EPÍSTOLAS DE PAULO DE TARSO PARTE I

Views:
 
     
 

Presentation Description

Espístolas, eram documentos escritos por Paulo, quando um problema ocorria em determinadas igrejas e não estando presente, Paulo escrevia, advertindo seus seguidores a como comportarem para não se perderem. As epístolas são documentos importantíssimo, através dos quais pudemos conhecer o trabalho de Paulo em favor de JESUS, e para defender sempre Seus ensinamentos.

Comments

Presentation Transcript

:

AS EPÍSTOLAS DE PAULO DE TARSO

:

O QUE SÃO EPÍSTOLAS EPÍSTOLAS SÃO CARTAS QUE PAULO ESCREVEU QUANDO ESTANDO EM VIAGENS MISSIONÁRIAS EM VÁRIAS CIDADES VINHAM-LHE RECADOS DAS IGREJAS DE DETERMINADO LUGAR, DIZENDO QUE ESTAVAM EM DESAVENÇA. OS MOTIVOS QUE LEVAVAM A ESSES DESENTENDIMENTOS ERAM DE VÁRIAS ORDENS.COMO PAULO NÃO PODIA ESTAR PRESENTE EM CADA UMA DELAS AO MESMO TEMPO, ESCREVIA ESSAS CARTAS E AS MANDAVA POR UM EMISSÁRIO QUE TENTAVA RESTABELECER A ORDEM, LENDO O QUE PAULO ESCREVERA. QUANDO O PROBLEMA APARECEU, PAULO MUITO ANGUSTIADO ENTROU EM ORAÇÃO E JESUS O  INSPIROU DIZENDO QUE ESTEVÃO ESTARIA COM ELE PARA ENCAMINHÁ-LO ESTEVÃO SERIA O PORTADOR DAS MENSAGENS DE JESUS PARA QUE SOUBESSE COMO AGIR. E ASSIM, SURGIRAM AS EPÍSTOLAS

:

1.º e 2.º Epístolas aos Tessalonicenses, 1.º e 2.º Epístolas aos Coríntios, Epístola aos Galátas, Epístola aos Romanos, Epístola aos Efésios, Epístola aos Colossences, Epístola a Filemon, Epístola aos Filipenses, Epístola aos Hebreus, 1.º Epístola a Timóteo, Epístola a Tito, 2.º Epístola a Timóteo.

EPÍSTOLAS AOS ROMANOS :

EPÍSTOLAS AOS ROMANOS EPÍSTOLA AOS ROMANOS

:

TEMÁTICA – SALVAÇÃO PELA FÉ “ SOU DEVEDOR COMO OS BÁRBAROS, COMO OS GREGOS, TANTO QUANTO OS SÁBIOS, QUANTO OS IGNORANTES “ (PAULO SEMPRE SE COBRAVA) “O JUSTO VIVERÁ DE FÉ E CITA O EXEMPLO DE ABRAÃO E O DESAFIO PAULO ACREDITAVA NA SALVAÇÃO PELA FÉ

:

PARA O ESPIRITISMO O QUE É A FÉ Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível. (Mateus, XVII: 14-19 Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível. (Mateus, XVII: 14-19)

Slide8:

“OU NÃO SABEIS QUE TODOS OS QUE FOMOS BATIZADOS EM CRISTO JESUS, É NA SUA MORTE QUE FOMOS BATIZADOS” PAULO DIZ QUE ATRAVES DA DOR DE JESUS, RECEBEMOS O BATISMO, OU SEJA, SUA DOR VEIO BANHAR NOSSO ESPÍRITO E NOS MOSTRAR O CAMINHO. O ESPIRITISMO NOS ENSINA QUE A CADA UM DE ACORDO COM A SUA OBRA. COLHEMOS O QUE PLANTAMOS. JESUS É NOSSO GUIA, MAS CADA TEM SEU LIVRE ARBÍTRIO.

