paço da liberdade

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

:{

Comments

Presentation Transcript

Trabalho de Artes, Geografia e Inglês. : 

Trabalho de Artes, Geografia e Inglês. Paço da Liberdade (Antiga sede da prefeitura de Manaus).

Colégio Dom Bosco : 

Colégio Dom Bosco Professores: Liany, Flávia e Eudiberto Grupo: Suelen Roberto, Willan Lima e Vitor Freire. Ano/Turma : 9 ano B. Manaus, 22 de Setembro de 2008.

Paço da Liberdade : 

Paço da Liberdade O Paço da Liberdade (antigo prédio da prefeitura) foi construído em 1876 para ser sede do poder público municipal. Abrigou a sede do governo até 1879 e do governo republicano, até 17 de abril de 1917, quando passou a ser sede do governo municipal.Prédio em estilo neoclássico composto de linhas sóbrias de proporções clássicas com uma arquitetura tropicalista. Atualmente se encontra em fase de restauração. O prédio após sua reforma abrigará o Centro de Memória da Cidade, além de ser palco para atividades culturais como shows e realizações de oficinas.

Paço da Liberdade : 

Paço da Liberdade À frente do Paço da Liberdade, com as recentes descobertas de urnas funerárias indígenas, segundo pesquisas iconográficas, datadas de aproximadamente mil e trezentos anos, a praça D. Pedro II é a memória viva dos ancestrais amazônidas. O monumento chama atenção para o coreto, o chafariz, o piso e a vegetação.

História : 

História Localizado em frente da Praça Dom Pedro II, o Paço da Liberdade é uma das mais importantes edificações do sítio histórico mais antigo de Manaus, marco do fausto e riqueza que imperaram durante a época áurea da borracha.

História : 

História Após décadas relegadas ao ostracismo, o centro histórico mais antigo de Manaus passou a figurar nas pautas dos governos federal e municipal. Ancorados pelo programa “Monumenta”, que visa restaurar os centros históricos das principais capitais brasileiras, a ação – que em Manaus é executada pela prefeitura através da Manaustur – chegou a uma das belas relíquias da cidade: O Paço da Liberdade, que no século passado foi o antigo palácio provincial, depois palácio dos governadores da republica, câmara municipal e, finalmente, sede da prefeitura.

Curiosidades : 

Curiosidades Como toda intervenção em patrimônio histórico apresenta curiosidades, no antigo palácio da província não poderia ser diferente. “Encontramos uma telha original daquele período que é chamada de cata canal; depois de uma avaliação técnica, fora, feitas copias nas olarias do Estado e elas estão de volta à cobertura do prédio”, comemora.Obra-prima fincada no centro da cidade e na historia do Amazonas, o Paço da Liberdade merece o tratamento delicado que o Monumenta está realizando, afinal, é com “passos” como esses que Manaus pode preservar sua memória.

Características da Obra : 

Características da Obra A fachada da construção é um dos primeiros exemplos da arquitetura neoclássica em Manaus. O edifício tem um só pavimento, subdividido em três seções.A parte central é composta por um pórtico com duas colunas e duas pilastras em estilo toscano, onde vê-se o escudo da municipalidade de Manaus. Com linhas sóbrias e elegantes, ele exibe em sua fachada toda a imponência das construções de uma Manaus rica e suntuosa. Possui escadaria e quatro colunas em estilo dórico que sustentam o frontão, ambos em mármore de carrara. Os janelões e porta de acesso são moldurados com o mesmo material.

Notícias : 

Notícias A restauração do Paço da Liberdade é a primeira etapa do projeto Centro Antigo de Manaus, que está a cargo da ManasturRealizado pela prefeitura de Manaus (AM), através da Empresa Municipal de Turismo-Manaustur, o projeto Centro Antigo de Manaus foi concebido visando seu melhor uso, reurbanizando e reutilizando espaços. Segundo o presidente da Manaustur, Orlando Câmara, "não será uma obra apenas para turistas, mas para as pessoas de Manaus".

Notícias : 

Notícias O Paço da Liberdade será transformado em Centro de MemóriaNo pátio, o projeto inclui uma cinemateca ao ar livre. Um banco de dados guardará teses de mestrado e doutorado, artigos e dissertações sobre a cidade como também guias de turismo. A rua Bernardo Ramos, antiga rua São Vicente, será uma das mais valorizadas, tanto na ênfase de seus aspectos históricos quanto na criação de empreendimentos que dinamizem ainda mais o lugar. A rua abriga uma das mais antigas residências de Manaus, datada de 1819, além de belíssimas fachadas de prédios históricos como o da maçonaria, além do Instituto Geográfico Histórico do Amazonas. Também é via de acesso à Ilha de São Vicente, considerada o berço da cidade.

Entrevistas : 

Entrevistas Entrevistada : Dona Jacira (Avó de Vitor freire 98 anos). -Você se lembra de algum prefeito que exerceu cargo no Paço da Liberdade? R= Lembro sim eu era pequena na época, mas me lembro de Candido de Abreu. Entrevistado: Senhor Josimar (Avô de Willan Lima 95 anos). -Você conheceu alguém que trabalhou lá, há muito tempo ? R= Sim, meu primo Jorge foi secretário do gabinete da prefeitura Por 11 anos .

Anexos : 

Anexos antes e depois

authorStream Live Help