéias Puritanas influenciaram o desenvolvimento do Capitalismo. Procura racional de ganho econômico. Protestantismo o Calvinista.

5- O método :

5- O método É fundamental que o pesquisador exerça um papel ativo diante a realidade social. É inconcebível a neutralidade total do pesquisador.

authorStream Live Help