Slide9:

IDOLATRIA E DEPRAVAÇÃO DO HOMEM

:

“CONSIDERANDO-SE SÁBIOS, TORNARAM SE HOMENS LOUCOS. DE DEUS INCORRUPTIVEIS, POR ISSO DEUS OS ENTREGOU À SUA PRÓPRIA SORTE, PORQUE DESONRARAM SEUS CORPOS ENTRE SI “ “MUDARAM A VEDADE DE DEUS EM MENTIRA, SERVINDO A CRIATURA NO LUGAR DO CRIADOR”

:

EXPLICANDO O SEXO ESTAVA MUTO BANALIZADO E PROMÍSCUO. PRESOS AOS PRAZERES DA CARNE, BUSCAVAM SATISFAÇÕES SÓRDIDAS, TOTALMENTE CONTRÁRIAS AS LEIS DIVINAS. PAULO ALERTA PARA QUE NÃO SE DEIXEM LEVAR PELO SENSUALISMO VULGAR.

:

CONTINUA PAULO “PORQUE ATÉ AS SUAS MULHERES MUDARAM O MODO NATURAL DE SUAS RELAÇÕES ÍNTIMAS POR OUTRO MODO, “CONTRÁRIO A NATUREZA”. “SEMELHANTEMENTE, OS HOMENS, DEIXANDO O CONTATO NATURAL DA MULHER, SE INFLAMARAM MUTUALMENTE EM SUA SENSUALIDADE, COMETENDO TORPEZAS: HOMENS COM HOMENS, E RECEBENDO EM SI MESMOS A MERECIDA PUNIÇÃO DE SEU ERRO”

Slide13:

ILHA DE LESBOS NA GRÉCIA ONDE AS MULHERES COMETIAM O ATO DO LESBIANISMO A PALAVRA LÉSBICA É ORIGINÁRIO DO NOME DA ILHA

Slide14:

JULGAMENTO AO OUTRO

:

“ACHAS, POR ACASO, QUE POR CONDENARES O OUTRO, LIVRARÁS DO JUIZO DE DEUS ? “

:

A DOUTRINA ESPÍRITA, ATRAVES DO EVANGELHO ( PALAVRAS DE JESUS) NOS ENSINA A INDULGÊNCIA PARA COM O PRÓXIMO. “VOCÊ VÊ O CISCO NOS OLHOS DO SEU IRMÃO, MAS NÃO VÊ A TRAVE QUE ESTÁ EM SEUS OLHOS .”

:

“ DEUS DARÁ VIDA ETERNA AOS QUE PERSEVERANDO EM FAZER O BEM , PROCURAM GLÓRIA, HONRA E INCORRUPTIBILIDADE “

Slide18:

O ESPIRITSMO NO ALERTA SEMPRE AO QUE JESUS DISSE: “ A CASA DO MEU PAI TEM VÁRIAS MORADAS “ SOMOS MORTOS AINDA DE ENTENDIMENTO. VIDA É CONHECIMENTO COLOCADO EM AÇÃO. ESTES RECE BERÃO A MERCEDA RECOMPENSA NA PÁTRIA ESPIRITUAL

Slide19:

PAULO FALA SOBRE O PECADO

:

“ JOI JUSTAMENTE ATRAVES DA LEI QUE CONHECEMOS O PECADO” Obs. MAS POR CAUSA DO PECADO, FOI NECESSÁRIA E LEI PARA REPRIMIR O HOMEM DE PRATICÁ-LO

:

PAULO – “ EU NÃO TERIA CONHECIDO A CONCUPISCÊNCIA SE A LEI NÃO TIVESSE DITO: - “ NÃO COBIÇARÁS “ “NÃO QUE A LEI SEJA PECADO, MAS ATRAVÉS DELA O PECADO APROVEITOU A OPORTUNIDADE E ENTROU NO CORAÇÃO DA HUMANIDADE, TORNANDO-SE RESPONSÁVEL PELA “LUTA INTERIOR” , CONFUNDINDO O RACIOCÍNIO DAS PESSOAS, QUERENDO APODERAR-SE DA VONTADE DO HOMEM”

:

