Unidade 5

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 5:

Unidade 5 Sociedades Tribais: “Preguiça ou Lazer”

1- A Cigarra e a Formiga:

1- A Cigarra e a Formiga Fabula da Cigarra e a Formiga. Crise global do emprego. Crescimento econômico da China. Qual a função do trabalho? Os seres humanos trabalham para suprirem as suas necessidades desde as mais corriqueiras como a alimentação até as mais complexas, como a aquisição de sonhos de consumo.

2- A Questão da Igualdade :

2- A Questão da Igualdade Não há igualdade entre estas sociedades. Espaço, tempo e organização política diferenciam as sociedades tribais. Distancia cronológica. Condições tecnológicas e culturais, que cercam atualmente as sociedades tribais, não existiam. Sociedades tribais associadas a condições miseráveis de existência. Os ancestrais destas sociedades viviam em regiões com abundância de recursos naturais.

3- A concepção tribal de trabalho :

3- A concepção tribal de trabalho Para nós trabalho o é entendido como algo separado das demais atividades. Sociedades tribais o trabalho não possui um valor em si mesmo. Não pode existir separado das demais atividades do dia. Trabalho está diretamente ligado aos ritos religiosos, à estrutura de poder político e a todo o arcabouço cultural da sociedade.

4- Preguiça x Lazer:

4- Preguiça x Lazer Divisão sexual do trabalho. Por muito tempo a antropologia considerou a economia das sociedades tribais como sendo de subsistência. Miséria e escassez são a lógica em tais sociedades. Sociedades do lazer. Tempo mínimo dedicado às atividades produtivas. Vitalidade física possível apenas em regiões marcadas pela abundância de alimentos.

5- A relação com o meio ambiente:

5- A relação com o meio ambiente Terra tem um valor mítico fornecedor do sustento da própria vida. O homem trabalha pouco porque a natureza produz para ele. Não desenvolvem a noção de acumulação. Melhor conhecimento e aproveitamento dos recursos oferecidos pela natureza. Preocupação constante com a preservação do meio ambiente. Dedicação excessiva ao trabalho presença de grupos dominadores.

authorStream Live Help