Alimentação e Digestão

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Alimentação e Digestão

Comments

Presentation Transcript

slide 1:

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados ©2015. www.tioronni.com

slide 3:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Digestão: é o conjunto de transformações fisioquímicas ou físico-químicas que os alimentos orgânicos sofrem para se transformarem em moléculas menores hidrossolúveis e absorvíveis. Nutrição: é a incorporação de novos materiais estruturais e energéticos ao patrimônio celular e orgânico do indivíduo. Etapas da nutrição: 1. Alimentação 2. Digestão 3. Assimilação 4. Dejeção ou defecação

slide 4:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Principais Nutrientes: Alimentos Água Sais minerais Vitaminas Glicídios ou carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos

slide 5:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Macronutrientes São nutrientes necessários ao organismo diariamente e em grandes quantidades. Constituem a maior parte na dieta. Fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Fazem parte deste grupo carboidratos proteínas e gorduras. A unidade de medida é o grama. O equilíbrio alimentar depende da proporção ideal entre eles. Carboidratos Os carboidratos glicídios ou hidratos de carbono são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. As principais fontes de carboidratos são grãos os vegetais o melado e açúcares. Classificação: A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos dissacarídeos oligossacarídeos ou polissacarídeos.

slide 6:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Monossacarídeos Os monossacarídeos açúcar simples são as unidades básicas dos carboidratos. São os açúcares mais simples não podem ser hidrolisados para uma forma mais simples. A maioria apresenta sabor doce. Constituem fonte prioritária de energia para os seres vivos. Tipos: Glicose: açúcar simples única molécula comumente encontrada na corrente sanguínea. É o principal produto formado a partir da hidrólise dos carboidratos mais complexos no processo de digestão. Frutose: É o açúcar das frutas mais doce de todos os monossacarídeos. Sua doçura varia conforme a fruta amadurece ela se torna mais doce porque a sacarose se transforma em glicose e frutose. É encontrado nas frutas e mel. Galactose: É o açúcar do leite. Não é encontrado livre na natureza. Combina- se com a glicose para formar lactose. É obtida através da hidrólise quebra da lactose durante o processo de digestão. Está presente no leite e em outros produtos lácteos.

slide 7:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Dissacarídeos São açúcares simples compostos de dois monossacarídeos ligados. Os principais são: 1 Sacarose glicose + frutose 2 Lactose glicose + galactose 3 Maltose glicose + glicose Sacarose: É o açúcar comum de mesa. Provém dos vegetais e é encontrado no açúcar de cana no açúcar da beterraba no açúcar da uva e no mel. Lactose: É o açúcar do leite. Produzido exclusivamente nas glândulas mamárias dos lactentes. Maltose: É o açúcar do malte. É obtida pela indústria através da fermentação de cereais em germinação tais como a cevada produzindo etanol álcool e dióxido de carbono.

slide 8:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Proteínas A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas menor parte divisível de uma substância de aminoácido ela é formada por no mínimo três aminoácidos. Funções das proteínas: 1 Reparam proteínas corpóreas gastas anabolismo resultantes do contínuo desgaste natural catabolismo que ocorre no organismo 2 Constroem novos tecidos 3 Fonte de calor e energia fornecem 4 Kcal por grama 4 Contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais como leite esperma e muco 5 Transportam substâncias 6 Defendem o organismo contra corpos estranhos anticorpos contra antígenos 7 Exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo hormônios 8 Catalisam reações químicas enzimas.

slide 9:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Água A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60 do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal. Propriedades da água: - Solvente Universal: a água é considerada solvente universal porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas. - Regulador Térmico: a água tem a capacidade de absorver e conservar calor. Durante o dia a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. - Tensão Superficial: a água no estado líquido é a tensão que ela representa em sua superfície. Isso acontece porque as moléculas da água se atraem mantendo-se coesas juntas como se formassem uma finíssima membrana da superfície.

slide 10:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO As vitaminas são substâncias utilizadas em pequenas doses pelo metabolismo celular. Quase sempre atuam como coenzimas de importantes sistemas enzimáticos do nosso metabolismo. Como não as produzimos - a exceção é a vitamina D que depende para sua síntese de exposição ao Sol é preciso obtê-las dos alimentos que consumimos frequentemente crus uma vez que algumas são muito sensíveis a altas temperaturas que provocam a sua inativação. As vitaminas de utilização mais frequentes são divididas em dois grupos: Lipossolúveis: cuja absorção pelo intestino é facilitada pela existência de lipídios na alimentação. São as vitaminas K A D e E. Hidrossolúveis: as que são absorvidas em solução aquosa. São as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

