Unidade 9

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 9:

Unidade 9 A Pobreza Na Sociedade Contemporânea

1. Introdução :

1. Introdução Os indi­víduos são distintos entre si. As diferenças são características da manifestação das desigualdades. Cada sociedade cria formas distintas de desigualdade. Reflexo de sua organização social, economica e politica.

2. Por que Não Aceitamos a pobreza? :

2. Por que Não Aceitamos a pobreza? Idéia de que fazemos parte de um todo que é a humanidade. Todos têm os mesmos direitos perante a lei. Desigualdade Privilegio para os ricos Injustiça para os pobres

3. Sociedade da abundância :

3. Sociedade da abundância Avanço da indústria de massa. Quantidade ilimitada de bens produzidos. Sociedade cria mecanismos de apropriação dos bens econômicos e sociais. Crescente concentração de renda. Caráter consumista da vida social. Apelo ao consumo por meio das propagandas. No capitalismo as pessoas se identificam com aquilo que possuem ou ostentam.

4. A pobreza relativa :

4. A pobreza relativa Índices estatísticos assumem grande importância. Pobreza se tornou pública e palpável. O avanço dos meios de comunicação e da publicidade cria sempre novas necessidades. Sentimento de insatisfação e inferioridade.

5. O estigma da pobreza :

5. O estigma da pobreza Estado mostra-se incompetente no combate à pobreza. Assistencialismo é paliativo. Imprensa exibe a indigência da população. Graças à globali­zação a pobreza se transforma em manchete internacional. Pobreza é estigmatizada.

5. O estigma da pobreza:

5. O estigma da pobreza Clima de guerra civil nas grandes cidades. Atitude de discriminação contra as camadas pobres da população. Cultura da pobreza. A pobreza é constantemente afastada e excluída do convívio social. A pobreza gera distanciamento social, alienação e discriminação dos pobres.

authorStream Live Help