Unidade 2 Émile Durkheim

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 2:

Unidade 2 Os fatos sociais em Émile Durkheim

1- Introdução:

1- Introdução Séc. XVIII Giambatista Vico dizia que a sociedade se subordina às leis definidas que podem ser estudadas. séc. XIX Auguste Comte criou o termo Sociologia. Sua obra não era Sociologia, era mais uma ciência sociológica. Durkheim (1858-1917) não foi o “pai” da idéia, com certeza ele foi o “pai” da ciência.

2 - A questão social:

2 - A questão social Séc. XVII e XVIII Europa passa por transformações sócias-políticas. Incremento da produção industrial. Aumento das tensões sociais e proliferação da miséria e do desemprego. Questão social passe a ser o objeto de estudo da Sociologia.

3 - A Consciência coletiva:

3 - A Consciência coletiva O homem é simplesmente um animal selvagem tornou-se sociável. Formação de uma consciência coletiva que está fora do homem. Socialização. Responsável por aquilo que orienta o nosso ser, o nosso sentir e o nosso comportamento em sociedade.

4 - Fato Social:

4 - Fato Social Três características fundamentais. Generalidade. Exterioridade. Coercitividade. Sociedade prevalece sobre o indivíduo. Ela estabelece regras que orientam a vida do homem. Regras são exteriores e coercitivas

4 - Fato Social:

4 - Fato Social Fato Social Normal e Patológico. Fato social leis. A educação fator primordial para a apreensão dos fatos sociais. Conceito de instituição. Instituições são o conjunto das regras e normas sociais. Exemplos de instituições escola, família, exército e a igreja.

5 - Anomia :

5 - Anomia Sociedade doente de Anomia. O papel do sociólogo seria curar a sociedade da anomia. Necessidade de uma solidariedade orgânica entre os membros da sociedade. Divisão social do trabalho. Indivíduo se sinta parte de um todo.

6 - O Método :

6 - O Método Analisar os fatos sociais como se fossem coisas. Enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade.

authorStream Live Help