LUTA ENTRE A SOMBRA E A LUZ PELO FATO DO HOMEM SABER PELA LEI O QUE É PECADO, VÊ-SE ATRAÍDO AO DESCONHECIDO E SUA CURIOSIDADE É AGUÇADA. NÃO DEVEMOS FAZER, MAS FAZEMOS. O HOMEM SABE DISTINGUIR O CERTO DO ERRADO, MAS COMO AINDA ESTÁ NA INFÂNCIA ESPIRITUAL SE DEIXA VENCER PELAS PAIXÕES. A LEI ESTÁ AÍ, MOSTRANDO-LHE O CAMINHO CERTO. A PORTA LARGA ME DÁ MAIS OPORTUNIDADES DE SATISFAZER MINHAS PAIXÕES. ENTRO POR ELA APESAR DE SABER QUE ESTOU ERRADO. DETESTO O QUE FAÇO (CONSCIÊNCIA)

Slide23:

EPÍSTOLAS AOS CONTÍNTIOS

:

É A MAIS PESSOAL E MAIS ÍNTIMAS DAS EPÍTOLAS PAULINAS NESTA, PAULO NÃO FALA SÓ DA IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO COMPORTAMENTO CRISTÃO., MAS ABORDA TAMBÉM OS PROBLEMAS QUE DEFRONTA UMA JOVEM IGREJA. CORINTO ERA UM GRANDE DESAFIO DO EVANGELHO. CORINTO – CIDADE COSMOPOLITA COM MUITOS ESTRANGEI ROS. CENTRO DE LIBERTINAGEM E DESREGRAMENTOS. NO ENTANTO, FOI NA IGREJA DE CONRINTO QUE OS FIEIS COMEÇARAM A FALAR EM LÍNGUAS DIFERENTES, UNS PROFE TIZAVAM, OUTROS DOUTRINAVAM E OUTROS INTERPRETA VAM. COMO ENTENDER TANTAS MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS EM UM LUGAR DE COSTUMES TÃO DESREGRADOS?

:

EXPLICAÇÃO COMO OS CORÍNTIOS ERA UM POVO CARENTE DE CONHECIMENTOS E TINHAM VIDA DESREGRADA, O PLANO ESPIRITUAL ATUOU COM MAIS RIGOR NESSE LUGAR PARA QUE TIVESSEM MAIS CREDIBILIDADE NO “ ESPÍRITO SANTO “, E MUDASSEM DE ATITUDES E SE CONVERTESSEM. ESSES DOTES MEDIÚNICOS FORTALECERIAM SUAS CRENÇAS. SABEMOS QUE OS MÉDICOS ATENDEM COM MAIS RIGOR AQUELES QUE ESTÃO MAIS ENFERMOS. ASSIM PROCEDEU TAMBÉM A ESPIRITUALIDADE. O QUE CHAMAVAM DE PROFETA, ERAM MÉDIUNS.

:

EXPLICAÇÃO COMO OS CORÍNTIOS ERA UM POVO CARENTE DE CONHECIMENTOS E TINHAM VIDA DESREGRADA, O PLANO ESPIRITUAL ATUOU COM MAIS RIGOR NESSE LUGAR PARA QUE TIVESSEM MAIS CREDIBILIDADE NO ESPÍRITO SANTO, E MUDASSEM DE ATITUDES E SE CONVERTESSEM. ESSES DOTES MEDIÚNICOS FORTALECERIAM SUAS CRENÇAS . SABEMOS QUE OS MÉDICOS ATENDEM COM MAIS RIGOR AQUELES QUE ESTÃO MAIS ENFERMOS. ASSIM PROCEDEU TAMBÉM A ESPIRITUALIDADE. O QUE CHAMAVAM DE PROFETA, ERAM MÉDIUNS.

