Unidade 2

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Unidade 2:

Unidade 2 Conceitos Básicos Para A Filosofia Da Physis

1. O Pensamento Pré-Socrático:

1. O Pensamento Pré-Socrático Perguntas dos primeiros filósofos. Primeiras tentativas de compreender o mundo sem se recorrer a explicações sobrenaturais. Pré-socráticos. Sabe-se pouco sobre eles. Objeto de análise era a natureza ou physis.

2. A Physis:

2. A Physis Para os gregos a Physis significa a natureza, origem, ou gênese. Aristóteles os chamava de phisiólogos. Explicação dos fenômenos do mundo natural só poderia estar no próprio mundo natural. Romper com a tradição mítica.

3. Relação, Causa e Efeito:

3. Relação, Causa e Efeito Noção de causalidade. Relacionar os fenômenos naturais a suas causas. Causa fator determinante do efeito. Iniciadores do pensamento científico. Caráter regressivo da causalidade. Relação causas e efeitos não são infinitos.

4. O princípio único Arké:

4. O princípio único Arké Arké por princípio único ou elemento primordial. Tales escolheu a água. Fornecer um caráter geral as explicações.

5. O Cosmos:

5. O Cosmos Kosmos concepção de ordem, hierarquia e racionalidade. Kosmos como beleza. Cosmético. Cosmos mundo natural, bem como o espaço celeste quando dotado de uma ordem racional. Opõe-se a idéia de caos. Cosmologia tentativa de explicação racional do mundo natural.

6. Logos:

6. Logos Logos discurso. Explicações racionalmente justificadas. Logos sujeito a crítica. Logos pressupõe a existência de uma racionalidade no cosmos que permite aos homens compreenderem o mundo natural.

7. Criticismo:

7. Criticismo Estímulo a crítica. Grande novidade apresentada pelos primeiros filósofos. Pensamento dos primeiros filósofos é pouco mais que mitologia.

authorStream Live Help