evolução da população mundial

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

evolução da população mundial por tipo de paises

Comments

By: leonel.internet (40 month(s) ago)

Muito boa!

By: wlsl (45 month(s) ago)

bom!!!!!!!!!!!!

Presentation Transcript

Slide 1: 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS SERRA DA GARDUNHA - FUNDÃO Ano Lectivo 2007/2008 Evolução da População Mundial

Como se estuda a População : 

Como se estuda a População área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana Demografia Objecto de estudo engloba as dimensões: - estatísticas, - estrutura, - distribuição. diversas populações

Slide 3: 

Não são estáticas, variando devido: populações - à natalidade - à mortalidade - às migrações - ao envelhecimento

Slide 4: 

A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ou um grupo específico. Definidas por critérios, como: Educação Nacionalidade Religião Pertença étnica

Slide 5: 

Recenseamento contagem oficial e periódica dos indivíduos de um País Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se o Recenseamento Geral da População e da Habitação. caracterizar a população nos aspectos demográfico, económico e social. Objectivo:

Slide 6: 

O último ocorreu em 2001, encontrando-se os dados disponíveis na Internet www.ine.pt

Slide 7: 

Evolução da população resulta do comportamento indicadores demográficos Natalidade: número total de nascimentos ocorridos numa dada região, num determinado período de tempo. Taxa de natalidade: número anual de nascimentos por cada 1000 habitantes. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula:

Slide 8: 

Mortalidade: número total de óbitos ocorridos numa dada região, num determinado período de tempo. Taxa de Mortalidade: número anual de óbitos por cada 1000 habitantes. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: Crescimento natural ou saldo fisiológico: diferença entre a natalidade e a mortalidade. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: Taxa de Crescimento Natural: diferença entre TN e TM

Slide 9: 

- negativo (natalidade < mortalidade). O crescimento natural pode ser: - positivo (natalidade > mortalidade); - nulo (natalidade = mortalidade); A variação da população depende portanto do número de nascimentos e do número de óbitos.

Slide 10: 

Evolução da População Mundial O gráfico mostra o seguinte: - A população tem vindo sempre a aumentar; Uma excepção foi entre 1390 e 1400 com a peste Negra; - O ritmo de crescimento foi lento até meados do séc. XVIII (regime demográfico primitivo); A partir de 1750, a população começou a crescer a um ritmo acelerado;

Slide 11: 

Nas 100 anos que se seguiram, a população duplicou e passou para 2000 milhões (revolução demográfica); Nos trinta anos seguintes, isto é, de 1930 a 1960, a população teve um aumento de 50% e situou-se em 3 mil milhões; Em 1980 a população atingiu 4400 milhões, e no início do século XXI, os seres humanos ultrapassaram os 6000 milhões (explosão demográfica).

Slide 12: 

Há quarenta anos estimava-se a população em cerca de 3000 milhões de pessoas. Daí em diante já duplicou e hoje cresce à média de duas pessoas por segundo, resultado dos cinco nascimentos e três óbitos registados no mesmo tempo. Population Clocks World 6,626,948,31221:19 GMT (EST+5) Oct 25, 2007

Slide 13: 

O aumento da população ficará na história da Humanidade como o facto mais extraordinário do século XX.

Slide 14: 

Podemos, assim, distinguir três fases na evolução da população

Slide 15: 

Três Fases da Evolução da População Regime demográfico Primitivo (até meados do séc. XVIII): - Natalidade e Mortalidade elevadas; - Fraco Crescimento Natural; - Esperança média de vida baixa.

Slide 16: 

Revolução Demográfica (de meados do séc. XVIII até aos anos 40 do séc. XX): - Natalidade Elevada; - Mortalidade diminui acentuadamente; - O Crescimento Natural aumenta significativamente; - Esperança média de vida a aumentar.

Slide 17: 

Regime Demográfico Moderno – explosão demográfica (de meados do séc. XX até à actualidade): - A Natalidade elevada; - A Mortalidade baixa; - Crescimento Natural elevado; - Esperança média de vida elevada.

Slide 18: 

1ª fase Regime demográfico Primitivo (até ao séc. XVIII) A natalidade era elevada porque: Os filhos eram uma fonte de riqueza porque serviram de mão de obra para trabalhar na agricultura; Desconheciam o planeamento familiar; A mortalidade infantil era muito elevada, o que obrigava os pais a terem mais filhos para substituir os que morriam. A mortalidade era elevada porque: Havia maus anos agrícolas que originavam fomes; Falta de higiene; Havia pestes e epidemias; Guerras; A medicina curativa e preventiva não estava desenvolvida.

Slide 19: 

2ª fase Revolução Demográfica (de meados do séc. XVIII até meados do séc. XX): A melhoria das condições de vida deu origem: - A uma significativa diminuição das taxas de mortalidade; - A um aumento da esperança média de vida; - Por outro lado, os valores das taxas de natalidade não sofreram grandes alterações, o que implicou um importante aumento do crescimento natural. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slide 20: 

- das regiões industrializadas (Países Desenvolvidos) das regiões não industrializadas (Países Em Desenvolvimento) Após este período, começaram a existir diferenças entre os ritmos demográficos:

Slide 21: 

Nas regiões onde não aconteceram estas transformações, que só conheceram a industrialização posteriormente, manteve-se o equilíbrio entre a taxa de natalidade elevada e a taxa de mortalidade elevada, ou seja, um crescimento natural reduzido.

Slide 22: 

Dois acontecimentos importantes para a Revolução Demográfica Revolução Agrícola: - Conjunto de alterações na agricultura europeia que sucederam a par da Revolução Industrial, por meados do século XVIII (com origem no Reino Unido); Caracterizou-se essencialmente pela introdução de novos métodos e técnicas de cultivo, que permitiram o aumento da quantidade e variedade de produtos agrícolas. Revolução Industrial: Conjunto de transformações na actividade fabril apoiadas na aplicação de uma série de inventos. Iniciou-se no Reino Unido em 1760, estendendo-se depois a outros países da Europa e, mais tarde, do Mundo. - Estas transformações na indústria tiveram repercussões sociais, demográficas e económicas muito importantes.

Slide 23: 

3ª fase Regime Demográfico Moderno – explosão demográfica (de meados do séc. XX até à actualidade): - Após a Segunda Guerra Mundial, verifica-se um crescimento demográfico acelerado da população mundial. Países Desenvolvidos O crescimento natural começou a baixar devido à contínua diminuição dos valores das taxas de natalidade, em consequência da alteração da mentalidade em relação às condições das crianças e das mulheres na sociedade.

Slide 24: 

Países Em Desenvolvimento Os PD’s e as organizações por eles formadas auxiliaram os países menos desenvolvidos, nomeadamente nas áreas da saúde, da agricultura e da educação (ajuda internacional). Esses auxílios provocaram uma grande descida das taxas de mortalidade que, associada à manutenção de elevadas taxas de natalidade, deu origem a um crescimento natural explosivo.