Unidade 12

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 12:

Unidade 12 Conceitos Morais em Platão e Aristoteles

1. Etimologia Da Palavra Etica :

1. Etimologia Da Palavra Etica Palavra ética do grego ethos Modo de ser, do caráter. Moral do latim mos ou mores – costume. Tipo de comportamento humano que não é natural.

2. Platão A Moral :

2. Platão A Moral A natureza do homem é racional. Na racionalidade realiza o homem a sua humanidade. As 3 almas humanas irascível, concupiscente e racional. A ação racional realiza o sumo bem felicidade e virtude.

2. Platão A Moral :

2. Platão A Moral Corpo um obstáculo. Filosofar é morrer aos sentidos. Quatro virtudes naturais. Prudência. Fortaleza. Temperança. Justiça.

3. A Verdade, plena de luz:

3. A Verdade, plena de luz Dois mundos; o Sensível e o Inelegível. Coisas sensíveis são sempre imperfeitas. Conhecer é reconhecer. A alma é elo de ligação com o inteligível. Despertar pelo amor.

4. Aristóteles e a Ética :

4. Aristóteles e a Ética Homem possui três almas. O homem só é feliz se puder desenvolver todas as suas capacidades e possibilidades. Três formas de felicidade

4. Aristóteles e a Ética:

4. Aristóteles e a Ética 1ª vida de prazeres e satisfações. 2ª vida como cidadão livre, responsável. 3ª vida como pesquisador e filósofo. Meio-termo de ouro.

5. A crítica ao mundo inteligível :

5. A crítica ao mundo inteligível Mundo inteligível é uma ficção. Sentidos constituem o ponto de partida. Conhecimento é esse processo de abstração. Ato energeia. Potência dynamis.

5. A crítica ao mundo inteligível:

5. A crítica ao mundo inteligível Teoria das 4 causas Causas Material Formal Motriz ou Eficiente Final ou da Finalidade

authorStream Live Help