Fran�a - 1789

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

1789 Liberdade Igualdade Fraternidade

A REVOLUÇÃO FRANCESA:

A REVOLUÇÃO FRANCESA ÉPOCA Segunda metade do século XVIII (1789-99). Difusão do Pensamento Ilustrado. CONTEXTO Clímax da ERA DAS REVOLUÇÕES. Consolidação política da burguesia. Crise final do ANTIGO REGIME EUROPEU.

A REVOLUÇÃO FRANCESA:

A REVOLUÇÃO FRANCESA A Crise do século XVIII 1. Crise agrária (secas e enchentes) 2. Manutenção do luxo da Corte 3. Aumento dos gastos públicos para a manutenção do Rei. 4. Envolvimento da França na Guerra dos 7 anos (1756-63), derrota para a Inglaterra e perda de possessões coloniais. 5. Apoio à Independência dos EUA (1776). 6. Manutenção da Sociedade de Ordens. 7. Recusa aristocrática no pagamento de impostos. SOCIEDADE

Slide 4:

Composto pelo CLERO. Tanto o Alto Clero (origem nobre) quanto o Baixo Clero (origem popular) estavam isentos de tributos. NOBREZA, dividida entre os Nobres de Sangue ou Espada e Nobres de Toga. Camponeses (maioria). Sans cullotes (trab. Urbanos). Burguesia ALTA MÉDIA PEQUENA O 3º. Estado arcava com todas as despesas da Nação, mesmo concentrando apenas 20% das rendas. “ Este mundo só será bom quando o último padre for enforcado nas tripas do último nobre.” (VOLTAIRE) “ O que é o 3º. Estado? Tudo. O que ele representa na ordem política? Nada! O que ele deseja? Ser alguma coisa.” (Citado por Leo Huberman).

Os Estados Gerais:

Os Estados Gerais Última convocação em 1614. Reestruturação sócio-econômica da França. Resistência da aristocracia ao processo de tributação igualitária. 3º. Estado resiste à aristocracia – Assembléia Constituinte. Tomada da Bastilha.

Partidos políticos :

Partidos políticos GIRONDINOS : representantes da alta burguesia, de tendência reformista moderada, sentavam-se à DIREITA no Parlamento Francês. JACOBINOS : representantes das camadas populares e pequena burguesia, propunham reformas radicais. Também chamados de “montanheses” sentavam-se à ESQUERDA no Parlamento.

Etapas da Revolução:

Etapas da Revolução Assembléia Nacional (1789-92) Abolição dos privilégios feudais. Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão Reforma monetária: ASSIGNATS Confisco dos bens da Igreja Constituição Civil do Clero (1790): separação entre a Igreja e Estado. Formação de coligações internacionais contra a França

Slide 9:

Convenção Nacional (1792-95) Proclamação da República Radicalismo jacobino Julgamento e execução de Luis XVI e Maria Antonieta Lideranças: Danton, Marat e Robespierre Instituição do TERROR Comitês de Salvação Pública Tribunais Revolucionários: EXECUÇÃO SUMÁRIA Uso da guilhotina (A Máquina)

Execução de Luis XVI:

Execução de Luis XVI A grande guilhotina desce sobre a cabeça de Luís XVI, que é exibida ao povo, como se costumava fazer com todos os executados.

Slide 12:

Diretório (1795-99) Reação girondina ao radicalismo jacobino Execução de Robespierre Conspiração dos Iguais: Graco Babeuf Segunda Coligação contra a França GOLPE DE 18 DO BRUMÁRIO Ascensão de Napoleão Bonaparte / Isolamento político dos jacobinos Golpe do 9 Termidor

authorStream Live Help