Terror na Noruega

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Terror na Noruega:

Terror na Noruega

Dados sobre a Noruega:

Dados sobre a Noruega A Noruega é uma monarquia constitucional situada no Norte da Europa com uma população 4,8 milhões. Chefe de Estado: Sua Majestade, o Rei Harald V da Noruega Chefe de Governo: Primeiro-Ministro Jens Stoltenberg Área: 385 199 km² População (2009): 4 799 252 População por km² : 16 Capital: Oslo Língua: Norueguês ( Bokmål e Nynorsk ) (Em alguns distritos, o Sámi também é língua oficial) Igreja Estatal: Igreja da Noruega (Luterana Evangélica) PIB (2008): Crs .N. 2 548 biliões (€ 295,2 biliões ) PIB (per capita): Crs .N. 534 440 (€ 61 915) Moeda: Coroa norueguesa (NOK) 1 coroa = 100 øre Crescimento da população (2008): 1,3 Média da esperança de vida (2008): Mulheres: 83 anos Homens:   78 anos IDH: 0,938 (1º lugar), Brasil: 0,699 (73º), Argentina: 0,775 (46º)

Informações importantes:

Informações importantes A Noruega possui um dos mais avançados Estados de bem-estar social do mundo, com educação e saúde gratuitas e de qualidade. A crise financeira mundial e o aumento da imigração nos últimos anos (cerca de 11,4% da população é composta de imigrantes) fizeram crescer a influência de grupos de direita em toda a Europa. Os extremistas se caracterizam pelo autoritarismo, racismo e xenofobia (aversão a estrangeiros).

Os atentados:

Os atentados Setenta e seis pessoas morreram em dois ataques no dia 22 de julho em Oslo, capital da Noruega. Os atentados fizeram a Europa, antes preocupada com o radicalismo islâmico, acordar para a ameaça do terrorismo da extrema direita. O responsável pelo massacre foi o norueguês Anders Behring Breivik , 32 anos, que foi preso pela polícia. Ele alega que cometeu a chacina para protestar contra a política liberal da Noruega (o “multiculturalismo europeu”) referente à imigração, principalmente de muçulmanos. No primeiro atentado, oito pessoas morreram na explosão de um carro-bomba no centro da cidade, próximo ao escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg . O premiê escapou ileso da explosão. Duas horas depois, Breivik atirou e matou 68 jovens em um acampamento do Partido Trabalhista na Ilha de Utoya .

Reflexão:

Reflexão Emergência de novos fascismos: eliminação da diferença e do diferente, exaltação da pureza da nação. Resposta da Noruega: mais democracia, mais tolerância, ao contrário dos EUA após 11/9. Quais grupos são discriminados no Brasil? Quem discrimina esses grupos? Por que?

authorStream Live Help