PowerPoint Presentation: IDADE MÉDIA
PowerPoint Presentation: Época dos castelos, dos cavaleiros de armadura, das cruzadas em nome de Deus, dos santos e mártires
PowerPoint Presentation: Feudo é um benefício, geralmente terras, dado por um senhor feudal mais poderoso a outro, em troca de um juramento de fidelidade. O doador é o suserano e quem o recebe passa a ser seu vassalo.
PowerPoint Presentation: A sociedade medieval era composta de três ordens sociais: A nobreza (condes, duques, barões) O clero (membros da Igreja) Os servos (camponeses) Os nobres defendiam todos, o clero rezava por todos e os servos trabalhavam por todos (já viu, né ?!!!)
PowerPoint Presentation: A Igreja Católica era a mais poderosa instituição medieval: tudo era feito em torno da religião. Na Idade Média nascia-se, vivia-se e morria no seio da Igreja. Nesta época, a Igreja exercia o poder espiritual e temporal: era também a maior dona de terras da Europa. O Papa e seus cardeais
PowerPoint Presentation: Ela dominava corpos e mentes, porque era a única detentora do saber dos livros, que preservava em seus mosteiros . Tanto que as primeiras Universidades européias nascidas em fins da Idades Média foram fundadas por membros da Igreja . Monge copista
PowerPoint Presentation: As Cruzadas As Cruzadas foram expedições militares enviadas, a partir do ano 1095, em direção ao Oriente com o objetivo de tomar a Terra Santa (Jerusalém) das mãos dos povos muçulmanos.
PowerPoint Presentation: Enquanto isso, o que faziam os camponeses? Trabalhavam e trabalhavam nas terras do senhor feudal...
PowerPoint Presentation: As Cruzadas põem em movimento uma sociedade rural: A partir do séc. XIII começam a surgir as primeiras feiras.
PowerPoint Presentation: Nos principais caminhos terrestres, em torno dos portos, de alguns mosteiros e castelos renascem as cidades. Chamamos a cidade medieval de “burgo” e seus habitantes de “burguesia”.
PowerPoint Presentation: Essa nova classe social, composta inicialmente por comerciantes e artesãos, vai decretar o fim da Idade Média (um mundo essencialmente rural e feudal) em direção a um novo mundo, urbano e capitalista, que começou a se firmar na Idade Moderna. As transformações iniciadas neste período serão responsáveis por quase todo o processo de conquistas científicas, tecnológicas, políticas e sociais que vivemos até hoje.