slide 11:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Vitaminas Principais Fontes Doenças de Carência A Retinol ou Axeroftol Vegetais verdes e amarelos óleo de fígado de peixes gema de ovo leite. Hemeralopia cegueira noturna xeroftalmia cegueira total por ressecamento da córnea pele seca e escamosa diminuição da resistência a infecções. D Calciferol Óleo de fígado de peixes gema de ovo produzida na pele pela ação de raios solares. Raquitismo encurvamento de ossos por deficiência de cálcio. E Alfatocoferol Vegetais verdes óleos vegetais cereais fígado bovino. Anemia diminuição de glóbulos vermelhos no sangue K Naftoquinona Vegetais verdes produzida por bactérias no intestino. Enfraquecimento do processo de coagulação sanguínea levando à hemorragia. B¹ Tiamina Cereais legumes nozes fígado bovino. Beribéri fraqueza e inflamação dos nervos B² Riboflavina Leite hortaliças ovo queijo. Rachamento da pele deficiência visual. B³ Niacina ou nicotinamida Carne cereais peixes levedura. Pelagra diarréia e lesões cutâneas B6 Piridoxina Cereais gema de ovo fígado bovino. Anemia convulsões contrações musculares agitadas e desordenadas independentes da vontade. B¹² Cianocobalamina Fígado bovino ovos leite carnes peixes ostras. Anemia lesões do sistema nervoso. C Ácido ascórbico Frutos cítricos e outros tomate acerola camu-camu batata hortaliças. Escorbuto hemorragias internas e edemas articulares gengivite hemorragias nasais. Biotina Fígado bovino leite cereais levedura produzidas por bactérias intestinais. Fadiga depressão náuseas lesões cutâneas. Ácido fólico Hortaliças germe de trigo frutos levedura fígado bovino. Anemia Ácido pantotênico Carne cereais ovos legumes levedura nozes. Lesões dos sistemas nervoso e digestivo.

slide 12:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Grupo energético: alimentos pertencente a este grupo possuem função energética são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico transformam-se em água e gás carbônico liberando energia química que é transformada em energia mecânica e calor. Para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos o organismo consome energia mesmo que esteja em jejum ou repouso. Cereais açúcares feculentos mel cana de açúcar hortaliças gorduras e frutas. Grupo plástico: sua função está destinada à formação ao crescimento e à reparação do órgão desgastado pelo trabalho possui função de sustentação. Mesmo que a formação de novos tecidos só ocorra no ser em desenvolvimento na fase adulta há uma troca de tecidos porém de forma menos acentuada. Os alimentos protéicos contêm elementos essenciais à formação de novos tecidos reparo e renovação de tecidos desgastados.Carnes leites e derivados frutas e água. Grupo regulador: alimentos deste grupo têm a função de fornecer elementos que auxiliam as várias funções normais do metabolismo orgânico como as vitaminas minerais e fibras alimentares. Estes elementos estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo.Frutas hortaliças vísceras e cereais integrais.

slide 13:

SAIS MINERAIS Macronutrientes Elementos Fontes principais Funções principais Cálcio Leite ovos verduras cereais integrais. Fortalecer ossos e dentes atuar na coagulação do sangue e na contração muscular. Cloreto íon Cl - Carne sal de cozinha. Atuar na digestão componente do HCl do suco gástrico e na condução nervosa. Magnésio Verduras Carnes Cereais integrais leite legumes. Auxiliar do trabalho de muitas enzimas. Fósforo Ovos carnes cereais integrais. Constituintes dos ácidos nucléicos e do ATP constituinte dos ossos juntamente com o cálcio. Potássio Carnes cereais integrais frutas ovos e verduras. Participar da condução nervosa e da contração muscular. Sódio Sal de cozinha ovos carnes verduras. Participar da condução nervosa e da contração muscular. Enxofre Ovos carnes e legumes. Participar de importantes aminoácidos atuar como coenzima. Cada vez mais fica evidente a importância de certos elementos químicos e substâncias minerais para o metabolismo humano. A tabela abaixo resume os principais elementos químicos necessários ao organismo humano. Dentre eles os macronutrientes são os que utilizamos em grande quantidade enquanto os micronutrientes em pequenas quantidades.

slide 14:

SAIS MINERAIS Micronutrientes Elementos Fontes principais Funções principais Cromo Carnes cereais integrais levedura de cerveja. Atuar no metabolismo da glicose. Cobalto Carnes. Essencial para a síntese da Vitamina B12 e para a formação de glóbulos vermelhos. Cobre Fígado peixes cereais integrais carnes em geral. Produção de hemoglobina ativador de muitas enzimas. Iodeto Íon I Peixes mariscos. Componente dos hormônios tireoidianos. Fluoreto Íon F Água de abastecimento. Fortalecer os dentes e prevenir as cáries. Manganês Vísceras cereais integrais legumes café chás. Ativador de muitas enzimas. Molibdênio Vísceras verduras cereais integrais legumes. Essencial para o funcionamento de algumas enzimas. Selênio Carnes frutos do mar ovos cereais integrais. Participar do metabolismo de gorduras. Ferro Fígado carnes verduras ovos cereais integrais. Constituintes da hemoglobina. Zinco Fígado peixes mariscos. Participar do metabolismo da insulina.

slide 15:

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Anatomia do tubo digestório Boca Faringe Esôfago Estômago Intestino delgado Intestino grosso Anatomia dos órgãos anexos Dentes Língua Glândulas salivares Pâncreas Fígado Vesícula biliar

authorStream Live Help