Slide27:

“PAULO – SIGAM O AMOR, E PROCURAI COM ZELO OS DONS ESPIRITUAIS, MAS PRINCIPALMENTE QUE PROFETIZEIS” “POIS QUEM FALA EM OUTRA LÍNGUA, NÃO FALA A HOMENS, SENÃO A DEUS, VISTO QUE NINGUÉM O ENTENDE, E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS” EXPLICAÇÃO – QUEM FALA EM OUTRA LÍNGUA NÃO É ENTEN DIDO PELOS HOMENS. SÓ DEUS. SERIA NECESSÁRIO QUE HOUVESSE INTÉRPRETES. VEMOS AÍ A MEDIUNIDADE DA XENOGLOSSIA ,JÁ EXISTENTE NAQUELA EPOCA. ESSE FATO DEVE TER PROVOCADO MUITA COMOÇÃO NA CRENÇA DOS CORÓNTIOS É PERFEITA A COLOCAÇÃO DE PAULO PARA FORTALECER A FÉ.

Slide28:

PAULO - “ MAS O QUE PROFETIZA, FALA AOS HOMENS, EDIFICANDO, EXORTANDO (INCENTIVANDO) E CONSOLANDO ”

VEMOS AÍ OS MÉDIUNS CHAMADOS DE FALANTES OU PSICOFÔNICOS, UTILIZANDO SUA PRÓPRIA VOZ, PASSANDO A MENSAGEM DOS ESPÍRITOS :

VEMOS AÍ OS MÉDIUNS CHAMADOS DE FALANTES OU PSICOFÔNICOS, UTILIZANDO SUA PRÓPRIA VOZ, PASSANDO A MENSAGEM DOS ESPÍRITOS

Slide30:

PAULO – “EU QUERIA QUE VÓS TODOS FALÁSSEIS EM OUTRAS LÍNGUAS MUITO MAIS, PORÉM QUE PROFETIZÁSSEIS, POIS QUEM PROFETIZA É SUPERIOR AO QUE FALA EM OUTRAS LÍNGUAS, SALVO SE A INTERPRETA PARA QUE A IGREJA RECEBA EDIFICAÇÃO”

:

EXPLICAÇÃO – A MENSAGEM EM OUTRA LÍNGUA PROVA E COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS. (EXISTÊNCIA) ENTÃO EXISTE UM PLANO ONDE VIVEM OS ESPÍRITOS. PROFETIZAR TEM MAIS IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE TRAZ MENSAGENS DE CONTEUDO MORAL, DESPERTAN DO O INTERESS DE MUDAR O COMPORTAMENTO.

Slide32:

PAULO – “ “SE FALAREM COM ELES EM OUTRA LÍNGUA POR MEIO DE REVELAÇÃO, OU CIÊNCIA, OU PROFECIA, OU DE DOUTRINA, NADA APROVEITAREIS. SE A CÍTERA OU A FLAUTA NÃO FOREM TOCADAS COM HARMONIA, NÃO SE RECONHECE A MÚSICA “

:

EXPLICAÇÃO – SE HOUVER ALGUMA REVELAÇÃO EM OUTRA LÍNGUA, SEM INTERPRETAÇÃO, DE NADA ADIANTARÁ, PORQUE NINGUÉM ENTENDERÁ. FALAR BONITO, IMPRESSIONADO PELA ORATÓRIA, TOCA APENAS OS SENTIDOS E NÃO O CORAÇÃO. É NECESSÁRIO FALAR COM SIMPLICIDADE PARA SE FAZER ENTENDER. PAULO – “ ASSIM VÓS TAMBÉM SE DESEJAIS DONS ES PIRITUAIS, PROCURAI PROGREDIR PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA. OU SEJA, PROCURAR PROGREDIR, EVOLUIR PARA QUE FOSSEM MERECEDORES DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL.

Slide34:

A NECESSIDADE DA ORDEM NO CULTO

PAULO – “ NO CASO DE ALGÚEM FALAR EM OUTRA LÍNGUA, QUE NÃO SEJAM MAIS DO QUE DOIS, OU MUITO TRÊS, QUE SEJA SUCESSIVAMENTE (* UM POR UM) E QUE HAJA UM INTERPRETE” PODEMOS VER NESSA ADVERTÊNCIA DE PAULO A “EDUCAÇÃO MEDIÚNICA”, TÃO NECESSÁRIA PARA ESTABELECER A ORDEM NOS TRABALHOS. :

PAULO – “ NO CASO DE ALGÚEM FALAR EM OUTRA LÍNGUA, QUE NÃO SEJAM MAIS DO QUE DOIS, OU MUITO TRÊS, QUE SEJA SUCESSIVAMENTE (* UM POR UM) E QUE HAJA UM INTERPRETE” PODEMOS VER NESSA ADVERTÊNCIA DE PAULO A “EDUCAÇÃO MEDIÚNICA”, TÃO NECESSÁRIA PARA ESTABELECER A ORDEM NOS TRABALHOS.

