Unidade 4

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 4:

Unidade 4 Maiêutica X Sofistica

1. Sócrates X Sofistas:

1. Sócrates X Sofistas O pensamento de Sócrates é um marco na tradição filosófica. Problemática ético-política passa ao primeiro plano da discus­são filosófica. Sofistas contemporâneos de Sócrates.

1. Sócrates X Sofistas:

1. Sócrates X Sofistas Sócrates e os sofistas compartilham interesse pela problemática ético-política. Questão do homem enquanto cidadão da polis. Proximidade maior entre Sócrates e os sofistas do que Sócrates e os pré-socráticos.

2- Isegoria:

2- Isegoria Séc. V a.C. consolidação das cidades-estado. Fim das guerras Médicas.. Desenvolvimento econômico e político de Atenas. Surgem na cidade os mercadores.

2- Isegoria:

2- Isegoria Reformas de Sólon e Clístenes- Democracia Novo conceito de participação política a isegoria. Filosofia passa a fundamentar as discussões políticas na ágora.

3- Sofistas os mestres da retórica:

3- Sofistas os mestres da retórica Mestres da retórica. Não constituíram uma escola filosófica definida. Apenas fragmentos chegaram até nós e por meio dos principais críticos dos sofistas. Assim os termos sofista e sofisma passaram a ser entendidos negativamente.

4- Paideia :

4- Paideia Protágoras de Abdera. O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são. Duas características do pensamento de Protágoras o humanismo e o relativismo. Polêmica com Sócrates.

4- Paideia:

4- Paideia Sócrates analisa a máxima de Protágoras partindo dela própria. Sofistas não são apenas mercenários. Visão centrada no homem e supervalorizava a razão. Objetivo capacitar pessoas para participarem de discussões políticas na Agora.

5- Sócrates, a mosca no traseiro de Atenas:

5- Sócrates, a mosca no traseiro de Atenas Sócrates (470-399 a.C.). Incomodou Atenas e foi julgado e condenado. Desrespeito às tradições religiosas. Corrupção da juventude. Condenado à morte, é levado a beber uma taça de cicuta.

5- Sócrates, a mosca no traseiro de Atenas:

5- Sócrates, a mosca no traseiro de Atenas Não deixou um único texto escrito. Sócrates valorizava essencialmente o discurso e o debate enquanto formas de exercícios da filosofia. Tudo que se sabe a cerca do pensamento de Sócrates vem dos escritos de Platão.

6- Maiêutica :

6- Maiêutica Maiêutica trazer a luz. Usando de ironia e do debate Sócrates expõe as falhas no pensamento de seus interlocutores. Método de Sócrates consiste em uma análise conceitual. Dialoga apenas com aqueles que voluntariamente decidem responder. Só sei que nada sei.

authorStream Live Help