Era Vargas

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Era Vargas:

Era Vargas

Definição – Período em que o Brasil foi governado por Getulio Dorneles Vargas.:

Definição – Período em que o Brasil foi governado por Getulio Dorneles Vargas. Duração - 1930/45 Fases: 1ª - Governo Provisorio. 1930/34 2ª - Governo Constitucional. 1934/37 3ª - Ditadura do Estado Novo. 1937/45

Governo Provisório 1930/34 :

Governo Provisório 1930/34 Industrialização e urbanização. Fortalecimento da classe média e da burguesia industrial. Crescimento do operariado. Amadurecimento do populismo. Intervenção do Estado na economia. Crise do setor agrário-exportador. Queima do excedente do café. Estímulo à policultura.

Revolução Constitucionalista de 32 :

Revolução Constitucionalista de 32 Nomeação de interventores. Exigência de uma nova Constituição. Oligarquia paulista tenta retomar o poder. Oposição a Vargas PRP e PD. Apoio da classe média, sem efetiva participação popular.

PowerPoint Presentation:

Morte de quatro estudantes mobiliza a opinião pública contra Vargas (M.M.D.C.). Paulistas, isolados, são derrotados. Não há grande repressão contra a elite paulista que aceita a conciliação.

Constituição de 1934 :

Constituição de 1934 Federalismo. Eleições diretas para presidente. Mandato presidencial de quatro anos. Extinção do cargo de vice-presidente. Voto secreto. Voto feminino. Limitação das garantias do habeas-corpus. Criação do mandado de segurança. Justiça do trabalho

Governo Constitucional 1934/37 :

Governo Constitucional 1934/37 Tensão social e agitação política. Fortalecimento do Executivo. Preparação da ditadura.

Ação Integralista Brasileira:

Ação Integralista Brasileira Ação Integralista Brasileira. Liderada por Plínio Salgado. Deus, Pátria e Família. Ação de inspiração fascista. Estado corporativo, ditatorial, militarizado e ultranacionalista.

Aliança Nacional Libertadora :

Aliança Nacional Libertadora Aliança Nacional Libertadora. Liderada por Luís Carlos Prestes. Nasce como frente antifascista para combater a AIB. Inspiração marxista. É colocada na ilegalidade. 1935 Intentona Comunista.

Plano Cohen :

Plano Cohen Suposto plano comunista para tomar o poder. Vargas deter mina a suspensão das eleições, o fechamento do Congresso e a imposição da ditadura do Estado Novo.

Estado Novo 1937/45:

Estado Novo 1937/45 Constituição de 1937. Fortalecimento do Poder Executivo Federal. Direito de intervenção no legislativo e no Judiciário. Fim da autonomia dos Estados. Extinção dos partidos políticos.

PowerPoint Presentation:

DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público). DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). PE (Polícia Especial).

PowerPoint Presentation:

C.L.T. Apoio dos operários ao governo. Controle do Estado sobre os sindicatos. Nacionalismo, protecionismo e intervencionismo. Incentivo a policultura e favorece o desenvolvimento industrial. Construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda.

O Brasil na 2ª Guerra:

O Brasil na 2ª Guerra Inicialmente neutro. Envia F.E.B. e a FAB, para lutar ao lado dos "aliados". Vitória das democracias enfraquece o governo.

Fim do Estado Novo:

Fim do Estado Novo Crescem as manifestações contra a ditadura. Formam-se partidos políticos (UDN, PSD, PTB e PCB). Vargas convoca eleições presidenciais. Dá anistia aos presos políticos. Queremismo. Apoio do PCB. Renúncia de Vargas 1945.

authorStream Live Help