Slide36:

PAULO – “PORQUE TODOS PODEIS PROFETIZAR UM APÓS O OUTRO, PARA TODOS APRENDEREM E SEREM CONSOLADOS” LINDA COLOCAÇÃO DE PAULO “ OS ESPÍRITOS DOS PROFETAS ESTÃO SUJEITOS AOS PRÓPRIOS PROFETAS” OU SEJA , É NECESSÁRIO O CONTROLE DOS MÉDIUNS SOBRE OS ESPÍRITOS.

PAULO – “ A GRAÇA DE DEUS TRABALHOU COMIGO, POR ISSO, SOU O QUE SOU” LEMBREMOS QUE OS AMIGOS SUPERIORES (ESTEVÃO, ABIGAIL E OUTROS ESTIVERAM SEMPRE AO LADO DE PAULO EM SUAS VIAGEN MISSIONÁRIAS “ORA SE É CORRENTE PREGAR-SE QUE CRISTO RESSUCI TOU DENTRE OS MORTOS, COMO POIS AFIRMAR ALGUNS DENTRE VÓS QUE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO DOS MORTOS? COMO SABEMOS, PAULO FOI MUITO ATACADO QUANDO SE REFERIA A RESSURREIÇÃO. O HOMEM SOBREVIVE AMORTE, MAIS UMA AFIRMAÇÃO DE PAULO:

PAULO – “ A GRAÇA DE DEUS TRABALHOU COMIGO, POR ISSO, SOU O QUE SOU” LEMBREMOS QUE OS AMIGOS SUPERIORES (ESTEVÃO, ABIGAIL E OUTROS ESTIVERAM SEMPRE AO LADO DE PAULO EM SUAS VIAGEN MISSIONÁRIAS “ORA SE É CORRENTE PREGAR-SE QUE CRISTO RESSUCI TOU DENTRE OS MORTOS, COMO POIS AFIRMAR ALGUNS DENTRE VÓS QUE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO DOS MORTOS? COMO SABEMOS, PAULO FOI MUITO ATACADO QUANDO SE REFERIA A RESSURREIÇÃO. O HOMEM SOBREVIVE AMORTE, MAIS UMA AFIRMAÇÃO DE PAULO

Slide38:

PERFEITA ESSA FRASE DE PAULO “ SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRITO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS” PAULO NOS DEIXA BEM CLARO A CRENÇA NA REENCARNAÇÃO

Slide39:

OS RESSUCITADOS TERÃO CORPOS

Slide40:

PAULO – “ MAS ALGUÉM DIRÁ ....COMO RESSUSCITAM OS MORTOS? E EM QUE CORPOS VÊM?” “INSESNSATOS ! OS QUE SEMEAIS NÃO NASCE, SE PRIMEIRO NÃO MORRER “ * NOVAMENTE A REENCARNAÇÃO

Slide41:

PAULO – “ NEM TODA CARNE É A MESMA, PORÉM, UMA É A CARNE DOS HOMENS, OUTRA A DOS ANIMAIS, OUTRA A DAS AVES E OUTRAS DOS PEIXES” “TAMBÉM HÁ CORPOS CELESTIAIS E CORPOS TERRESTRES, E SEM DÚVIDA, UMA É A GLÓRIA DOS CELESTES E OUTRA A DOS TERRESTRES” ESSAS CONSIDERAÇÕES DE PAULO, NOS DEIXAM BEM CLARO QUE ELA SABIA DA EXISTÊNCIA DO PLANO MATERIAL E DO ESPIRITUAL. .

:

MUITA PAZ, MUITO AMOR E MUITA LUZ, MEUS IRMÃOS BOA NOITE

authorStream Live Help