trabalho da visão 9A grupo 1

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Visão Educação Visual Tecnologias de imagem :

Visão Educação Visual Tecnologias de imagem Grupo 1: Bárbara Tavares nº1 9º ANO TURMA A Mariana Cerqueira nº14 Escola Básica e Secundária com 2 e 3 ciclo Passos Manuel envolverde.com.br

Índice :

Índice Mecanismos da visão; Percepção visual e interpretação da forma; A vida das formas incoerentes; Formas com vida; A forma e suas texturas; A textura dos materiais; Noções de perspectiva: - Linha do Horizonte; - Ponto de fuga; Luz-Cor; Representação do Espaço; Imagens sobre os trabalhos que os alunos inspiraram-se para a ilusão de ótica.

Mecanismos da visão :

Mecanismos da visão É preciso haver luz para os nossos olhos funcionarem correctamente; A luz solar é a nossa principal fonte de luz, e propaga-se em linha recta; A luz é um projector que ilumina os objectos do nosso dia-a-dia; A luz reflectida pelos nossos olhos e assim gera a imagem invertida no globo ocular, assim a luz entra pela pupila e do cristalino que é a lente do olho; A córnea funciona com se fosse uma janela transparente, por onde entra a luz.

Mecanismos da visão::

Mecanismos da visão: bamosber.blogspot.com

Percepção visual e interpretação da forma:

Percepção visual e interpretação da forma Quando se visualiza figuras de sentido oculto, á primeira vista não se consegue ver todas as formas que estão diante dos olhos, tendo só atenção no fundo e na forma. Muitas das espécies de animais usam o mimetismo, ou seja, o truque de se apresentarem com cores semelhantes a do ambiente. Há artistas que, nas suas obras tiraram partido deste sentido oculto da forma realizando imagens ambíguas. O cérebro tem dificuldade a distinguir o fundo e a forma de uma imagem . Pintores- Escher, Arcimboldo.

Percepção visual e interpretação da forma::

Percepção visual e interpretação da forma: alexandrecga.blogspot.com

A vida das formas incoerentes:

A vida das formas incoerentes A combinação geométrica das formas oferece possibilidades infinitas. Muitas dessas formas são, na realidade, impossíveis, mas possíveis no espaço de representação bidimensional. Quando a linha que envolve a figura apresenta ângulos, há a tendência para a sentir como tridimensional.

A vida das formas incoerentes::

A vida das formas incoerentes: besidecolors.com  

Formas com vida:

Formas com vida A ilusão óptica faz-nos ver formas que, na realidade, não existem. O ser humano é mais sensível á sensação de profundidade (linhas resultantes de perspectivas), portanto á mais tridimensionalidade, do que á bidimensionalidade.

Formas com vida::

Formas com vida: www.recreio.com.br

A forma e suas texturas:

A forma e suas texturas As texturas existem todas naturais e artificiais, mas o artista ou o designer aprendeu a representá-las em superfícies texturadas através de técnicas de desenho e pintura. Existem dois tipos de textura: as Tácteis e as Representadas. Há uma grande diversidade de texturas que é visão e o tato. A cor das formas influência a nossa visualização e qualidade de materiais que se tem da experiência deles, e assim provocam efeitos psicológicos agradáveis, desconfortáveis ou de indiferença.

A forma e suas texturas::

A forma e suas texturas: www.japassei.pt

A textura dos materiais:

A textura dos materiais A qualidade das superfícies é consequência da característica dos materiais. Podem ser opacos, translúcidos, duros, moles e assim influenciam a presença das texturas. O mesmo material pode produzir superfícies mais lisas ou mais rugosas . A superfície de uma forma feita a base de tecidos. Muitas vezes a textura é usada com fins puramente estéticos como a cestaria, cerâmica.

A textura dos materiais::

A textura dos materiais: www.sketchupbrasil.com

Noções de perspectiva:

Noções de perspectiva O levantamento gráfico do que nos rodeia no dia-a-dia, necessitamos saber e compreender o fundamental da perspectiva que, se pode resumir a dois temas fulcrais: linha do horizonte e pontos de fuga.

Noções de perspectiva::

Noções de perspectiva: graphisestudio.blogspot.com

Linha do Horizonte:

Linha do Horizonte Chama-se linha do horizonte à linha imaginária resultante do plano que se situa ao nível dos nossos olhos.

Linha do Horizonte::

Linha do Horizonte: isacostaa.blogspot.com

Ponto de fuga:

Ponto de fuga As linhas verticais, diminuem de tamanho e aproximam-se umas das outras à medida que se afastam do observador, as largura que estão à nossa frente permanecem horizontais pois estão no plano dos nossos olhos, e as que estão lateralmente na profundidade se apresentam oblíquas.

Ponto de fuga::

Ponto de fuga: www.sobrearte.com.br

Luz-Cor:

Luz-Cor www.smvsousa.com

Representação do Espaço:

Representação do Espaço mosteiroecavado2.blogspot.com  

Imagens sobre os trabalhos que os alunos inspiraram-se para a ilusão de ótica. :

Imagens sobre os trabalhos que os alunos inspiraram-se para a ilusão de ótica.

Bárbara Tavares nº1 9ºA::

Bárbara Tavares nº1 9ºA: hypescience.com ensinarevt.com Resultado ->

Mariana Cerqueira nº14 9ºA:

Mariana Cerqueira nº14 9ºA obviousmag.org http://www.materiaincognita.com.br

authorStream Live Help